Lista completa de Questões sobre Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A questão agrária é uma importante fonte de estudo das complexas relações socioeconômicas da sociedade brasileira. Nesse sentido, visando preservar a finalidade econômica e a destinação social da propriedade, o Estatuto da Terra Lei n.º 4.504/1964 traz diversas exigências a respeito da propriedade rural. Acerca da questão da propriedade rural, assinale a opção correta.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o histórico da legislação rural brasileira, o papel do INCRA e a atual política agrária brasileira, julgue os itens a seguir.
O Estatuto da Terra de 1964, por meio do qual o governo militar pretendia conduzir a questão da terra, serviu não apenas para dirimir as tensões sociais no campo como também implementou, de fato, uma reforma agrária.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
apenas uma é falsa.
apenas duas são falsas.
todas são falsas.
todas são verdadeiras.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
apenas uma é falsa.
apenas duas são falsas.
todas são falsas.
todas são verdadeiras.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Segundo o estatuto da Terra, Lei n. 4.504/1964, a propriedade familiar é:
imóvel rural ou urbano que é explorado por uma empresa familiar em que pode ser vinculado o trabalho de terceiros.
imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com a ajuda de terceiros.
imóvel rural que, direta ou indiretamente, é explorado pelo habitante do campo para garantir crescimento econômico e vinculação aos mercados locais e internacionais cuja área máxima será fixada segundo as características de cada região.
imóvel rural explorado pelo agricultor para lhe garantir a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, podendo contar com a ajuda de terceiros, desde que não remunerada.
imóvel rural explorado por um empreendedor familiar rural que utiliza, predominantemente, a mão de obra da própria família nas atividades econômicas de seu estabelecimento ou empreendimentos.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o disposto no Estatuto da Terra, assinale a opção correta.
O Estatuto da Terra Lei n.° 4.504/1964 constitui -se na primeira proposta organizada de reforma agrária e política agrícola feita pelo Estado brasileiro com o claro objetivo de garantir a função social da propriedade urbana. A respeito da noção de função social da propriedade urbana prevista no Estatuto da Terra, é correto afirmar que a propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando
Considera-se que Reforma Agrária é o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento da produtividade. Com base na Lei 4.504, de 30/11/64, que dispõe sobre o Estatuto da Terra, regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária, são feitas as definições abaixo:
I. Imóvel Rural: prédio rústico, de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada.
II. Propriedade Familiar: imóvel rural que, indiretamente explorado por uma família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, sem área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e nunca trabalho com a ajuda de terceiros.
III. Minifúndio: imóvel rural de área e possibilidades superiores às da propriedade familiar.
IV. Parceleiro: aquele que venha a adquirir lotes ou parcelas em área destinada à Reforma Agrária ou à colonização pública ou privada.
Das definições acima, estão corretas apenas:
I e II;
II e III;
III e IV;
II e IV;
I e IV.
A Lei 4.504, de 30/11/64, dispõe: "Entende-se que o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país". O disposto na referida Lei diz respeito à:
Política Agrícola;
Reforma Agrária;
Colonização;
Cooperativa Integral de Reforma Agrária;
Empresa Rural.
De acordo com o Estatuto da Terra, entende-se por imóvel rural o prédio
destinado à atividade agrícola, pecuária ou agroindustrial, qualquer que seja a sua localização.
destinado à atividade agrícola, pecuária ou agroindustrial, desde que localizado fora do perímetro urbano do Município.
destinado à atividade agrícola, pecuária ou agroindustrial, desde que assim definido pela legislação municipal.
localizado no perímetro urbano no Município, qualquer que seja sua destinação.
localizado fora do perímetro urbano do Município, qualquer que seja sua destinação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...