Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.

Ao menos dois carros, que estavam no estacionamento, e uma casa da vizinhança foram atingidos. Não houve feridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.

Desconsiderado o espaçamento entre linhas e partes do texto, estão em conformidade com a forma e a estrutura do memorando oficial: a identificação do documento e do local de origem, a data, o vocativo, e a assinatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se empregar o acento grave indicativo de crase para marcar a fusão da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo. Assinale a opção em que a frase apresentada não obedece a essa regra

  • A.

    Entreguei o bilhete àquele homem.

  • B.

    Deram emprego àquela senhora.

  • C.

    Não pertenço àquele grupo.

  • D.

    O livro de que preciso está sobre àquela mesa.

  • E.

    Assistiram àquilo calados.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Caso a expressão “Apesar de” (l.12) seja substituída por Não obstante, será necessário eliminar a preposição contida em “do excesso” (l.13) para que o texto permaneça gramaticalmente correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se as seguintes estruturas do texto explicitam uma relação textual de comparação.

I "causar mais confusão do que esclarecer" (l.5)

II "nem todo tipo de censura representa uma interferência" (l.6-7)

III "até considerada necessária" (l.9)

IV "tão odiosas quanto a censura política" (l.16-17)

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.

O grupo levou armas, drogas e destruiu arquivos. Artefatos esplosivos foram detonados no interior do predio. Pouco antes, vizinhos contam, que ouviram o barulho de um carro saindo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, emprega-se o acento indicativo de crase em "bife à cavalo" para indicar que o personagem que utiliza essa expressão não compreendeu seu sentido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.

Por ser expedido por um chefe de núcleo a um diretor — cargos situados em níveis hierarquicamente diferentes —, o texto em questão deve ser substituído pela modalidade ofício, mesmo se tratando de comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto acima.

No último período do texto, a reiteração da preposição “de” marca a subordinação dos termos por ela introduzidos à palavra “poder” (l.17). Caso fosse mantida a primeira ocorrência dessa preposição e suprimidas as demais, haveria prejuízo para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Porém aquele que fala, mal ou bem, sempre fala de si mesmo.” (l. 4-5).

Por qual conector a conjunção destacada acima pode ser substituída sem que haja alteração de sentido?

  • A.

    Logo.

  • B.

    Pois.

  • C.

    Entretanto.

  • D.

    Porquanto.

  • E.

    Quando.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...