Questões de Língua Portuguesa

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Do texto, infere-se sobre o “Barroco mineiro” que a partir da

  • A. segunda metade do século XVII, é marcado um estilo colonial-barroco nas artes plásticas e na música, que só se tornou uma realidade quando a exploração cultural das minas permitiu o florescimento de núcleos como Vila Rica.
  • B. segunda metade do século XVIII, transfigura-se a literatura brasileira, substituindo a simplicidade documentária de muitos cronistas por uma linguagem hipertrofiada, que embelezou e deu valor simbólico à flora e à fauna.
  • C. metade do século XVII, ocorre uma significativa ampliação de âmbito da literatura, com a descoberta das minas de ouro e de diamantes em regiões do Sul, e a necessidade de definir as fronteiras meridionais.
  • D. segunda metade do século XVIII, vê surgir na Capitania das Minas Gerais manifestações importantes na arquitetura, na escultura, na música e na literatura, marcando um momento de densidade cultural.
  • E. segunda metade do século XVII, o movimento das Academias estabeleceu os primeiros laços visíveis entre intelectuais dos diversos pontos da Colônia, ajudando a formar-se o sentimento de uma atividade literária comum.

Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo.

I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo.

II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas.

III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore... e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um fragmento narrativo.

IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de essencial sobre o tema.

Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

O referente de “naquele livro capital” é o seguinte romance de Machado de Assis:

  • A. Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).
  • B. Quincas Borba (1892).
  • C. Dom Casmurro (1900).
  • D. Esaú e Jacó (1904).
  • E. Relíquias da Casa Velha (1906).

O princípio organizador de abordagem do ensino da literatura como um “objeto de conhecimento particular” é

  • A. a cronologia e a história da literatura, seguida pela proposição de leitura de certos gêneros e autores de época. Nesse caso, autores de épocas distintas, assim como seus temas mais recorrentes, são perfilados.
  • B. a exposição da matéria, seguida de uma sucessão de períodos, escolas, tendências e estilos de época, cada um deles com os seus autores e obras principais, assim como gêneros, concepções e procedimentos estéticos característicos.
  • C. o contexto estético e histórico-social da obra. Quando é esta a abordagem, o foco didático está nas informações sobre o fato literário.
  • D. a apresentação para cada tópico estudado de textos de referência cuja proposta de leitura é dirigida para o reconhecimento de características explicitadas de antemão.
  • E. o da experiência de leitura de certos gêneros e autores literários. As atividades abordam o caráter predominantemente ficcional e estético dos textos, explorando sua compreensão e as suas particularidades de tema e de estilo.

A respeito das classes de palavras, sabemos que a análise morfológica deve também levar em conta o uso dessas unidades no texto, haja vista que algumas delas, com mesma grafia, ocupam classes diferentes por vezes. Nesse sentido, analise as alternativas, que trazem palavras mencionadas no texto de Guimarães Rosa, e assinale a correta:

  • A. Disso (l. 1): pronome interrogativo.
  • B. Correr (l. 2): substantivo masculino singular.
  • C. Às (l. 6): preposição feminina plural.
  • D. Às vezes (l. 6): locução preposicional.

“A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar com mais vigor a partir dos anos 1990.” (3º§) De acordo com a classe gramatical de palavras, os termos anteriormente sublinhados são classificados, respectivamente, como:

  • A. Numeral, pronome, advérbio.
  • B. Numeral, conjunção, advérbio.
  • C. Substantivo, pronome, advérbio.
  • D. Substantivo, pronome, conjunção.

As informações textuais permitem afirmar que, em 12.12.2015, Sílvio Santos completou seu

  • A. otogésimo quinto aniversário.
  • B. oitavo quinto aniversário.
  • C. octogenário quinquagésimo aniversário.
  • D. octingentésimo quinto aniversário.
  • E. octogésimo quinto aniversário.

A ortografia é dos pontos primordiais considerados para a avaliação de textos escritos, haja vista que demonstra o conhecimento ou o desconhecimento das normas fundamentais da escrita por parte de escritores de toda natureza. Porém, uma vez que o texto falado é muito mais utilizado que o texto escrito, a fala, por vezes, distingue-se da escrita e, ao escrever, o produtor de textos pode se influenciar negativamente a partir dos vários fonemas representados por uma letra. Nesse sentido, assinale a alternativa em que não há erro(s) na grafia das palavras:

  • A. Praseroso; córtex; amasiado.
  • B. Concerteza; catorze; surpresa.
  • C. Quotidiano; análise; linguiça.
  • D. Zumbido; de pois; ademais.

Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

  • A. cor-de-rosa
  • B. pingue-pongue
  • C. mato-grossense
  • D. manda-chuva

Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em − Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. − é explicado pela origem

  • A. africana, as duas primeiras; tupi, a terceira.
  • B. africana, tupi e desconhecida, respectivamente.
  • C. desconhecida, a primeira; tupi, as duas últimas.
  • D. tupi, a primeira; africana, as duas últimas.
  • E. tupi, as duas primeiras; desconhecida a terceira.
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