Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A dúvida do aluno – Quem a chuva forte derrubou? – é causada porque

  • A. as palavras "aranha" e "parede" nomeiam, respectivamente, o animal e o objeto.
  • B. o "a", em " a derrubou ", pode retomar tanto "aranha" quanto "parede".
  • C. a expressão "Dona aranha" é usada em situações formais.
  • D. a parede foi mencionada no primeiro quadrinho.
  • E. "forte" refere-se à "chuva".

“Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham”; a frase abaixo em que o vocábulo onde/aonde foi mal empregado é:

  • A. “Muitos suicidas se detiveram no limiar da morte ao pensar no café aonde vão todas as noites para sua partida de dominó” (Balzac);
  • B. “Onde há casamento sem amor, vai haver amor sem casamento” (Franklin);
  • C. “Circo é o lugar onde se permite a cavalos, pôneis e elefantes verem homens, mulheres e crianças bancarem idiotas” (Ambrose Bierce);
  • D. “As pessoas onde é difícil achar defeitos devem ser difíceis de achar” (Nouailles);
  • E. “Os Lusíadas se tornaram para nós um pesadelo, porque ninguém sabia onde o diabo escondia o sujeito da oração naqueles versos retorcidos” (Fernando Sabino).

No trecho do Texto I “onde restam apenas cerca de 10% da vegetação nativa original” (l. 6-7), a palavra destacada foi empregada de acordo com as exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa.

Do mesmo modo, o emprego do pronome relativo onde atende a essas exigências em:

  • A. A dependência de biomassa ocorre porque não há oferta de fontes industriais de energia nas regiões onde as populações mais pobres vivem.
  • B. Os anos de 2009 a 2011 correspondem ao período onde a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas em vários estados do Nordeste.
  • C. Esses estudos devem ser complementados por estratégias onde possa ser evitado o desmatamento provocado pelo uso doméstico da madeira.
  • D. Na época onde o estudo foi realizado, a floresta encontrava- se profundamente reduzida e fragmentada, devido ao desmatamento desordenado.
  • E. Alguns estudos parecem atender a uma preocupação bastante pertinente onde se podem traçar estratégias de proteção ambiental.

A palavra ou a expressão a que se refere o termo destacado está corretamente explicitada entre colchetes em

  • A. “Ao longo de nossa evolução, desenvolvemos uma forma muito eficiente de detectar a luz” (l. 1-2) [cientistas]
  • B. Para que pudesse enxergar seu caminho à noite, o homem buscou o desenvolvimento de fontes de iluminação artificial.” (l. 9-11) [homem]
  • C. “Esse órgão nos permite enxergar formas e cores de maneira ímpar.” (l. 3-4) [luz]
  • D. “a eficiência desses dispositivos foi aumentada” (l. 23-24) [óleo animal ou vegetal]
  • E. “Esse gás poderia ser transportado por tubulações” (l. 31) [carvão mineral]

Em “Seu vazio não tem o conforto da proximidade da próxima comida.” (Texto I, l. 49-51), o pronome em destaque apresenta como referente a palavra

  • A. fome
  • B. Deus
  • C. nós
  • D. refeições
  • E. barriga

Considere o 4º parágrafo do texto:

Preservando-se o sentido em linhas gerais, o parágrafo do texto estará corretamente reescrito e com a correta correlação entre as formas verbais caso a lacuna I da frase acima seja preenchida com

  • A. a qual será
  • B. cuja seria
  • C. de cuja é
  • D. da qual fosse
  • E. à qual seja

Quanto ao hábito da leitura, devemos todos estimular o hábito de leitura entre os jovens, de modo que venham a adquirir o hábito de leitura acompanhado do prazer que ao hábito de leitura se agrega.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. lhe estimular − o adquirir − lhe agrega-se
  • B. estimulá-lo − adquiri-lo − se lhe agrega
  • C. estimular-lhe − adquirir-lhe − nele se agrega
  • D. estimulá-lo − lhe adquirir − a ele se agrega
  • E. estimular-lhe − adquiri-lo − se agrega ao mesmo

No trecho do Texto I “onde restam apenas cerca de 10% da vegetação nativa original” (l. 6-7), a palavra destacada foi empregada de acordo com as exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa.

Do mesmo modo, o emprego de onde atende a essas exigências em:

  • A. Alguns estudos parecem atender a uma preocupação bastante pertinente onde se podem traçar estratégias de proteção ambiental.
  • B. A dependência de biomassa ocorre porque não há oferta de fontes industriais de energia nas regiões onde as populações mais pobres vivem.
  • C. É preciso combater o desmatamento, onde fica evidente o processo de destruição da natureza para a criação de gado.
  • D. Os anos de 2009 a 2011 correspondem ao período onde a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas em vários estados do Nordeste.
  • E. Esses estudos devem ser complementados por estratégias onde possa ser evitado o desmatamento provocado pelo uso doméstico da madeira.

Indique o conector que corretamente pode ocupar a posição inicial do período abaixo, assinalada por [...].

[...] as principais investidas contra a identidade dos índios e a integridade do Parque Indígena do Xingu surgem na forma de projetos de hidrelétricas e de leis que preveem mineração nas reservas e demarcação de terras indígenas, os xinguanos mantêm intensa mobilização política para defender seus direitos e fazer a sociedade atual reconhecer as contribuições que eles podem oferecer-lhe.

  • A. Conquanto
  • B. Porquanto
  • C. Como
  • D. Embora
  • E. Por mais que

Há ERRO na indicação da passagem do texto a que se refere o pronome destacado em:

  • A. “... assim ela estará sempre acima do tempo.” (6º§) – a obra de arte
  • B. “É por isso que a arte ecológica tanto nos seduz.” (3º§) – o belo natural
  • C. “Se está feliz ele expressa sua felicidade no trabalho.” (5º§) – o homem
  • D. “E desperta a nossa criança interior, que estaria ansiosa para continuar brincando.” (1º§) – nossa criança
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...