Questões sobre Educação dos Surdos

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A Educação de Surdos no Brasil teve início em 1855 com a chegada de um professor surdo que utilizava a Língua de Sinais Francesa. Esse professor foi também diretor do Imperial Instituto de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de 1857 até 1862.
Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao nome desse professor.

    A) Abade l’Epée.

    B) Samuel Heinicke.

    C) Álvaro Marchesi.

    D) Eduard Miner Gallaudet.

    E) Hernest Huet.

Qual a Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação legal, bem como garante a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação dos professores?

    A) Lei nº 10.436/2002.

    B) Lei nº 12.319/2010.

    C) Lei nº 39.956/2001.

    D) Lei nº 56.626/2005.

    E) Lei nº 65.525/2002.

No Congresso de Milão (1880) a Língua de Sinais foi banida dando lugar a um método que restringia a comunicação apenas a fala. Esse método passou a ser referência para a Educação de Surdos, sendo ele(a) o(a):

    A) Bilinguismo.

    B) Comunicação total.

    C) Oralismo.

    D) Leitura labial.

    E) Português sinalizado.

Segundo Quadros (2012), o bilinguismo tem por objetivo tornar acessível o contexto escolar para a criança surda por meio de duas línguas.
Que línguas são essas?

    A) ASL e Língua Portuguesa.

    B) Língua Brasileira de Sinais e Escrita de Sinais.

    C) Escrita de Sinais e ASL.

    D) Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa.

    E) Língua Portuguesa e Escrita de Sinais.

Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. (O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, 2004).


Sobre o contexto histórico do profissional tradutor e intérprete de Libras no Brasil, assinale a opção CORRETA.

    A) Presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados nos anos 90.

    B) Em 1998, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete.

    C) A partir de 2000, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Nesse ano, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro.

    D) Em 2001, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais www.interpretels.hpg.com.br.

    E)

    Em 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras.



O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo. (Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010).


Assinale a opção que NÃO CONDIZ com o rigor técnico exigido para o exercício da profissão do intérprete, segundo a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.

    A) Honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.

    B) Atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.

    C) Parcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir.

    D) Postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.

    E) Solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem.

Segundo a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, EXCETO:

    A) Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.

    B) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.

    C) Prestar seus serviços, salvo em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

    D) Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.

    E) Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.

Assinale a opção que está em DESACORDO com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

    A) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

    B) Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

    C) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

    D) O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.

    E) A Língua Brasileira de Sinais - Libras poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.

Segundo a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, assinale a opção FALSA.

    A) Esta Lei regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

    B) O tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.

    C) A formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou, cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.

    D) A formação de tradutor e intérprete de Libras não pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, uma vez que o certificado não pode ser convalidado por instituições de ensino superior.

    E) O exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento dessa função, constituída por docentes surdos, linguistas e tradutores e intérpretes de Libras de instituições de educação superior.

Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam. (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 18).
Quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, NÃO compreende a Educação Básica:

    A) A Educação Infantil.

    B) A Educação Profissional e Tecnológica.

    C) O Ensino Fundamental anos iniciais.

    D) O Ensino fundamental anos finais.

    E) O Ensino Médio.

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