Questões de Língua Portuguesa

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Quanto aos sinais de pontuação, o uso de reticências teve qual intenção na construção do poema?

  • A. Criar um estilo diferente na organização do texto.
  • B. Marcar um tom de suspense entre os versos.
  • C. Evitar a repetição do primeiro verso do poema.
  • D. Marcar uma sequência de itens.
  • E. Deixar palavras subentendidas na mensagem do poema.

Releia o trecho a seguir.

“E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo?”

Assinale a alternativa incorreta em relação à palavra destacada, de acordo com a norma padrão.

  • A. Está grafada incorretamente, posto que se trata de uma sentença interrogativa.
  • B. Confere ao trecho uma ideia de causalidade.
  • C. Nesse contexto, pode ser substituída por “porquanto”.
  • D. Indica algo em razão de que uma determinada situação ocorre.

Releia o trecho a seguir. “É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.” De acordo com o contexto em que aparece, a palavra destacada não pode ser substituída por:

  • A. surgem.
  • B. sobrevêm.
  • C. advêm.
  • D. mantêm.

Releia o trecho a seguir.

 “[…] a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não foi formada pelo mesmo processo de formação de palavras daquele que originou a palavra destacada no trecho anterior.

  • A. “O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe.”
  • B. “[…] taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.”
  • C. “A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida.”
  • D. “A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal […].”

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não pertence à mesma classe gramatical das demais.

  • A. “Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”
  • B. “[…] sobrecarregando um lar que já vivia no limite
  • C. “É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença
  • D. “É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.”

Memorandos e ofícios representam documentos oficiais com funções de correspondência. Uma das diferenças compreendidas na aplicação desses instrumentos, conforme Guimarães (2000), é que

  • A. o memorando é transmitido a pessoal interno e externo, e o ofício é correspondente às demandas externas.
  • B. o memorando tem aplicação em reuniões e conferências de diretoria, e o ofício é usado em grandes conferências e seminários de servidores.
  • C. o memorando é empregado para indivíduos de cargos intermediários, já o ofício é direcionado a cargos de chefia, intermediários e operacionais.
  • D. o memorando é aplicado em correspondências entre autoridades equivalentes, enquanto o ofício é dirigido a autoridades iguais, superiores ou subalternos.

No caso do texto 2, o termo transparência se refere à(ao):

  • A. clareza na linguagem empregada;
  • B. exposição rápida das informações;
  • C. informação total sobre a estrutura do site;
  • D. oferecimento de serviços úteis;
  • E. demonstração de recebimentos e pagamentos.

O relato refere-se ao início do movimento

  • A. parnasiano.
  • B. simbolista.
  • C. pré-modernista.
  • D. realista.
  • E. neoparnasiano.

Das afirmações abaixo, indique a que tem por tópico principal a apresentação da fase inicial do Modernismo relacionada ao seu período histórico.

  • A. O Modernismo se vincula estreitamente a certas transformações da sociedade. 1922 é um ano simbólico do Brasil moderno, coincidindo com o Centenário da Independência. Em 1922 irrompe a transformação literária; ocorre o primeiro dos levantes político-militares que acabariam por triunfar com a Revolução de Outubro de 1930.
  • B. Os modernistas de 1922 nunca se consideraram como componentes de uma escola, nem afirmaram ter postulados rigorosos em comum. O que os unificava era um grande desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção pessoal.
  • C. Ao voltarem as liberdades democráticas abafadas pelo regime ditatorial de 1937, inclusive as da imprensa, o País verificou, meio atônito, que tinha ingressado em uma fase nova, de industrialização e progresso econômico-social acelerado, apesar dos graves e perigosos problemas do subdesenvolvimento.
  • D. No Brasil, o Modernismo significou principalmente libertação dos modelos acadêmicos, que se haviam consolidado entre 1890 e 1920. Em relação a eles, os modernistas afirmaram a sua libertação em vários rumos e setores: vocabulário, sintaxe, escolha dos temas, a própria maneira de ver o mundo.
  • E. Em 1930, sofríamos, como todo o mundo civilizado, os efeitos da grande crise econômica mundial, aberta em 1929, que motivou um decênio de depressão; ocorre uma intensa radicalização política, tanto para a esquerda quando para a direita.

O contraditório de classificação de Canaã, de Graça Aranha, é reiterado em:

  • A. Grande parte das análises feitas da obra prefere caracterizá-la pela relevância temática, pelo debruçar sobre os problemas sociais e morais do país, o qual é apresentado sob uma perspectiva de antecipação ao movimento Modernista na medida em que se observa o interesse pela realidade.
  • B. Aproveitando criaturas e fatos reais, pondo em cena colonos e caboclos, não fez, contudo um livro realista e ainda menos regionalista. Não interessava ao autor o pitoresco nem se sentia inclinado a submeter-se passivamente a observação, um e outro entram na obra, mas no seu lugar como elementos de construção e nunca como fim.
  • C. Na historiografia Literária brasileira o nome de Graça Aranha costuma abrir com todo o direito o capítulo do movimento de 1922, pela adesão entusiasta, determinante que essa grande personalidade, antes mesmo de grandes escritores, iria dar aos jovens de São Paulo na revolta contra as instituições.
  • D. Canaã reflete sobre situações novas como a imigração alemã no Espírito Santo, desembocando em discussões raciais, sociais e morais, prelúdio inequívoco ao Modernismo.
  • E. Embora estejam presentes na obra ideias pessimistas quanto ao Brasil e tons idílicos da colônia alemã, não há nenhuma tendência a provar a superioridade do colono branco sobre o mestiço.
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