Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 21 a 40 referem-se ao texto que segue.

Há rigorosa observância das normas que determinam o uso do sinal de crase em:

  • A.

    A medida que afere o otimismo pode também avaliar o pessimismo, pois àquela ou à esta sensação corresponde alguma dose de idealismo.

  • B.

    O texto não nos leva à paradoxos gratuitos, mas à necessidade de reconhecer uma intersecção entre o otimismo e o pessimismo.

  • C.

    Cabe às pessoas decidir, à cada experiência, se lhes convém entregar-se à determinada sensação, a determinado humor.

  • D.

    O otimismo não fica à léguas do pessimismo; tendem ambos à convergir, conforme comprovam nossas próprias experiências.

  • E.

    Não assiste às ciências positivas o direito de aspirar à definição cabal da fronteira entre o pessimismo e o otimismo.

Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Em "se tornaram" (L.15), o "se" indica sujeito indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.

Além da informalidade da linguagem, marcada pelo emprego de gírias, identificam-se, no texto, marcas de subjetividade e características de mais de um gênero textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A utilização do verbo na forma reflexiva em "se empregar" (l.18) enfatiza, nesse contexto, o sentido de que os trabalhadores têm liberdade de optar por trabalhar em empresas terceirizadas ou não.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Em relação ao que ensina o Manual de Redação da Presidência da República acerca do uso dos pronomes de tratamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a arcebispos e bispos.

II. Vossa Reverendíssima é usado para monsenhores, cônegos e superiores religiosos.

III. Vossa Senhoria Reverendíssima é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

Atenção: As questões de números 8 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

o mais quente da última década, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – (1º parágrafo)

Considerando o emprego dos travessões na frase acima, a única afirmativa INCORRETA é:

  • A.

    Os travessões podem ser corretamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    Os travessões introduzem no contexto uma observação que contraria toda a afirmativa anterior.

  • C.

    O segmento isolado pelos travessões pode ser entendido como uma informação adicional.

  • D.

    A afirmativa contida entre os travessões tem intenção explicativa, considerando-se o contexto.

  • E.

    Os travessões podem ser corretamente substituídos por parênteses, conservando-se seu sentido original.

Acerca do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se, na linha 3, o ponto e vírgula empregado logo após “angustiantes” fosse substituído por ponto e o termo “trata-se” fosse iniciado com letra maiúscula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 14, as vírgulas foram empregadas para isolar aposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O desenvolvimento da argumentação do texto permite articular os dois períodos sintáticos que constituem o texto com o conectivo Por isso; dessa forma, o segundo período sintático começaria como: Por isso, o que precisamos (...).

  • C. Certo
  • E. Errado

“O relator trouxe à luz o direito inalienável e imprescritível dos índios de viver nas terras que tradicionalmente ocupam e de acordo com suas próprias culturas.” (L.9-11)

Na frase acima, o vocábulo inalienável significa “que não se pode alienar”, e o vocábulo imprescritível significa “que não prescreve”.

Com base em processo semelhante de formação de adjetivos, assinale a alternativa em que se tenha cometido equívoco entre o adjetivo formado e o sentido a ele atribuído.

  • A.

    imensurável – que não se pode medir

  • B.

    imiscível – que não se pode misturar

  • C.

    imponível – que não se pode pôr

  • D.

    impartível – que não se pode dividir

  • E.

    impassível – que não sofre

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...