Questões de Legislação Federal da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Um dos indicadores da avaliação da eficácia do processo de recrutamento e seleção é atrair para a empresa as pessoas cujos valores pessoais são compatíveis com os valores essenciais da empresa, assim como repelir aquelas cujos valores pessoais são irreconciliáveis com a empresa. Este é o conceito de:

  • A.

    ideologia essencial;

  • B.

    valores básicos;

  • C.

    valores corporativos.

  • D.

    valores essenciais.

  • E.

    visão corporativa.

A seleção tem sido o tema mais importante enfocado na prática e na pesquisa em psicologia organizacional. As pesquisas mostraram que a seleção científica pode resultar na contratação de melhores funcionários, mas suas conseqüências no funcionamento geral da organização não são tão claras. O estudo destas conseqüências é chamado de análise de:

  • A. consistência;
  • B.

    decisão;

  • C.

    prognóstico;

  • D.

    utilidade;

  • E.

    validade.

Um dos primeiros fenômenos de grupo conhecidos em psicologia é que o desempenho na execução de tarefas simples ou bem aprendidas é afetado, para melhor, pela presença de outros. O fenômeno recebeu o nome de facilitação:

  • A.

    grupal;

  • B.

    individual;

  • C.

    de performance;

  • D.

    psicológica;

  • E.

    social.

O período de adaptação, que se segue a uma mudança, implica um declínio temporário na eficácia, até que o grupo chegue a um novo equilíbrio; os funcionários precisam de tempo para entender e se adaptar. Uma representação característica desse fenômeno é a curva de aprendizado:

  • A.

    atitudinal para mudanças;

  • B.

    estrutural para mudanças;

  • C.

    organizacional para mudanças;

  • D.

    preparatório para mudanças;

  • E.

    relacional para mudanças.

Uma avaliação de desempenho bem projetada baseia-se em uma análise do trabalho fundamentada em critérios que possibilitem o reconhecimento dos diferentes níveis de desempenho profissional, do excelente ao mais fraco. Os estudos de Flanagan contribuíram para o método de:

  • A.

    acidentes críticos;

  • B.

    incidentes críticos;

  • C.

    acidentes de performance;

  • D.

    incidentes de performance;

  • E.

    performance crítica.

Há, entre os métodos de treinamento, abordagens empíricas abrangentes que criam diversas dimensões de trabalho-ambiente físico, hierarquia organizacional, papéis e tarefas de produção representando um grande passo em direção à recriação da realidade e provendo um cenário mais natural para se observar comportamentos. Esta descrição corresponde ao método de

  • A.

    jogo organizacional.

  • B.

    modelagem do comportamento;

  • C.

    representação de papéis;

  • D.

    simulação;

  • E.

    treinamento em laboratório.

Com o objetivo de melhor trabalhar as relações humanas, há um método que envolve a interação, sob tensão, de pequenos grupos desestruturados, em situações onde as pessoas precisam se tornar sensíveis umas às outras, para desenvolver, de maneira razoável, atividades de grupo. É o método mais conhecido como grupo:

  • A.

    J

  • B.

    H

  • C.

    R

  • D.

    S

  • E.

    T

Às vezes as pessoas têm um conflito interno decorrente de informações incompatíveis com seus próprios sistemas de valor, com decisões anteriores ou com outras informações de que possam dispor. Esta é a base da teoria da:

  • A.

    anuência;

  • B.

    congruência;

  • C.

    dissonância;

  • D.

    reatância;

  • E.

    ressonância.

A teoria da motivação de Herzberg classifica os fatores em fatores de manutenção - relacionados ao contexto de trabalho - e fatores de motivação - relacionados ao conteúdo do trabalho. De acordo com Herzberg, o único fator de motivação, entre as alternativas abaixo, é:

  • A.

    qualidade da supervisão;

  • B.

    segurança no trabalho;

  • C.

    reconhecimento;

  • D.

    reconhecimento;

  • E.

    status.

Uma das teorias da motivação, mais consistente com os dados de pesquisa, propõe o modelo ERC, em que a hierarquia de necessidades apresenta três níveis: necessidades de existência, necessidades de relacionamento e necessidades de crescimento. O autor desta teoria é:

  • A.

    Alderfe;

  • B.

    Maslow;

  • C.

    McClelland;

  • D.

    McGregor;

  • E.

    Vroom.

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