Lista completa de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O Estatuto da Cidade criou uma série de instrumentos para que o administrador possa buscar o desenvolvimento urbano.
Em relação aos instrumentos instituídos pelo Estatuto das Cidades, verifica-se que elesnecessitam ser articulados com ações nos três níveis de poder, caso haja dispêndio de recurso para a sua implantação.
necessitam ser incluídos no Plano Diretor Municipal e serão regulamentados dentro dele ou por lei específica.
podem abranger uma região ou um conjunto de municípios, sendo importantes para a consolidação dos instrumentos de gestão metropolitana.
permitem a articulação entre as políticas públicas de desenvolvimento urbano e metropolitano.
são autoaplicáveis dentro dos municípios, independentemente de regulamentação prevista em Lei Municipal especifica.
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O Código de Obras estabelece as regras técnicas para edificações que podem ser erigidas e licenciadas em cada município.
Entre as regras do Código, encontra-se a que estipula o seguinte:dependendo do prescrito na Constituição de cada Estado da Federação, ele deve abranger as edificações de todos os municípios de cada Estado.
na vigência do Programa Minha Casa Minha Vida, foi instituído um Código de Obras de caráter nacional que se sobrepõe a qualquer Legislação Municipal pré-existente.
a Legislação Estadual sobre prevenção de incêndios e outros sinistros deve ser automaticamente incorporada.
sua legislação é de atribuição estritamente municipal.
a obediência às Normas Técnicas vigentes é obrigatória, mesmo quando não se faça referência explícita a qualquer uma delas.
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De acordo com a NBR 9050:2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), o espaço necessário para que o portador de necessidades especiais realize uma rotação de 180°, sem deslocamento, é
1,00 m x 1,00 m
1,10 m x 1,10 m
1,20 m x 1,20 m
1,50 m x 1,20 m
1,50 m x 1,50 m
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
5,00 m
8,00 m
11,00 m
14,00 m
17,00 m
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A instalação de um canteiro de obras exige o cumprimento de normas específicas. Para que o trabalhador tenha condições de desenvolver suas atividades em um ambiente com instalações sanitárias adequadas e numericamente suficientes, há uma proporção recomendada do conjunto lavatório, vaso sanitário e mictório. Essa proporção é
1/5
1/10
1/20
1/30
1/40
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Segundo o Estatuto das Cidades: A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. Esse plano é obrigatório para municípios com população
de oito mil habitantes
de dez mil habitantes
entre onze mil e quinze mil habitantes
entre quinze mil e vinte mil habitantes
com mais de vinte mil habitantes
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Segundo o artigo 3º da Lei nº 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, uma licitação destina-se a garantir o(a)
desenvolvimento internacional sustentável
julgamento em conformidade com os interesses da União
sigilo para procedimentos de contratação
observância do princípio constitucional da isonomia
seleção da proposta de menor custo para a administração
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
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Considere a NBR 14762/2004 (Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio Procedimento) para responder às questões de nos 48 e 49.
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Um proponente credenciado deverá manifestar seu interesse em celebrar um convênio com a FINEP mediante apresentação de proposta de trabalho no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), em conformidade com o programa e com as diretrizes disponíveis no sistema. De acordo com a Portaria Interministerial 127/2008, em seu art. 15, essa proposta de trabalho NÃO precisará conter
descrição do objeto a ser executado e previsão de prazo para a execução.
justificativa apresentando a caracterização dos interesses recíprocos, a relação entre a proposta apresentada e os objetivos e diretrizes do programa federal e a indicação do público alvo, do problema a ser resolvido e dos resultados esperados.
estimativa dos recursos financeiros, discriminando o repasse a ser realizado pelo concedente ou contratante e a contrapartida prevista para o proponente, especificando o valor de cada parcela e do montante de todos os recursos, na forma estabelecida em Lei.
informações relativas à capacidade técnica e gerencial do proponente para execução do objeto.
documentação comprobatória de regularidade fiscal.
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