Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Preencha com x ou ch as lacunas nas palavras abaixo.

            Afrou_ar          pi_e          bo_e_a          pe_in_a

Preenche com correção e respectivemente as lacunas das palavras acima a alternativa:

  • A. ch - x - x - x - x - x.
  • B. x - x - ch - ch -ch - ch.
  • C. x - ch - ch - ch - ch - ch.
  • D. ch - ch - ch - ch - ch -ch.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 9.

Leia o trecho abaixo:

"Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal."

Os termos grifados são classificados, respectiva e morfologicamente, como

  • A. preposição/ adjetivo/ preposição/ adjetivo
  • B. preposição/ substantivo/ preposição/ substantivo
  • C. conjunção/ substantivo/ conjunção/ substantivo
  • D. conjunção/ adjetivo/ conjunção/ adjetivo
  • E. conjunção/ adjetivo/ preposição/ substantivo

Segundo a concordância verbal e/ou nominal,

  • A.

    se as palavras administradores / ministros (1ª frase) forem colocadas no singular, o verbo também ficará no singular.

  • B.

    a 2ª frase, no plural, leva a expressão “um simples criado” para o plural. O vocábulo um passa a ser dois.

  • C.

    ao se pluralizar a oração “O administrador moderno aprende muitas teorias...”, o adjetivo moderno permanece invariável.

  • D.

    na construção “muitas teorias”, a palavra sublinhada funciona como adjetivo e pode ser substituída por bastantes. Como advérbio, é invariável. Exemplo: bastante inquietos.

  • E.

    na norma culta, é aceitável a construção: “eles são humildes servo de Deus.”

A concordância verbal está CORRETA em:

  • A. Preço da gasolina e do diesel aumentam pela segunda vez este ano.
  • B. As enfermeiras requereram ao diretor do hospital que as licenciassem.
  • C. Durante a festa, acabaram o gás e o óleo quase que simultaneamente.
  • D. A nutrição dos bebês, afirmam os pediatras, requerem muitos cuidados.

Assinale a frase correta:

  • A.

    Pedro é menor. Ele terá aulas nos sábados.

  • B.

    Pedro é de menor. Ele terá aulas aos sábados.

  • C.

    Pedro é de menor. Ele terá aulas de sábado.

  • D.

    Pedro é de menor. Ele terá aulas pelos sábados.

 

 

Preencha as lacunas corretamente:

Fui ______ Paris ______ trabalho. No primeiro dia, pela manhã, aproveitei para conhecer ______ Torre Eiffel. ______ dez horas da manhã fui ______uma loja de perfumes onde comprei várias fragâncias.

  • A.

    a; a; a; às; a

  • B.

    a; a; a; as; à

  • C.

    a; à; a; às; a

  • D.

    à; a; a às; à

  • E.

    à; à; a; às; a

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

Entre os segmentos do texto abaixo, aquele em que a preposição sublinhada é puramente gramatical, de presença obrigatória por questão de regência, é:

  • A.

    "Sanduíche de carne moída...";

  • B.

    "ligada com ovo";

  • C.

    "Em países de língua inglesa...";

  • D.

    "queijo com carne";

  • E.

    "qualquer relação com o presunto".

Julgue os fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes com relação às regras de concordância e de regência prescritas pela gramática.

"Com o desaparecimento de climas, há o risco de se extinguirem várias espécies", falou um geógrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Estaria gramaticalmente correta a substituição de “cuja” (l.11) por as quais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego do pronome na primeira pessoa do plural - "nossas" (L.15) - faz que o trecho em que ele ocorre se refira a todos os brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...