Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta em relação ao emprego dos sinais de pontuação no texto abaixo.

O emprego de vírgula se justifica porque isola oração subordinada adjetiva restritiva.
O emprego de sinal de dois-pontos justifica-se porque antecede citação de discurso alheio ao do autor do texto.
O emprego de vírgulas se justifica para isolar oração subordinada reduzida de gerúndio.
O uso de vírgula se justifica para isolar expressão apositiva.
As vírgulas se justificam porque isolam elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
Texto IV, para responder às questões de 7 a 10.

Considerando o emprego da palavra que nas passagens do texto IV destacadas a seguir, assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo ao qual ela se refere.
que (linha 8) ― fato (linha 8)
que (linha 11) ― línguas existentes no mundo (linhas 9 e10)
que (linha 16) ― falantes (linha 16)
que (linha 25) ― uma maravilhosa estrutura arquitetônica (linha 25)
que (linha 30) ― plano (linha 30)
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens que se seguem, na ordem em que são apresentados, constituem partes sucessivas de um texto adaptado de O Globo (18/12/2008), julgue-os quanto à correção gramatical. O cartel alertou ainda que a contínua deterioração dos preços terá impacto negativo nos investimentos para garantir a oferta necessária de petróleo no médio e longo prazos. O governo norte-americano criticou a decisão da OPEP.
No que se refere à correção gramatical e adequação da redação oficial, julgue os próximos itens.
Nas repartições públicas, estão aptos a fornecer atestados os ocupantes de cargo de diretoria ou os de nível superior a esse, sob pena de invalidade do documento.
Os trechos abaixo foram adaptados do Editorial do Correio Braziliense de 18/8/2009. Assinale a opção em que o segmento apresenta erro de emprego dos sinais de pontuação.
Um dos agravantes é a falta de experiências bem-sucedidas e replicáveis Brasil afora, além da ausência de um marco regulatório que estabeleça não apenas responsabilidades, como também padrões mínimos a serem observados na destinação do lixo pelas autoridades regionais e municipais.
O que fazer com essa perigosa montanha de sujeira é um desafio que, assim como ocorre nos países mais desenvolvidos, a sociedade brasileira precisa enfrentar e resolver o quanto antes.
Os brasileiros produzem 43 milhões de toneladas de lixo por ano. Isso quer dizer, que todos os dias são retiradas 150 mil toneladas de restos, embalagens e dejetos das casas, ruas e avenidas em todo o país.
Depois de quase 20 anos de debates e embates entre interesses divergentes, o país caminha para superar essa deficiência e, em breve, poderá contar com uma legislação federal que estabeleça diretriz a ser seguida em todo o território nacional.
Já é hora de cada um dos que se dizem adeptos da preservação ambiental deixar de atirar lixo pela janela do carro ou de despejar suas sobras no lote vago do vizinho. Afinal, mais do que um modismo, o compromisso com a ecologia precisa ir além do discurso; requer atitude de cada um e o envolvimento de todos.
Assinale a opção correta quanto ao emprego do sinal indicativo de crase.
Às pessoas estavam entregues àquela conhecida delinquência juvenil.
Deu-se o enfrentamento à constantes arruaças.
Eles não sabiam mais à qual recurso apelar.
Os jovens vivem as pressas e às soltas pelas ruas.
Às vezes, em grupos, saem às ruas a pichar prédios públicos e particulares.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens que se seguem, na ordem em que são apresentados, constituem partes sucessivas de um texto adaptado de O Globo (18/12/2008), julgue-os quanto à correção gramatical. Em nota, a OPEP justificou o corte, afirmando que o volume de petróleo que entra no mercado continua bem acima da demanda atual. Além disso, o impacto da grave retração da economia global levou a destruição da demanda, resultando em uma pressão de queda com os preços sem precedentes.
No que se refere à correção gramatical e adequação da redação oficial, julgue os próximos itens.
A troca de mensagens por correio eletrônico adquire valor documental, em órgãos do Poder Executivo, a partir do momento em que o destinatário confirma o recebimento da mensagem.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Quanto a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
No trecho "mas Dr. Gouveia não compreende isso" (l.2-3), a conjunção "mas" estabelece uma relação de finalidade com a idéia que a antecede.
No trecho "O artigo que me pediram se afasta do papel' (l.6), o elemento "que" complementa o sentido da forma verbal "pediram".
Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos "também", "Moisés" e "só".
No trecho "Mas Dr. Gouveia não os sente" (l.14), o pronome "os" refere-se a "pastéis".
Em "O espírito dele não tem ambições." (l.14), a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se "dele" fosse substituído por teu.
Quanto à classificação e ao emprego das palavras no texto, assinale a opção correta.
No trecho "ela ganhou carisma e visibilidade", a palavra "carisma" é um adjetivo.
Na oração 'A liberdade e a responsabilidade são nossas', o termo 'nossas' é uma interjeição.
Na expressão 'falar mais de amor' o vocábulo 'mais' indica intensidade.
Em "Valéria sabe da influência que exerce sobre uma geração", o termo "exerce" é um verbo no futuro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...