Questões de Língua Espanhola da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: As questões de números 21 a 25 referem-se ao texto abaixo.

No 5º parágrafo do texto, transcrito abaixo, afirma-se que o estresse é:

“El estrés es, entonces, la respuesta del organismo a una demanda real o imaginaria, o simplificando aún más, es todo aquello que nos obliga a un cambio.”

  • A.

    uma resposta do organismo a uma demanda real, imaginária e simplificada, relacionada o tudo aquilo que nos obriga a uma mudança.

  • B.

    de modo simplificado, tudo aquilo que leva a uma alteração no modo como nosso organismo demanda, real ou imaginariamente, uma mudança.

  • C.

    toda resposta, real ou imaginária, a qualquer simples alteração do organismo.

  • D.

    a resposta do organismo a uma demanda real ou imaginária ou ainda, mais simplificadamente, tudo aquilo que nos obriga a operar uma mudança.

  • E.

    uma resposta do organismo a uma demanda real e imaginária, ainda que, simplificando, tudo aquilo nos obrigue a alguma mudança.

Instruções: As questões de números 21 a 25 referem-se ao texto abaixo.

Sobre “eustrés” e “distrés”, o texto afirma que

  • A.

    ambos os termos foram criados por Hans Seyle no início do século XX.

  • B.

    os dois podem competir por aspectos positivos e negativos em reações semelhantes.

  • C.

    o eustrés possui reações muito distintas, enquanto que o distrés é sempre negativo.

  • D.

    se, por um lado, motivação e estímulo são situações em que a pessoa maneja o eustrés, por outro lado, o distrés acovarda e intimida, fazendo com que ela enfrente a situacão.

  • E.

    apesar de um ser positivo, o eustrés, e outro, negativo, o distrés, ambos podem compartilhar as mesmas reações.

Instruções: Para responder às questões de números 26 a 30, utilize o texto abaixo.

Marque a alternativa que contém uma correta interpretação para algo que se diz no primeiro parágrafo do texto.

  • A.

    A Inglaterra se apóia na soberania do parlamento para escrever sua Constituição.

  • B.

    As normas jurídicas de seu texto constitucional prejudicam a soberania do parlamento inglês.

  • C.

    A submissão do texto constitucional às normas jurídicas legitima a Constituição da Inglaterra.

  • D.

    O parlamento inglês não se submete às normas jurídicas explicitadas em um texto constitucional.

  • E.

    A Inglaterra é o único país do planeta que não possui uma Constituição escrita.

Instruções: Para responder às questões de números 26 a 30, utilize o texto abaixo.

Marque a alternativa que interpreta corretamente o fragmento sublinhado no terceiro parágrafo.

  • A.

    Os governantes dos Estados Unidos são obrigados, de acordo com a Constituição, a outorgarem e limitarem a competência de suas normas.

  • B.

    A Constituição dos Estados Unidos obriga seus governantes a sujeitarem-se a suas competências e limitações.

  • C.

    As normas que integram a Constituição norteamericana sujeitam os governantes, outorgam-lhes competências e, ao mesmo tempo, limitam-nas.

  • D.

    As competências e limitações da Constituição dos Estados Unidos integram as obrigações de seus governantes.

  • E.

    Os governantes norte-americanos submetem as normas que integram a Constituição de seu país a suas competências e limitações.

Instruções: Para responder às questões de números 26 a 30, utilize o texto abaixo.

Marque a alternativa que contém um possível título, escrito em espanhol, para o texto:

  • A.

    Francia, Inglaterra y Estados Unidos: tres diferentes modelos de Constitución.

  • B.

    Francia, Inglaterra y Estados Unidos: tres diferentes modelos de Constitución.

  • C.

    Modelos constitucionales de Europa y América después de la Segunda Guerra.

  • D.

    Revolución Francesa y Segunda Guerra: marcos para los modelos de las Constituciones de Francia, Inglaterra y Estados Unidos.

  • E.

    Dos conceptos de Constitución: el francés y el estadounidense.

Os fragmentos LE e LA, sublinhados nas quarta e quinta linhas do texto, referem-se, respectivamente, a:

  • A.

    Francia e Revolución Francesa

  • B.

    Constitución e Constitución

  • C.

    Fuerza jurídica e Constitución

  • D.

    La primera constitución e Francia

  • E.

    Francia e fuerza jurídica

Marque a alternativa que interpreta corretamente o último parágrafo do texto.

  • A.

    O conceito de Constituição norte-americano é o que conquistou a aprovação geral; a norma constitucional passou a ser norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que com ela se asseguram e organizam.

  • B.

    O conceito de Constituição francês conquistou a aprovação geral; a norma constitucional deriva da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que nela se asseguram e organizam.

  • C.

    O conceito de Constituição inglês é o que conquistou a aprovação geral; a norma constitucional se transformou em norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que com ela se asseguram e organizam.

  • D.

    O conceito de Constituição que conquistou a aprovação geral é o norte-americano; a norma constitucional advém da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que diante dela se asseguram e organizam.

  • E.

    O conceito de Constituição norte-americano conquistou a aprovação geral; a norma constitucional depende da norma jurídica obrigatória para garantir direitos, deveres e poderes que nela se asseguram e organizam.

O termo “sin embargo”, sublinhado na 6a linha do 2a parágrafo, está corretamente traduzido para o português, mantendo o sentido que possui no texto, em

  • A.

    desse modo.

  • B.

    sem dúvida.

  • C.

    portanto.

  • D.

    assim sendo.

  • E.

    porém.

O fragmento “la causa del estrés a menudo difiere enormemente”, sublinhado na última linha do texto, está corretamente interpretado em

  • A.

    a causa do estresse quase nunca difere enormente.

  • B.

    muito poucas vezes a causa do estresse difere enormemente.

  • C.

    a causa do estresse, com freqüência, é enormemente diferente.

  • D.

    o estresse sempre se diferencia enormemente em suas causas.

  • E.

    a causa do estresse difícilmente é muito diferente.

O fragmento “ello”, sublinhado na 5a linha do 4a parágrafo, refere-se a

  • A.

    el médico fisiólogo Hans Seyle.

  • B.

    las respuestas de adaptación que demostraron científicamente la participación de los procesos emocionales y psíquicos en la modulación de las respuestas a estímulos tanto internos como externos y a la posibilidad de desbordamiento de las capacidades de adaptación individuales.

  • C.

    el síndrome general de adaptación.

  • D.

    el concepto de medicina psicosomática que involucra los procesos mentales y emotivos en la génesis de procesos patológicos orgánicos.

  • E.

    los estudios originales de Seyle.

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