Questões de Língua Inglesa do ano 2004

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Leia o texto abaixo.

 O texto descreve o papel do professor

  • a. no método audiolingual.
  • b. no método silencioso.
  • c. na abordagem natural.
  • d. no método de gramática e tradução.
  • e.

    Na abdagem comunicativa

No ensino de língua estrangeira em contexto escolar, uma das formas de aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, é

  • a.

    o ensino dedutivo formal da língua centrado no professor.

  • b.

    o trabalho individualizado que atende às necessidades da cada aprendiz.

  • c.

    a realização de tarefas em pares ou grupos compostos por alunos com diferentes níveis de experiência.

  • d.

    a repetição de itens lingüísticos pelos aprendizes até a sua memorização.

  • e.

    a aprendizagem gradativa que parta de conteúdos mais simples pra mais complexos

A perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo

  • a.

    assemelha-se à de Piaget, com sua ênfase na competência.

  • b.

    pressupõe que o desenvolvimento cognitivo é mediado social e culturalmente.

  • c.

    coloca o desenvolvimento cognitivo fora da cultura.

  • d.

    postula que não há lugar para a ação do sujeito individual.

  • e.

    enfatiza que o amadurecimento do indivíduo depende somente de suas necessidades internas

Os estudos recentes sobre o ensino de línguas estrangeiras defendem que o ensino de inglês em escolas públicas deve ter um objetivo educacional:

  • a.

    a capacitação dos alunos para um mercado que demanda o conhecimento da língua inglesa.

  • b.

    a preparação dos alunos para a entrada no ensino superior.

  • c.

    o conhecimento sobre a cultura da língua inglesa, atendendo às necessidades da globalização.

  • d.

    a compreensão sobre como ocorre a comunicação e o desenvolvimento da reflexão crítica por meio de uma língua estrangeira.

  • e.

    o domínio da língua inglesa para a formação plena do indivíduo.

O ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social:

  • a.

    despertar o interesse dos alunos pelos países de língua inglesa.

  • b.

    dar acesso às culturas de países economicamente mais desenvolvidos.

  • c.

    complementar o aprendizado da comunicação oral realizado em cursos fora da escola.

  • d.

    preparar os alunos para o trabalho, num mercado cada vez mais exigente do conhecimento da língua inglesa.

  • e.

    dar oportunidade para o aprendizado da língua inglesa, reduzindo as diferenças educacionais.

A respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem

  • a.

    a necessidade de aumentar a compreensão oral do professor para o sucesso do ensino de inglês.

  • b.

    a adoção de uma metodologia única para o ensino público.

  • c.

    as vantagens da educação continuada e da reflexão sobre a própria prática.

  • d.

    o aprimoramento do professor para lidar com o erro do aluno.

  • e.

    a conscientização dos professores para avaliação mais rigorosa dos alunos, tendo em vista a melhoria do ensino.

A proposta da interdisciplinaridade no ensino de inglês

  • a.

    visa estudar as disciplinas do currículo escolar por meio da língua inglesa.

  • b.

    envolve conhecer os termos principais das disciplinas que compõem o currículo escolar em língua inglesa.

  • c.

    é uma responsabilidade da escola que está além do poder de decisão do professor.

  • d.

    possibilita redimensionar a visão utilitarista da língua, do conhecimento e da cultura.

  • e.

    volta-se para o interior da disciplina, ou seja, o conhecimento pleno da estruturação desse idioma.

No ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a ênfase da visão sociointeracional/sociocultural está

  • a.

    no professor e nas metodologias behaviorista e cognitivista de ensino.

  • b.

    na interação entre professor e aluno e entre alunos.

  • c.

    no aluno e em seus conhecimentos armazenados na mente.

  • d.

    na interação entre alunos e material didático.

  • e.

    nas relações estabelecidas entre alunos e famílias.

Na visão interacional de leitura, que vê o leitor como reconstrutor do texto, o ato de leitura implica interação entre

  • a.

    leitor, texto e escritor.

  • b.

    texto, gramática e vocabulário.

  • c.

    leitor, conteúdos gramatical e lexical.

  • d.

    texto, estratégias cognitivas e metacognitivas.

  • e.

    recepção, produção e escritor.

Na leitura em língua estrangeira, o desconhecimento parcial de aspectos gramaticais e/ou lexicais do texto pode ser compensado pela utilização de

  • a.

    técnicas de tradução do texto para a língua portuguesa.

  • b.

    listas de vocabulário previamente constituídas.

  • c.

    técnicas de leitura em voz alta que busquem a segmentação sintática adequada ao texto.

  • d.

    estratégias de segmentação sintática que reduzam o texto à sua idéia central.

  • e.

    estratégias de inferência de elementos desconhecidos por meio de pistas contextuais.

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