Questões de Língua Portuguesa

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Estabelece relação de finalidade, no contexto, o vocábulo sublinhado em:

  • A. a dimensão dos seus integrantes como pessoas reais (2o parágrafo).
  • B. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião (1o parágrafo).
  • C. o cangaço deixou de ser um coletivo para mim e passei a ver nele (2o parágrafo).
  • D. Em 1977 estava em Sergipe para realizar um episódio (1o parágrafo).
  • E. um filme sobre a extraordinária vida daquele homem (2o parágrafo).

No segmento de que árvore ou arbusto caíam aquelas sementes vermelhas (3o parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído corretamente por:

  • A. de cuja
  • B. dos quais
  • C. de qual
  • D. de quanta
  • E. de cujos

As palavras, mais que a classificação morfológica, têm também uma classificação sintática, esta devida de acordo com as funções que ocupam no texto, podendo, por vezes, a mesma unidade ocupar lugares diferentes em frases. Com base na morfossintaxe, assinale a alternativa correta:

  • A. Sentimento que não espairo (l. 1): pronome relativo.
  • B. Alegre a mais (l. 4): locução adjetiva.
  • C. De propósito (l. 5): conjunção.
  • D. Coragem (l. 5): adjetivo.

Em “um instrumento para compreender as sociedades contemporâneas” (linhas 2 e 3), a preposição “para”

  • A. indica a direção de um movimento.
  • B. expressa duração.
  • C. denota uma ideia de finalidade.
  • D. expressa proporção.
  • E. introduz o destinatário da ação.

Nos versos – as minhas mãos sob a nuca – e – mas o tato me dá –, o sentido expresso pela preposição sob e o expresso pela conjunção mas são, respectivamente, de

  • A. posição contígua e comparação.
  • B. posição inferior e oposição.
  • C. posição paralela e explicação.
  • D. posição superior e adição.
  • E. posição lateral e conclusão.

Mantendo-se o sentido, nos segmentos abaixo, o termo sublinhado que pode ser substituído por “a fim de” encontra-se em:

  • A. Melhor ainda: são ideais para a sala de aula. (1º parágrafo)
  • B. ... a literatura de cordel é excelente para a transformação da sociedade... (4º parágrafo)
  • C. ... e pode trazer política, defesa de causas e críticas sociais para a literatura de uma maneira profundamente envolvente. (4º parágrafo)
  • D. ... pode ser a oportunidade perfeita para colocar essas questões em pauta. (3º parágrafo)
  • E. ... e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais... (2º parágrafo)

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:

  • A. O efeito de que as moças pretendem obter em suas fainas, ao fim e ao cabo realizam-se como pretendido.
  • B. A técnica ilusória com cuja as moças contam acaba por se mostrar favorável diante do batatal.
  • C. Consiste a magia das moças maoris, a cada plantação, de cantar e dançar para que se alcance os melhores resultados.
  • D. A magia de um rito, cuja força as moças convocam no plantio, não as deixa frustrar-se.
  • E. As sementeiras de batatas, de cujo plantio as moças se aplicam, estão sujeitas para com os efeitos do vento leste.

No que se refere ao emprego dos pronomes no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome “eles” (linha 3) refere-se a “índios de fala tupi” (linha 5).
  • B. O autor emprega o pronome “nosso” (linha 12) em referência a si mesmo e aos povos indígenas que ocupavam o território brasileiro.
  • C. O pronome “eles” (linha 12) retoma “índios de fala tupi” (linha 5).
  • D. As formas pronominais “los” e “os”, em “viviam a servi-los, os uniformizando” (linha 22), possuem o mesmo referente no texto.
  • E. O pronome isso em “disso” (linha 25) retoma toda a ideia expressa nos parágrafos precedentes do texto.

O termo "que" NÃO é um pronome em:

  • A. ... que vai dar no chafariz. (1º parágrafo)
  • B. ... que me restava na palma da mão na hora de ir para casa. (3º parágrafo)
  • C. ... com que alegria eu me abaixava... (2º parágrafo)
  • D. ... que por causa da ponta preta... (2º parágrafo)
  • E. ... que também é conhecido pelo nome de flor-de- -coral. (4º parágrafo)

“No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser proibitivo...” (10º§) O termo sublinhado, de acordo com o contexto, pode ser substituído por:

  • A. Portanto.
  • B. Porquanto.
  • C. Além disso.
  • D. Não obstante.
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