Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência às ideias do texto acima, bem como aos seus aspectos estruturais e gramaticais, julgue os itens a seguir.
O emprego do ponto e vírgula no último período do texto justifica-se porque ele separa dois termos sintáticos de sentidos opostos.
O sentido geral do texto estaria preservado se, em lugar de "um dia, estava vendo televisão e o telefone tocou" (l.2-3), estivesse
certo dia, enquanto o telefone tocava, eu via televisão
um dia, quando o telefone tocava, eu via televisão
um dia, quando eu estava vendo televisão, o telefone tocou.
um dia, o telefone tocou e eu vi televisão
eu estava vendo televisão; certo dia, o telefone tocou
Quanto à relação de sentido expressa pelas conjunções/locuções conjuntivas destacadas, assinale a alternativa INCORRETA.
Julgue os a/as destacados no texto abaixo e assinale a opção correta em relação à existência de crase.

Devem ser acentuados com acento grave os a/as destacados com os números:
1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10
1, 2, 4, 5, 7, 8, 10
3, 6, 9, 10
1, 2, 5, 6, 10
Atenção: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
com malícia juvenil (1º parágrafo) = em jovial discernimento.
o que ressalta ainda mais (1º parágrafo) = o que coloca em ainda maior evidência.
estagnação da vida (2º parágrafo) = subestimação vital.
sair de um estereótipo (2º parágrafo) = evitar um padrão aceitável.
fatia considerável do consumo (3º parágrafo) = aspecto vivo do comércio.
Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
A designação do destinatário foi expressa de acordo com o estabelecido nas normas de comunicação oficial acerca do memorando.

Considerando os aspectos gramaticais, as estruturas linguísticas, as ideias e os sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho dão o tom do uso (l.3), a troca da preposição de pela preposição para, na reescritura dão o tom para uso, incorre em erro gramatical.
Provoca-se erro gramatical ou incoerência textual ao se empregar, no texto,
sinal de dois-pontos em lugar do ponto, após "milionária" (l.2), escrevendo-se "Ele" (l.2) com inicial minúscula.
sinal de dois-pontos em lugar do travessão simples, após "problema" (l.5).
ponto final em lugar do ponto de interrogação, após "atualmente" (l.6).
vírgula em lugar do ponto, após "utilidade" (l.12), escrevendo-se "Não" (l.12) com inicial minúscula.

Com relação à correção gramatical e à adequação da linguagem do texto apresentado às necessidades da redação oficial, julgue os itens seguintes.
Considerando-se as duas ocorrências do advérbio "onde", primeiro e terceiro parágrafos do documento, apenas na primeira respeitam-se as normas do padrão escrito formal da língua portuguesa para o emprego desse advérbio.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As opções a seguir apresentam trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de S.Paulo de 23/4/2009. Assinale a opção gramaticalmente incorreta quanto à concordância.
O setor financeiro ainda vai contabilizar trilhões de dólares de prejuízos, sua recuperação será lenta e custosa, e o crédito continuará difícil para as economias emergentes enquanto a insegurança dos bancos não for superada.
Este é o cenário traçado no Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado pelo FMI. Os países emergentes precisam de cerca de US$ 1,8 trilhão de refinanciamentos neste ano, mas o fluxo de capitais para esses países deve ser negativo, segundo as últimas projeções.
Nesse quadro, a situação dos latino-americanos, incluído o Brasil, é mais confortável do que nas crises de outras décadas e bem mais favorável que a dos países do Leste Europeu, com sistemas bancários em graves dificuldades e contas externas no vermelho.
O Brasil precisará, em 2009, refinanciar débitos externos equivalentes a 40% de seu estoque de reservas internacionais, neste momento próxima de US$ 200 bilhões.
Para a maior parte dos países da Europa Oriental, essa necessidade ultrapassa o total de reservas. No caso da Lituânia, o estoque de moeda estrangeira não daria para pagar um quarto dos compromissos com vencimento neste ano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...