Questões sobre Interpretação de Texto

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Marque a alternativa que interpreta corretamente o último parágrafo do texto.

  • A.

    O conceito de Constituição norte-americano é o que conquistou a aprovação geral; a norma constitucional passou a ser norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que com ela se asseguram e organizam.

  • B.

    O conceito de Constituição francês conquistou a aprovação geral; a norma constitucional deriva da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que nela se asseguram e organizam.

  • C.

    O conceito de Constituição inglês é o que conquistou a aprovação geral; a norma constitucional se transformou em norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que com ela se asseguram e organizam.

  • D.

    O conceito de Constituição que conquistou a aprovação geral é o norte-americano; a norma constitucional advém da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que diante dela se asseguram e organizam.

  • E.

    O conceito de Constituição norte-americano conquistou a aprovação geral; a norma constitucional depende da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que nela se asseguram e organizam.

O termo “sin embargo”, sublinhado na 6a linha do 2a parágrafo, está corretamente traduzido para o português, mantendo o sentido que possui no texto, em

  • A.

    desse modo.

  • B.

    sem dúvida.

  • C.

    portanto.

  • D.

    assim sendo.

  • E.

    porém.

O fragmento “la causa del estrés a menudo difiere enormemente”, sublinhado na última linha do texto, está corretamente interpretado em

  • A.

    a causa do estresse quase nunca difere enormente.

  • B.

    muito poucas vezes a causa do estresse difere enormemente.

  • C.

    a causa do estresse, com freqüência, é enormemente diferente.

  • D.

    o estresse sempre se diferencia enormemente em suas causas.

  • E.

    a causa do estresse difícilmente é muito diferente.

O fragmento “ello”, sublinhado na 5a linha do 4a parágrafo, refere-se a

  • A.

    el médico fisiólogo Hans Seyle.

  • B.

    las respuestas de adaptación que demostraron científicamente la participación de los procesos emocionales y psíquicos en la modulación de las respuestas a estímulos tanto internos como externos y a la posibilidad de desbordamiento de las capacidades de adaptación individuales.

  • C.

    el síndrome general de adaptación.

  • D.

    el concepto de medicina psicosomática que involucra los procesos mentales y emotivos en la génesis de procesos patológicos orgánicos.

  • E.

    los estudios originales de Seyle.

Marque a alternativa que interpreta corretamente, em português, o fragmento “Marx iba mucho más allá del anarquismo”, sublinhado no primeiro parágrafo do texto.

  • A.

    Marx ia sempre à frente do anarquismo

  • B.

    Marx se aproximava muito do anarquismo

  • C.

    Marx estava à frente do anarquismo

  • D.

    Marx se afastava muito do anarquismo

  • E.

    Marx ia muito além do anarquismo

Marque a alternativa em que aparece o elemento ao qual se refere o termo “su”, sublinhado na terceira linha do texto.

  • A.

    los marxistas

  • B.

    Marx

  • C.

    de él

  • D.

    el Estado

  • E.

    el anarquismo

Según el texto, es correcto afirmar:

  • A.

    Para muchos jóvenes las clases de E. Valdeolivas son como una pesadilla.

  • B.

    E. Valdeolivas canta los clásicos pero excluye otros periodos literarios más contemporaneos.

  • C.

    En las clases de E. Valdeolivas, los adolescentes se hacen adictos a la poesía por la manera que tiene el profesor de enseñarla.

  • D.

    A los padres de los alumnos de E. Valdeolivas les parece inadecuada la manera que el profesor conduce sus clases.

  • E.

    El profesor entusiasma a sus alumnos puesto que compone, durante las clases, canciones que hacen parte del refranero popular.

Marque a alternativa que interpreta corretamente o fragmento destacado abaixo, considerando seu sentido no texto: “(…) Marx proponía derribarlo en los hechos: valiéndose de su ocaso, hizo surgir una práctica que sustentó un importante Estado.”

  • A.

    Marx propunha derrubar as palabras de Bakunin por meio dos fatos, valendo-se de seu ocaso, deu início a uma prática que sustentou um importante Estado.

  • B.

    Marx propunha derrubar Bakinin através de seus feitos: contando com sua queda, desejava que surgisse uma prática que, posteriormente, sustentou um importante Estado.

  • C.

    Marx propunha derrubar o anarquismo com os fatos: valendo-se de seu ocaso, pregou o surgimento de uma prática que sustentou um importante Estado.

  • D.

    Marx propunha derrubar o Estado nos fatos: contando com seu ocaso, fez surgir uma prática que sustentou um importante Estado.

  • E.

    Marx propunha, com seus feitos, a derrubada do Estado anarquista, valendo-se de seu descenso, fez surgir uma prática que sustentou o importante Estado comunista.

En la frase "Y Emiliano logra cumplirlo..." (línea 9), el pronombre subrayado se refiere al hecho de que el profesor logra cumplir:

  • A.

    que los alumnos se relajen en clase

  • B.

    que los jóvenes se aburran en clase.

  • C.

    que la música baje el estrés de otros docentes

  • D.

    que las fieras bromeen con sus alumnos

  • E.

    que los chicos se fastidien con el profesor

Assinale a alternativa que contém uma afirmação que NÃO se encontra no texto.

  • A.

    As forças ideológicas produzem efeitos porque se introduzem em certas conjunturas de luta de clases.

  • B.

    Um marxismo que nega a existencia de causas econômicas é um erro.

  • C.

    O Estado é um dado social, uma instituição que também é produto da ação combinada de fatores heterogêneos.

  • D.

    O mundo não é movido por idéias e as forças ideológicas não produzem efeitos por si só.

  • E.

    Bakunin propunha derrubar o Estado com palavras, enquanto Marx propunha o mesmo, mas por meio dos fatos.

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