Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o trecho abaixo, atentamente:

Indique a opção que completa, com correção gramatical, os espaços do trecho acima:




Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O sistema linguístico do português sempre impõe mudanças fontotáticas aos anglicismos.
II. As lacunas que existem no léxico de uma língua são a principal razão para ela realizar empréstimos.
III. Proibir o uso de estrangeirismos no Brasil impedirá a língua portuguesa de realizar empréstimos.
Atenção: As questões de números 32 a 35 referem-se ao texto abaixo.

Mantêm-se o sentido, a correção e a adequação ao uso da norma culta e do registro formal exigido por esse tipo de texto, no caso da substituição do segmento
I. Escrito na cabeceira de morte de sua primeira mulher, Memórias do subsolo condensa ... por Escritas na cabeceira de morte de sua primeira mulher, as Memórias do subsolo condensam ...
II. narrativa [...] que se afirma e se nega a si mesma sucessivamente por narrativa [...] em que se sucede afirmações e negações a si mesma.
III. uma prefiguração das ideias de Freud acerca do inconsciente por uma prefiguração da ideias freudianas relativas ao inconsciente.
Completa corretamente o enunciado o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Preserva-se a correção gramatical do período ao se substituir, na linha 10, o pronome que por do qual, com a vantagem de se explicitar a relação entre esse pronome e conhecimento.

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 8 por vírgulas.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.
De acordo com a prescrição gramatical, o emprego de verbos flexionados na terceira pessoa do plural constitui forma de se indeterminar o sujeito da oração, à semelhança do que ocorre em que zombavam dele (l.22), oração cujo sujeito é indeterminado.

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Manteria a coesão e a coerência do texto a substituição de ineficiente (L.30) por improfícua.

Ainda sobre o trecho da questão anterior, é corretor afirmar que:
O autor utilizou o pronome ESSE referindo-se à canícula, que é um substantivo masculino.
O autor utilizou o pronome ESSE referindo-se ao lugar de honra que compete à canícula.
O autor poderia ter utilizado o pronome ESTE para referir-se à canícula, sem alterar o sentido do texto.
Por estar distante do locutor, o autor utilizou o pronome ESSE para referir-se ao lugar de honra referido no texto.
O autor poderia ter utilizado o pronome DESTE para referir-se ao lugar de honra, sem alterar o sentido do texto.

Considerando que no texto acima, adaptado do Jornal do Brasil de 15/12/2010, foram inseridos erros, julgue os itens a seguir.
A expressão no entanto (l.7) deveria ser isolada por vírgulas.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Em ... de modo que eles sejam expostos a problemas cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente ... seria utilizado o acento indicativo da crase, se a expressão em destaque fosse substituída por
à um processo de aprendizagem mais complexo e estimulante intelectualmente.
à momentos de aprendizagem mais complexos e estimulantes intelectualmente.
à aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à uma aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à situações de aprendizagem mais complexas e estimulantes intelectualmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...