Questões sobre Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

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Pode-se definir questionário como a técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado, dentre outros aspectos

Construir um questionário significa

  • A. traduzir os objetivos da pesquisa em questões específicas que proporcionem os dados requeridos.
  • B. elaborar perguntas claras e objetivas que permitam respostas igualmente objetivas e claras.
  • C. planejar o número de perguntas e respostas e a forma de aplicação, tomando por base outros questionários já testados.
  • D. considerar o público alvo e o nível de escolaridade dos respondentes, para calcular o tempo de resposta de cada grupo.
  • E. limitar o número de respostas possíveis e criar categorias que facilitem a tabulação das respostas.

O estudo de caso é um estudo empírico, que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade e serve para

  • A. fornecer impressões e resultados particulares que serão generalizados para os casos idênticos.
  • B. explorar e descrever situações de contexto e explicar variáveis causais de um dado fenômeno.
  • C. abordar situações globais muito complexas com a utilização de levantamentos e experimentos
  • D. diminuir o preconceito e a discriminação quanto à veracidade dos dados colhidos junto a populares.
  • E. abordar grupamentos humanos e instituições para discutir o capital ambiental presente nas práticas sociais.

Em uma região litorânea, pescadores e moradores locais perceberam que muitas aves que viviam próximas ao mar e se alimentavam dos peixes da região estavam sendo encontradas mortas nas praias. A população resolveu, portanto, acionar autoridades locais para entender as causas das mortes excessivas das aves. Uma pequena equipe pesquisadora da SEMA notou que não apenas as aves morriam, mas outros animais marinhos também tinham seu índice de óbito elevado. O relatório da pesquisa acerca da situação, registrou que no estômago dos animais eram encontrados detritos e lixos, especialmente restos de garrafas PET, como pedaços de plásticos e tampinhas de garrafas. Para os moradores da região foi uma grande surpresa, mas para os pesquisadores e para as autoridades não havia nenhuma novidade: as garrafas PET, feitas de plástico, cuja absorção no meio ambiente é extremamente demorada e complicada, eram despejadas erroneamente como lixo comum e iam parar nas águas. O efeito das garrafas PET na alimentação da fauna marinha não era uma informação nova para algumas autoridades locais, mas não havia sido comprovada tão de perto até então.

Para emitir e assinar um parecer e laudo técnico sobre a situação narrada, com o grupo de trabalho, você elaboraria

  • A. uma análise dos dados coletados no relatório, identificaria tecnicamente os problemas relatados e presenciados, analisaria a relação dos problemas com as normativas ambientais da Secretaria e indicaria as providências que julgasse justas e cabíveis.
  • B. um relatório com suas opiniões sobre a situação narrada no relatório dos pesquisadores e tentaria minimizar o problema das garrafas PET por afetar diretamente as relações entre público e privado, colocando em destaque os maus hábitos da população.
  • C. uma análise dos dados coletados que permitisse redigir, de modo objetivo e direto, as informações coletadas em campo, identificaria tecnicamente os problemas enunciados, analisaria a relação dos problemas com as normativas ambientais da Secretaria e o encaminharia.
  • D. um relatório reunindo os laudos dos exames realizados nos animais encontrados mortos, a relação de detritos e lixos encontrados e indicaria a necessidade de novos levantamentos para verificar se a ocorrência de mortes das aves é, de fato, estatisticamente importante e relevante.
  • E. uma proposta para convocar os fabricantes de garrafas PET e informar sobre o ocorrido, solicitada a substituição dos materiais tóxicos presentes na confecção das garrafas e das tampas para diminuir a incidência de mortes entre aves e outros animais.

A Lei Federal nº 9.795/99, em seu Artigo 1o, define a educação ambiental como:

  • A. os caminhos que permitem o debate sobre as formas de combater e superar os danos socioambientais, assim como os próprios modos de vida das sociedades com desenvolvimento industrial e agrícola desordenados.
  • B. os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
  • C. o conjunto de interações e relações entre coletivos sociais e instituições públicas que gerem uma sensibilidade ética em defesa do crescimento econômico, com custo mínimo ao meio ambiente e seus diferentes recursos.
  • D. o processo de interações dialógicas que toma como pressuposto a modernização socioambiental mediante o uso de mecanismos tecnológicos e de indicadores, visando combinar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente.
  • E. as práticas e processos que levam os indivíduos a considerarem os laços existentes entre a identidade, os modos de vida e a natureza, bem como a conscientização de que pela mediação do meio ambiente é possível o reencontro com nossa humanidade e com os seres vivos.

No que se refere à educação ambiental, julgue os itens seguintes. A educação ambiental, componente do currículo formal, deve ser abordada em consonância com o conteúdo de ecologia estudado durante o ensino médio na disciplina de biologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à educação ambiental, julgue os itens seguintes. A família e a escola devem ser os iniciadores da educação em prol da preservação do ambiente natural.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à educação ambiental, julgue os itens seguintes. A educação ambiental objetiva gerar consciência ecológica e possibilitar aos seres humanos a aquisição de conhecimentos voltados para a mudança de comportamento no que se refere à proteção da natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à educação ambiental, julgue os itens seguintes. A educação ambiental consiste em um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, que tem por objetivo desenvolver habilidades e modificar atitudes em relação ao meio, com vistas a entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Internacionalmente a importância da Educação Ambiental já é discutida desde 1972 quando da Conferência de Estocolmo. Entretanto, no Brasil este reconhecimento se deu mais de 20 anos depois: a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi instituída pela Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. NÃO é objetivo da Política Nacional de Educação Ambiental o

  • A.

    fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

  • B.

    estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.

  • C.

    incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.

  • D.

    desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.

  • E.

    estabelecimento de metas de consumo de água e energia adequados nos ambientes escolares formais e não formais, bem como dispor sobre a destinação correta de material de descarte − lixo, nestes mesmos ambientes.

De acordo com a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, em seu Art. 9º: “Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando:

  • A.

    Educação Básica e Educação Superior.

  • B.

    Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial; Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos.

  • C.

    Educação Infantil, Educação Superior, Educação Especial; Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos.

  • D.

    Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

  • E.

    Educação Superior, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

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