Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pronome relativo em destaque no trecho Para o doutor em filosofia Carlos Antônio Leite Brandão, a utopia empreende uma suspensão da racionalidade em vigor QUE dá lugar a uma outra ordem de valores (6º parágrafo) substitui, no contexto, o termo:

Com base no texto apresentado, julgue os itens de
9 a 21.A forma verbal "apresentam" (l.25) está flexionada no plural porque se refere aos elementos da cadeia coesiva formada por "consequências" (l.18), "outras mais graves" (l.22) e "Estas" (l.24).

Considerando o texto e os seguintes requisitos: A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade (Manual de Redação da Presidência da República, 2002), julgue os itens que se seguem.
O quarto parágrafo Você também (...) cada região (l.20-24) não seria adequado para compor um documento com o padrão ofício.
A partir do texto hipotético acima, julgue os itens de
23 a 25.Trechos com informações vagas, como "e de outros decorrentes de aposentadorias e vacâncias", e com uso de tempo verbal de futuro, como "deverá ser publicado" e "disporá sobre", provocam falta de clareza e concisão, características estas que devem ser respeitadas nos documentos oficiais.

Julgue os próximos itens, relativos aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima.
As vírgulas usadas no último parágrafo do texto se justificam pela mesma razão: marcar a intercalação de termos.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A locução verbal deveria ter sido apresentado (3) indica um fato que teria acontecido no passado, dependendo de certas condições.
Em que recebeu (19) e qualquer disciplina (23) há pronomes; respectivamente, relativo e indefinido.
No texto, o pronome ela (2) se refere a educação; assim, em respeito à concordância nominal, o adjetivo barato deveria estar no feminino (educação... barata).
Em informar o que (11) a palavra o equivale a um pronome demonstrativo (= aquilo).
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Deve-se às frequentes quebras de sigilo telefônico uma sucessão de embates na justiça, sobretudo nos casos em que há mera suspeição.
A utilização de modernas ferramentas tecnológicas, imprescindíveis em muitas investigações, acabam por propiciar alguns conflitos jurídicos.
Assistem a comerciantes inescrupulosos ou a indivíduos corruptos o direito de defesa prévia, enquanto continuam a praticar graves delitos?
O autor do texto é muito cuidadoso no que tange à preservação de direitos individuais, quando podem feri-los iniciativa de atos estatais.
Deve-se tolerar que pessoas continuem a ser contaminadas por alimentos, para que se garanta ao cruel comerciante todas as prerrogativas da defesa?

No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.
Em caso de se usar a estrutura sintática se se pode usar (l.6-7), em um documento oficial, que deve primar pela clareza, impessoalidade e concisão, seria recomendado evitar a repetição dos dois vocábulos de diferentes funções, mas de igual estrutura formal, e empregar, em lugar da voz passiva, o verbo auxiliar na primeira pessoa do plural se podemos usar.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal "Invadem" (l.15) está no plural porque concorda com "códigos de obra" (l.14).
A partir do texto hipotético acima, julgue os itens de
23 a 25.Apesar de nomear o emissor do texto pelo nome próprio, o documento não fere o princípio da impessoalidade exigido nos documentos oficiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...