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Legislação Federal - Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da década de 70 do século passado, muitas empresas, cujas atividades poluíam o ambiente, se viram obrigadas a investir recursos significativos para reduzir os danos que causavam ao ambiente e, desse modo, melhorar sua imagem perante a sociedade. Uma das soluções adotadas foi a implantação de sistemas de gestão ambiental nas empresas. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
A rotulagem ambiental de produtos faz parte da etapa de revisão do gerenciamento do sistema de gestão ambiental.
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Em um determinado município foi verificado que as maiores causas da poluição das nascentes estavam associadas à degradação das matas ciliares e à disposição final de resíduos sólidos nesses locais. Diante disso, a administração municipal instituiu programas de educação ambiental voltados para a redução da poluição em áreas de nascentes.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Programas de educação ambiental devem prescindir do conhecimento da realidade local para que haja efetiva participação do público-alvo.
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Em um determinado município foi verificado que as maiores causas da poluição das nascentes estavam associadas à degradação das matas ciliares e à disposição final de resíduos sólidos nesses locais. Diante disso, a administração municipal instituiu programas de educação ambiental voltados para a redução da poluição em áreas de nascentes.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Os programas de educação ambiental mais eficazes são aqueles elaborados para público-alvo com escolarização correspondentes ao ensino médio.
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A educação ambiental, por meio de um processo pedagógico permanente, deve despertar no educando uma consciência crítica quanto aos problemas ambientais. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I A educação ambiental deve enfatizar o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra.
II A educação ambiental deve facilitar a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação racional, capaz de responder às necessidades sociais.
III A educação ambiental deve contribuir para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e de solidariedade entre os povos de modo a garantir a conservação e a melhoria do meio ambiente.
Assinale a opção correta.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
I Ao incorporar o tema saúde em seu projeto políticopedagógico, a escola deve, nesse processo educativo, envolver diferentes profissionais que ajudem na sensibilização das populações e na reflexão sobre sua realidade.
II As ações de saúde, na escola, que utilizam técnicas e métodos participativos devem ser questionadas, visto que desestimulam os estudantes e podem, ainda, gerar desconfiança nas famílias dos alunos e na comunidade.
III Ao incorporar o tema saúde em seu projeto políticopedagógico, a escola deve trabalhar com material educativo que reflita a realidade cultural da comunidade.
IV Saúde é qualidade de vida e, portanto, encontra-se vinculada aos direitos humanos, ao direito ao trabalho, à moradia, à educação, à alimentação e ao lazer.
A quantidade de itens certos é igual a
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Legislação Federal - Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O ano de 2003 registrou um dos maiores desastres ambientais já ocorridos no país: o vazamento do depósito de resíduos de uma indústria de papel em uma cidade mineira. Nesse incidente, a contaminação, que começou no estado de Minas Gerais, percorreu o estado do Rio de Janeiro, por meio do rio Paraíba do Sul, e chegou ao litoral do Espírito Santo.
Além dos impactos ambientais diretos, o incidente trouxe diversas lições e aumentou as preocupações, inclusive no que diz respeito ao papel da educação ambiental.
Considere que, após o incidente, uma organização não-governamental (ONG) tenha divulgado uma nota pública defendendo a realização de programas socioeducacionais voltados para a criação de comissões municipais e regionais de defesa do meio ambiente. Essas comissões teriam a função de servir como fórum de debate, esclarecer a opinião pública e capacitar a população a intervir ativamente nos processos decisórios, em conjunto com o Ministério Público, sobre as questões socioambientais e econômicas da região, incluindo o licenciamento ambiental das atividades possivelmente impactantes e sua fiscalização, o levantamento das atividades potencialmente poluidoras já instaladas, o emprego de matérias-primas e a geração de resíduos.
Com base no texto acima e acerca do assunto por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
Do ponto de vista da educação ambiental, a proposta da ONG, embora possa ser elogiada por muitos, assemelha-se a uma peça de plataforma política de partido de esquerda e não apresenta respaldo na Política Nacional de Educação Ambiental.
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