Lista completa de Questões de Língua Espanhola da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 26 a 28 referem-se ao texto abaixo.
O texto apresentado é
um conto que, embora não apresente todos os elementos típicos desse gênero narrador, personagens, tempo, espaço e enredo pode ser usado para se trabalhar em sala de aula os costumes e hábitos dos cubanos.
uma crônica cubana dos anos sessenta, distante temporalmente da realidade dos alunos. O ideal para se trabalhar em sala de aula seria uma crônica mais atual.
um conto completo, que apresenta todos os elementos típicos desse gênero narrador, personagens, tempo, espaço e enredo. Entretanto, como texto literário, não deveria ser trabalhado em sala de aula, posto que o enfoque comunicativo só admite textos autênticos.
um conto incompleto, já que não apresenta um final para a história. Deste modo, não seria um bom texto para se trabalhar em sala de aula.
um conto completo, que apresenta todos os elementos típicos desse gênero narrador, personagens, tempo, espaço e enredo. Como tal, entre outros aspectos, é um bom texto para se trabalhar em sala de aula o presente do indicativo.
Atenção: As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.
Os elementos de coesão sublinhados no segundo parágrafo − lo, el, la, las y ello − referem-se respectivamente aos seguintes elementos ou interpretações do texto:
castros gallegos prerrománicos − corriente de autores − diosa madre universal − inscripciones dedicadas a mujeres − teoría.
castros gallegos prerrománicos − el historiador griego Estrabón − la historiadora − las mujeres gallegas − las inscripciones dedicadas a mujeres.
el estudio de Mar Llinares − hecho − Mar Llinares − lápidas − el estudio.
que el noroeste peninsular fue un matriarcado en algún tiempo − tiempo − diosa madre universal − lápidas − teoría.
que el noroeste peninsular fue un matriarcado en algún tiempo − tiempo − teoría − lápidas − lo anteriormente señalado.
Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.
Tendo em conta os objetivos e conteúdos a serem considerados no ensino de Espanhol, de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Linguagens, códigos e suas tecnologias, o texto lido contribui para o desenvolvimento de reflexões
econômicas, gastronômicas e turísticas.
políticas, econômicas e sociais.
linguísticas, sociais e esportivas.
sociais, turísticas e linguísticas.
políticas, gastronômicas e turísticas.
Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.
De acordo com os documentos oficiais para o ensino de língua estrangeira moderna, para explicar o significado de um vocábulo, como, por exemplo, puñetazo, sublinhado no texto, é INCORRETO afirmar:
As dúvidas sobre a língua estrangeira devem ser explicadas nessa língua, sem recorrer-se à língua materna.
A explicação sobre o significado do vocábulo pode ser dada por meio de recursos não verbais, como gestos e mímicas.
Os sinônimos da palavra, que aparecem ao longo do texto, como golpes, podem ser utilizados.
O uso de paráfrases na língua estrangeira pode contribuir para a explicação do significado que o vocábulo adquire no contexto em que se insere.
A tradução, por meio da utilização de uma ou duas palavras equivalentes em português, é um recurso importante.
Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.
Tendo em conta o gênero textual ao qual se vincula e a possibilidade de utilizá-lo em aula, está correto afirmar que o texto apresentado é um trecho de
um diário pessoal, opinativo, que julga os atores políticos mais relevantes do cenário atual peruano com parcialidade, o que torna inadequado o desenvolvimento de atividades a partir de sua leitura em aulas do ensino básico.
um ensaio, que tem como principal objetivo apresentar o panorama político peruano, e que seria útil para ensinar exclusivamente o vocabulário relacionado ao tema eleições presidenciais.
uma propaganda, que pode ser aproveitada na aula de língua estrangeira na escola de ensino básico como meio para apresentar os usos do modo imperativo (afirmativo o negativo) da língua espanhola.
uma reportagem de jornal, que pode ser utilizada como material didático na aula de espanhol como língua estrangeira com diversas finalidades se o professor julgá-lo adequado ao planejamento de seu curso.
um editorial, que apenas poderia ter utilizado na aula de espanhol como língua estrangeira se estivesse presente no livro didático adotado pela escola.
Representam conjuntos de conhecimentos articulados que correspondem às assim denominadas "habilidades comunicativas" nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras:
Cuidado del medio ambiente y factores que lo deterioran. Problemas ambientales en regiones de Hispanoamérica y Brasil. Acuerdos en el Mercosur y bilaterales para la protección del medio ambiente.
Los tratados internacionales: algunos géneros textuales que se producen en ellos.
Formulación de recomendaciones y consejos. Expresión probabilidad. Manifestación de acuerdo por escrito.
El modo imperativo en diversas formas de tratamiento. Verbos regulares e irregulares. Introductores de probabilidad, su combinación con indicativo o subjuntivo.
Léxico relacionado con la descripción ambiental y climática.
Um recurso que pode ser utilizado para desenvolver a habilidade da comunicação escrita em tempo real com nativos da língua espanhola é
chat virtual tipo Messenger.
correspondência por carta comercial.
diálogo telefônico com o acompanhamento do professor.
leitura de jornais na internet.
produção de textos simulando e-mails.
Atenção: As questões de números 47 e 48 referem-se ao texto La explotación de una imagen en la clase de E/LE, de Natalia Barrallo Busto e Maria Gómez Bedoya.
O trabalho com imagens no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira
permite que os estudantes pensem em primeiro lugar nas palavras em sua língua materna e em seguida façam sua tradução para a língua estrangeira.
pode ser desnecessário, pois costuma ser fácil para o estudante assimilar algo que ele não vê, mas que pode imaginar.
produz um distanciamento entre a palavra na língua estrangeira e o objeto que ela representa.
é importante, porque criar imagens mentais por meio de visualizações pode atrair a atenção dos alunos e estimulá-los.
não é tão eficaz quanto o trabalho com listas de palavras na língua estrangeira acompanhadas de sua tradução para a língua materna do estudante.
Atenção: As questões de números 47 e 48 referem-se ao texto La explotación de una imagen en la clase de E/LE, de Natalia Barrallo Busto e Maria Gómez Bedoya.
Para a seleção de imagens, devem ser seguidos, entre outros, critérios
comunicativos, como a presença obrigatória de diálogo nas imagens.
formais, como tamanho, formato e clareza da imagem.
linguísticos, especificamente gramaticais, que devem ser privilegiados nas imagens.
realistas, que privilegiem o uso de fotografias em vez de desenhos ou charges.
conteudísticos, já que apenas o que aparece escrito nas imagens deve ser trabalhado.
Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio − Conhecimentos de Língua Espanhola, o planejamento do curso deve partir de
matrizes comunicativas, com privilégio da expressão oral sobre as demais habilidades (ler, escrever ou compreender o que se escuta).
conteúdos gramaticais, que se constituem no eixo central em torno do qual se devem organizar os objetivos do curso de espanhol no Ensino Médio.
temas geradores, que podem contribuir para a definição de objetivos e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
variedades linguísticas, com ênfase na variação lexical da língua espanhola, que deve ser apresentada com listas de palavras utilizadas nas diferentes regiões hispano-falantes.
gêneros discursivos, com destaque para aqueles que envolvem a expressão escrita, como cartas ou e-mails.
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