Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.
Na madrugada de ontem, uma caminhonete chegou a delegacia de investigações sobre entorpecentes, em Botucatú. Um grupo de oito homens sairam do veículo, arrombaram uma das portas e invadiram a delegacia.

Considerando as relações argumentativas do texto, julgue os itens a seguir.
Para tornar o texto mais claro e objetivo, admite-se, sem prejuízo da correção gramatical, a substituição da forma verbal Há (l.5) por Existe.
Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
Não é indicada a forma de memorando para transmitir mensagens de solicitação, como a contida no texto apresentado; a modalidade correta de expediente oficial, nesse caso, seria o requerimento, uma vez que o signatário do texto algo que o destinatário pode ou não conceder ou deferir.

Julgue os itens seguintes quanto às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto acima.
Em voltadas para a infraestrutura urbana (R.4), a preposição para poderia ser excluída, o que exigiria o uso do acento grave indicativo de crase, para que fosse mantida a correção gramatical do texto.
Atenção: As questões de números 16 e 17 referem-se ao texto que segue.

O fragmento acima está sintetizado de maneira clara e correta em:
A colonização − fruto, efetivamente, do desejo de domínio − realizou-se de maneiras possivelmente distintas, mas também associadas: apresentou-se, em muitos momentos, sob o signo da religião, convivendo com a motivação política; a motivação econômica firma-se no século XVII, quando a expansão ultramarina é considerada privilégio de toda uma nação (a inglesa).
É passível que as colonizações sejam diferentes, mas se entrelacem, pois seu objetivo é igual − dominar povos; o imperialismo religioso dos árabes, dos católicos e protestantes, companheiro dos interesses político e econômico posterior a 1651, antes da "era imperialista", acaba no monopólio com a Inglaterra sobre a expansão ultramarina.
A colonização, como a história mostra, é uma forma de cruzada, assumida de modo semelhante em alguns momentos − como no caso das várias religiões −, mas sempre significando domínio de outros povos; as expedições religiosas conviveram bem com o jogo político das nações, e que tardou com os interesses econômicos: estes dependeram da chegada de 1651 para surgir com vigor, sob o domínio inglês.
Alternando, a colonização foi, nas etapas históricas, assumindo procedimentos distintos e camuflando a sua verdadeira causa: várias vezes de ordem religiosa, outra política e outra econômica; esta é resultado dos interesses que passaram dos comerciantes para a nação inglesa como um todo, antes de surgir o imperialismo propriamente dito.
O domínio dos outros povos gerou a expansão da colonização que variou de forma, inclusive superpondo causas: das diferentes religiões, que o poder político acompanhou até o surgimento do interesse econômico, em 1651, quando a navegação, direito dos comerciantes, passou a ser da Inglaterra.
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
Na linha 11, a presença da conjunção "e" torna desnecessário o uso do travessão, que tem apenas a função de enfatizar a aplicação de "multas"; por isso, a retirada desse sinal de pontuação não prejudicaria a correção nem a coerência do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima.
Na linha 13, devido à presença da expressão "em relação", o uso do sinal indicativo de crase em "a esses direitos" é facultativo.

No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.
Preserva-se a coerência na argumentação do texto, incluindose autor e leitores na construção dos sentidos do texto, se, em vez de supondo (l.2), fosse empregado o modo condicional em sua função retórica: se supormos.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As opções a seguir descrevem marca(s) lingüística(s) contida(s) no texto. Assinale a opção em que a(s) marca(s) apontada(s) não corresponde(m) a traço(s) de oralidade do texto.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Mas enquanto o sonho de Darcy não se torna realidade, o debate continua.
Os termos sublinhados exercem na frase acima a mesma função sintática do termo sublinhado em:
Ainda temos muito a caminhar.
Para ele, trabalho não era opção para as crianças.
Caberiam aos pais as providências (....)
Ainda que a escola não venha a suprir a necessidad (...)
A tragédia dos menores abandonados é de tal ordem (...)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...