Lista completa de Questões sobre Código Florestal - Lei 4.771/1965 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental, julgue os itens de
101 a 105.Segundo o Código Florestal brasileiro, consideram-se áreas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será de 30 metros para os cursos d'água de menos de 10 metros de largura.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de área de preservação permanente e reserva legal, assinale a opção correta
Inexiste órgão ambiental que seja competente para autorizar supressão eventual e de baixo impacto ambiental de vegetação em área de preservação permanente.
Reserva legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural excetuada a área de preservação permanente , necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e à proteção de fauna e flora nativas.
Nas terras de propriedade privada onde seja necessário o florestamento ou o reflorestamento de preservação permanente, se não o fizer o proprietário, o poder público federal poderá fazê-lo, desapropriando-as.
A área de preservação permanente deve ser averbada à margem da inscrição de matrícula do imóvel, podendo ser alterada a sua destinação nos casos de transmissão onerosa.
É gratuita a averbação de reserva legal à margem da inscrição de matrícula de imóvel de pequena e média propriedade ou posse rural familiar.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
De acordo com o Art. 3º da LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965, é incorreto considerar como área de preservação permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
No Código Florestal instituído pela Lei 4.771/1965, entende-se por Reserva Legal a área:
protegida nos termos definidos por esta Lei, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.
de utilidade pública ou interesse social, necessária à proteção da integridade da vegetação nativa ou para proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico ou histórico e para atenuar a erosão das terras.
localizada na chamada Amazônia Legal, incluindo os Estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as regiões situadas ao norte do paralelo 13o S, dos Estados de Tocantins e Goiás, e ao oeste do meridiano de 44ºW, do Estado do Maranhão.
Sobre o código Florestal de 1965, no Estado de São Paulo, Reserva Legal corresponde a 20% (vinte por cento) da
área total da propriedade que deve ser averbada junto à matrícula, descontadas as benfeitorias existentes.
área total da propriedade que deve ser averbada junto à matrícula, descontadas todas as áreas de lagos e lagoas.
mata nativa existente na propriedade que deve ser averbada junto à matrícula.
área total da propriedade que deve ser averbada junto à matrícula, descontadas todas as áreas de APP.
mata nativa da propriedade que deve ser preservada.
Nos termos da Lei no 4.771/65, modificada pela Medida Provisória no 2.166-67, entende-se, para o Estado de São Paulo, que pequena propriedade rural ou posse rural familiar, é aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietário ou posseiro e de sua família, admitida a ajuda eventual de terceiro e cuja renda bruta seja proveniente no mínimo, em oitenta por cento, de atividade agroflorestal ou do extrativismo, cuja área não supere a
trinta hectares.
quarenta hectares.
cinqüenta hectares.
cem hectares.
cento e cinqüenta hectares.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A Lei 4.771 / 65 estabelece:
as definições para todos os biomas tropicais;
as modificações do Código Florestal Brasileiro de 1934;
os procedimentos ambientais para o uso sustentável da floresta tropical;
as regras de uso dos mananciais públicos;
a troca dos combustíveis fósseis por biomassa florestal.
O Código Florestal determina que as empresas industriais que, por sua natureza, consumirem grandes quantidades de matéria-prima florestal serão obrigadas a manter
um serviço organizado, com reflorestamento de espécies nativas e manejo compatíveis com os variados ecossistemas.
florestas próprias em terras próprias ou pertencentes a terceiros, cuja produção sob exploração racional, seja superior ao consumido para o seu abastecimento.
o plantio de novas áreas, em terras próprias, com reflorestamento de preservação permanente, equivalente ao consumido para o seu abastecimento.
funcionários florestais que fiscalizem a exploração racional, a fim de que o meio ambiente não seja agredido
um serviço organizado, dentro de um raio em que a exploração e o transporte sejam julgados econômicos, que assegure o plantio de novas áreas, em terras próprias ou pertencentes a terceiros, cuja produção sob exploração racional, seja equivalente ao consumido para o seu abastecimento.
De acordo com a lei nº 4.771/65, são consideradas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas
nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues.
até 30 metros ao longo de rios de 10 a 50 metros de largura.
nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45% equivalente a 100% na linha de maior declive.
em altitude superior a 1.600 metros, qualquer que seja a vegetação.
nas nascentes, mesmo que intermitentes, num raio mínimo de 30 metros de largura.
Dos 50 artigos do Código Florestal Brasileiro, tratam especificamente do fogo nas florestas:
seis.
cinco.
quatro.
três.
dois.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...