Lista completa de Questões de Língua Espanhola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.
Tendo em conta o gênero textual ao qual se vincula e a possibilidade de utilizá-lo em aula, está correto afirmar que o texto apresentado é um trecho de
um diário pessoal, opinativo, que julga os atores políticos mais relevantes do cenário atual peruano com parcialidade, o que torna inadequado o desenvolvimento de atividades a partir de sua leitura em aulas do ensino básico.
um ensaio, que tem como principal objetivo apresentar o panorama político peruano, e que seria útil para ensinar exclusivamente o vocabulário relacionado ao tema eleições presidenciais.
uma propaganda, que pode ser aproveitada na aula de língua estrangeira na escola de ensino básico como meio para apresentar os usos do modo imperativo (afirmativo o negativo) da língua espanhola.
uma reportagem de jornal, que pode ser utilizada como material didático na aula de espanhol como língua estrangeira com diversas finalidades se o professor julgá-lo adequado ao planejamento de seu curso.
um editorial, que apenas poderia ter utilizado na aula de espanhol como língua estrangeira se estivesse presente no livro didático adotado pela escola.
Se puede afirmar que es una sentencia en la cual tenemos por lo menos un heterosemántico en relación al español-portugués.
Representam conjuntos de conhecimentos articulados que correspondem às assim denominadas "habilidades comunicativas" nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras:
Cuidado del medio ambiente y factores que lo deterioran. Problemas ambientales en regiones de Hispanoamérica y Brasil. Acuerdos en el Mercosur y bilaterales para la protección del medio ambiente.
Los tratados internacionales: algunos géneros textuales que se producen en ellos.
Formulación de recomendaciones y consejos. Expresión probabilidad. Manifestación de acuerdo por escrito.
El modo imperativo en diversas formas de tratamiento. Verbos regulares e irregulares. Introductores de probabilidad, su combinación con indicativo o subjuntivo.
Léxico relacionado con la descripción ambiental y climática.
Elija la alternativa que ofrece otro significado para Molestias.
Um recurso que pode ser utilizado para desenvolver a habilidade da comunicação escrita em tempo real com nativos da língua espanhola é
chat virtual tipo Messenger.
correspondência por carta comercial.
diálogo telefônico com o acompanhamento do professor.
leitura de jornais na internet.
produção de textos simulando e-mails.
Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.
El vocablo mojarse (l.21) es utilizado en el texto en el sentido literal de derramar agua sobre sí mismo.
Atenção: As questões de números 47 e 48 referem-se ao texto La explotación de una imagen en la clase de E/LE, de Natalia Barrallo Busto e Maria Gómez Bedoya.
O trabalho com imagens no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira
permite que os estudantes pensem em primeiro lugar nas palavras em sua língua materna e em seguida façam sua tradução para a língua estrangeira.
pode ser desnecessário, pois costuma ser fácil para o estudante assimilar algo que ele não vê, mas que pode imaginar.
produz um distanciamento entre a palavra na língua estrangeira e o objeto que ela representa.
é importante, porque criar imagens mentais por meio de visualizações pode atrair a atenção dos alunos e estimulá-los.
não é tão eficaz quanto o trabalho com listas de palavras na língua estrangeira acompanhadas de sua tradução para a língua materna do estudante.
Atenção: As questões de números 47 e 48 referem-se ao texto La explotación de una imagen en la clase de E/LE, de Natalia Barrallo Busto e Maria Gómez Bedoya.
Para a seleção de imagens, devem ser seguidos, entre outros, critérios
comunicativos, como a presença obrigatória de diálogo nas imagens.
formais, como tamanho, formato e clareza da imagem.
linguísticos, especificamente gramaticais, que devem ser privilegiados nas imagens.
realistas, que privilegiem o uso de fotografias em vez de desenhos ou charges.
conteudísticos, já que apenas o que aparece escrito nas imagens deve ser trabalhado.
Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio − Conhecimentos de Língua Espanhola, o planejamento do curso deve partir de
matrizes comunicativas, com privilégio da expressão oral sobre as demais habilidades (ler, escrever ou compreender o que se escuta).
conteúdos gramaticais, que se constituem no eixo central em torno do qual se devem organizar os objetivos do curso de espanhol no Ensino Médio.
temas geradores, que podem contribuir para a definição de objetivos e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
variedades linguísticas, com ênfase na variação lexical da língua espanhola, que deve ser apresentada com listas de palavras utilizadas nas diferentes regiões hispano-falantes.
gêneros discursivos, com destaque para aqueles que envolvem a expressão escrita, como cartas ou e-mails.
Considere a sequência didática abaixo.
1. Apresentação de um diálogo no qual dois amigos combinam um encontro, depois de considerar dois horários e locais diferentes.
2. Repetição do diálogo pela sala toda. Correção de erros.
3. Repetição do diálogo por duplas. Correção de erros.
4. Focalização das formas usadas para estabelecer lugar e horário: quedamos en ... quedamos a las ...
5. Exposição de outros exemplos variando locais e momentos.
6. Produção de novos exemplos pelos alunos, criando diálogos em duplas marcando um encontro em outro local e horário.
Essa sequência didática está relacionada a uma visão de linguagem como
atividade dialógica, que embasa uma abordagem sociointeracional.
conjunto de hábitos, que embasa uma abordagem comportamentalista.
código estruturado, que embasa uma abordagem gramatical.
instrumento prático, que embasa uma abordagem comunicativa.
repertório léxico, que embasa uma abordagem por campos vocabulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...