Questões sobre Educação dos Surdos

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Em conformidade com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, EXCETO:

    A) Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.

    B) Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade.

    C) Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.

    D) Divergência entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.

    E) Valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no projeto político-pedagógico.

A Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, determina que a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino.


Assinale a opção que NÃO corresponde à uma modalidade de ensino.

    A) Educação Infantil.

    B) Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

    C) Educação Profissional e Tecnológica.

    D) Educação do Campo.

    E) Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.

Não é um dos elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010:

    A) O projeto político-pedagógico e o regimento escolar.

    B) O conselho Nacional de Educação.

    C) O sistema de avaliação.

    D) A gestão democrática e a organização da escola.

    E) O professor e o programa de formação docente.

O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim. (FUNDEB-Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, Art. 24).


Segundo a citada Lei, é CORRETO afirmar que a atuação dos membros dos conselhos dos Fundos:

    A) Será remunerada.

    B) Não é considerada atividade de relevante interesse social.

    C) Proíbe a isenção da obrigatoriedade de testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício de suas atividades de conselheiro.

    D) Permite, quando os conselheiros forem representantes de professores e diretores ou de servidores das escolas públicas, no curso do mandato, o afastamento involuntário e injustificado da condição de conselheiro antes do término do mandato para o qual tenha sido designado.

    E) Veda, quando os conselheiros forem representantes de estudantes em atividades do conselho, no curso do mandato, atribuição de falta injustificada

Julgue os itens considerando o público alvo do AEE, segundo a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.


I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F.

    B) V, V, V.

    C) V, F, F.

    D) V, F, V.

    E) F, V, V.

Sobre a língua de sinais, oficializada em 2002 no Brasil pela lei 10.436 denominada Lei de LIBRAS, é possível considerar todas falsas as alternativas que contém as seguintes proposições:
I) Libras é a sigla que indica Língua Brasileira de Sinais II) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Brasileira III) Libras é sigla que indica Língua Portuguesa Sinalizada IV) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Portuguesa V) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais dos Surdos
São falsas as seguintes afirmações:

    A) IV I III V

    B) V IV III I

    C) II V III IV

    D) I V II III

    E) III II V I

Leia atentamente “Desde o final do século XX, inúmeros pesquisadores problematizaram os significados atribuídos, historicamente, à deficiência. Entre os argumentos para a problematização, como explica Garcia (2015), está a relação que se estabelece entre a palavra deficiência e o conceito de déficit. Ser deficiente, para a medicina ocidental, sempre foi indicativo de falta, seja em nível fisiológico ou seja em nível anatômico. Não obstante, foi desse contexto que nasceu a concepção de anormalidade. Nesse cenário, a pessoa surda, em função do laudo da surdez, pertenceu durante todo o século XX ao seleto grupo dos anormais. Surdez indica anormalidade, constata a deficiência no ouvido (GARCIA, 2019). Em função dos argumentos apresentados pelo autor é possível compreender que:

    A) Surdez e pessoas surdas são as mesmas coisas.

    B) Surdez e pessoas surdas são meios para normalizações.

    C) Surdez é apenas uma palavra sem efeito para a identidade surda.

    D) Surdez é indicativo de patologia e seu princípio é médico.

    E) Surdez é indicativo de pedagogia e seu princípio é sócio antropológico.

Leia o fragmento a seguir: Art. 1º - é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados (Brasil, Lei 10.436/2002). Tendo como base o que diz a lei sobre “outros recursos de expressão a ela associados”, se tratando de uma língua sinalizada e de natureza visual-motora, é possível afirmar que:

    A) Não somente a sinalização manual é necessária, mas as vocalizações fazem parte do complexo conjunto da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido, voz e mímica atuam juntas.

    B) Não somente a sinalização manual é necessária, mas os sinais não manuais e posicionamento do corpo e expressão facial fazem parte do complexo conjunto da riqueza da língua brasileira de sinais.

    C) Não somente a sinalização manual é necessária, mas a leitura labial faz parte do complexo conjunto da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido, lábios e mãos auxiliam á sinalização.

    D) Não somente a sinalização manual é necessária, mas as tecnologias assistivas fazem parte do complexo conjunto da riqueza para o desenvolvimento da cultura surda.

    E) Não somente a sinalização manual é necessária, mas a soletração manual vinculada a leitura labial fazem parte da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido o conjunto passa a ser significativo.

Sobre a Libras é certo afirmar que:

    A) Desde o século XIX os surdos têm sua língua reconhecida por meio do Congresso de Milão.

    B) Desde a fundação do INES, início do século XX, os surdos têm a sua língua reconhecida.

    C) Desde a segunda década do século XX, os surdos têm a sua língua reconhecida.

    D) Desde o Tratado de Salamanca, os surdos do Brasil, têm a sua língua reconhecida.

    E) Desde a primeira década do século XXI, os surdos brasileiros têm a sua língua reconhecida.

Segundo o Decreto 5.626 de 2005: Artigo 2º Para os fins deste Decreto considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Artigo 14º As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior. (Inciso 1º Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem: III - prover as escolas com: b) tradutor e intérprete de Líbras - Língua Portuguesa;

    A) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Isso ocorre porque é da responsabilidade dos TILs a mediação entre o universo linguístico cultural das pessoas surdas e as pessoas ouvintes.

    B) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs não são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Entretanto, sua atuação entra em cena em função do descaso de outros profissionais que não se interessam por LIBRAS.

    C) Segundo o decreto é possível pensar que TILs, professores bilíngües e interlocutores de LIBRAS são a “chave-mestra” para a educação de qualidade das pessoas surdas. Por isso todos eles devem atuar juntos e simultaneamente nas salas de aula.

    D) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, será sua a responsabilidade de fazer chegar à informação às pessoas surdas.

    E) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, não será sua a responsabilidade de fazer chegar a informação às pessoas surdas.

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