Questões de Língua Portuguesa

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Para que o documento apresentado no texto CG1A2AAA atenda às normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) para a redação de comunicações oficiais, é necessário, entre outras alterações,

  • A. inserir o termo Cordialmente como fecho da comunicação, imediatamente antes da indicação do signatário do documento.
  • B. alinhar à esquerda a indicação do local e da data de emissão do expediente.
  • C. inserir o termo Senhor imediatamente antes da indicação do cargo do signatário — Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX.
  • D. substituir Ilustríssima por Vossa Excelência no campo em que constam as informações relativas à destinatária.
  • E. substituir Sua Excelência por Vossa Excelência no corpo do texto.

Com base no que dispõe o MRPR, assinale a opção que apresenta o vocativo adequado à comunicação oficial apresentada no texto CG1A2AAA.

  • A. Digníssima Senhora Senadora,
  • B. Ilustre Senhora,
  • C. Senhora Senadora,
  • D. Vossa Excelência a Senadora,
  • E. Excelentíssima Senhora,

Infere-se das informações presentes no documento apresentado no texto CG1A2AAA que esse documento é

  • A. uma exposição de motivos.
  • B. um ofício.
  • C. um aviso.
  • D. um memorando.
  • E. uma mensagem.

Conforme as normas estabelecidas pelo MRPR, no expediente apresentado no texto CG1A2AAA, deveria constar, obrigatoriamente,

  • A. a sigla relativa ao estado logo após Cidade X, na identificação do local de assinatura do expediente.
  • B. o endereço do sítio virtual do Senado Federal no rodapé do documento.
  • C. um parágrafo de desenvolvimento devidamente numerado.
  • D. o endereço para o qual a comunicação será remetida, abaixo da identificação da destinatária.
  • E. o nome do signatário seguido de sua assinatura logo após o termo Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX.

A comunicação oficial, tida como a maneira pela qual o Poder Público redige seus atos normativos e comunicações, deve obediência aos princípios de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, entre outros. Nesse sentido, para a perfeita e correta elaboração de comunicações oficiais, é fundamental a obediência aos princípios estabelecidos. De acordo com o exposto e com seus conhecimentos sobre o assunto, é correta, quanto às comunicações oficiais, a seguinte assertiva:

  • A. Não é permitido que um ato normativo, de qualquer natureza, seja redigido de forma claro.
  • B. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade na elaboração de documentos oficiais buscam contribuir para sua impessoalidade.
  • C. As comunicações oficiais devem obedecer à informalidade, mesmo que redigidas de forma polida.
  • D. Todas as autoridades do poder legislativo devem receber, em comunicações oficiais, o vocativo “excelentíssimo senhor”.

Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

Em eventual documento encaminhado ao reitor da Universidade de Brasília em resposta ao documento apresentado, o fecho adequado seria Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às características fundamentais da redação oficial, assinale a opção correta.

  • A. A clareza do texto oficial depende da prática do redator e de revisão especializada e atenta, não estando relacionada a aspectos do texto em si ou da linguagem nele empregada.
  • B. A impessoalidade dos textos oficiais deriva do princípio da impessoalidade, um dos princípios fundamentais da administração pública.
  • C. A formalidade caracteriza-se pela proposta de um padrão de apresentação dos textos oficiais, que é alcançado por meio da clareza datilográfica, do uso de papéis uniformes para o texto definitivo e da correta diagramação desse texto.
  • D. O cuidado com a linguagem materializa-se na obediência às regras de um padrão oficial de linguagem.
  • E. A concisão é uma característica dos textos oficiais que se concretiza por meio da economia de pensamento.

Assinale a opção correta de acordo com as características formais e linguísticas dos documentos oficiais.

  • A.

    O envelope que traga comunicação oficial endereçada a um senador da República deverá ser preenchido conforme o modelo abaixo.

  • B. O fecho adequado para figurar em uma comunicação oficial que parta de uma autoridade superior para uma autoridade inferior é Respeitosamente.
  • C. Em uma comunicação que tenha como destinatário o governador de um estado da Federação, o tratamento a ser-lhe dispensado deverá ser Vossa Excelência e o vocativo a ser empregado será Senhor Governador.
  • D.

    Em todas as comunicações oficiais, deve-se adotar, na identificação do signatário, o modelo abaixo.

  • E. No exemplo Mem. 72/2015 – Setor de Compras, constam a identificação do tipo e número do expediente bem como informação referente ao órgão para o qual esse expediente se destina, qual seja, o Setor de Compras.

Levando em consideração as características formais e linguísticas do padrão ofício, assinale a opção correta.

  • A. O endereço do destinatário é um item imprescindível em documentos do padrão ofício.
  • B. Os campos destinados às margens laterais esquerda e direita de documentos que se orientem pelo padrão ofício devem ter 1,5 cm de largura, no mínimo.
  • C. A numeração dos parágrafos que compuserem o texto de um expediente que siga o padrão ofício é obrigatória em todos os casos e serve para organizar a informação.
  • D. O aviso, o memorando e o ofício, exemplos de comunicações oficiais que se constroem consoante o padrão ofício, distinguem-se pela finalidade comunicativa.
  • E. Gráficos, ilustrações e notas de rodapé são itens estranhos ao padrão ofício.

Considerando os interlocutores envolvidos em atos comunicativos mediados por textos oficiais, assinale a opção correta.

  • A. O aviso é a comunicação oficial que parte de um ministro de Estado e que se destina a autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
  • B. O memorando medeia a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão pertencentes ao mesmo nível hierárquico ou a diferentes níveis hierárquicos.
  • C. O ofício tem como destinatário autoridade de mesma hierarquia que a autoridade remetente.
  • D. A exposição de motivos denominada interministerial é aquela que se dirige a mais de um ministro.
  • E. A mensagem é o expediente oficial de que se serve o presidente da República para comunicar-se com os ministros de Estado.
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