Questões de Língua Portuguesa

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Suponha que o delegado Brasileiro da Silva, que atua na 100 a Delegacia de Polícia do Gama/DF, resolva escrever para o diretor Fulano de Tal de uma escola pública da região, a fim de manifestar o desejo de apresentar à comunidade escolar o projeto Perito Criminal: conheça essa profissão. Considerando a situação hipotética descrita e o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República a respeito da comunicação oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. A correspondência apropriada à situação seria o ofício. Nesse caso, o endereço do destinatário não deveria constar do documento, já que seria informado no envelope. Por outro lado, se a referida escola pertencesse à rede privada, o expediente mais aconselhável seria a exposição de motivos.
  • B. O remetente deveria empregar o vocativo Senhor (seguido do cargo respectivo do destinatário) e o pronome de tratamento Vossa Senhoria sempre que se dirigisse, ao longo do texto, ao seu interlocutor. Quanto ao fecho, a forma adequada seria Atenciosamente.
  • C. Por se tratar de uma correspondência que envolve autoridades do serviço público de mesma hierarquia e que tem o propósito de expor um projeto desenvolvido por uma delegacia de polícia, o destinatário deveria expedir uma exposição de motivos. Nesse caso, em especial, seria apropriado o uso de construções como Tenho o prazer de apresentar à vossa escola ou Considerando a relevância da função que exerceis para a formação de cidadãos de bem, venho por meio desta.
  • D.

    Dependendo do grau de formalidade da relação entre os interlocutores, o remetente poderia tanto expedir um ofício quanto uma exposição de motivos. Apenas no segundo caso, entretanto, o envelope deveria ter a seguinte forma de endereçamento:

    Ao Ilustríssimo Senhor

    Fulano de Tal

    Quadra X, Conjunto Y, Lote 00, Setor Z

    72400-XYZ – Brasília. DF

  • E. Caso o destinatário ocupasse um cargo hierarquicamente inferior ao do diretor da escola em questão, o remetente deveria optar pelo aviso e, consequentemente, poderia dispensar as informações quanto ao tipo e ao número do expediente, bem como a sigla do órgão pelo qual seria expedida tal correspondência.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o modelo acima representa uma comunicação oficial do tipo

  • A. memorando.
  • B. mensagem.
  • C. exposição de motivos.
  • D. telegrama.
  • E. email.

Acerca da comunicação oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. É utilizada somente entre os funcionários do mesmo órgão público.
  • B. Objetiva estabelecer diferenças entre os documentos de organizações públicas e privadas.
  • C. Selecionar pessoas que dominam as regras oficiais para atuar na Administração Pública.
  • D. Padroniza na diplomacia a comunicação em língua estrangeira.
  • E. Registra, avalia, controla e dinamiza diferentes processos e procedimentos da Administração Pública.

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura completa e sequencial do modelo de documento do tipo Ofício.

  • A. cabeçalho com informações do remetente; tipo; numeração e órgão que o expede; local e data; vocativo; assunto; texto; fecho; assinatura; nome e cargo
  • B. tipo, numeração e órgão que o expede; local e data; assunto; vocativo; texto; fecho; nome e cargo
  • C. local e data; tipo, numeração e órgão que o expede; vocativo; texto; assunto; fecho; assinatura; nome e cargo
  • D. assunto; tipo, numeração e órgão que o expede; vocativo; texto; local e data; fecho; assinatura; nome e cargo
  • E. cabeçalho com informações do remetente; assunto; vocativo; texto; local e data; fecho; assinatura; nome e cargo

Os atos e expedientes oficiais precisam informar com clareza e objetividade, uma vez que precisam ser compreendidos por todo cidadão. Dessa maneira, é fundamental que façam uso da norma culta da língua portuguesa, que compreende

  • A. a aplicação das regras gramaticais da língua e o uso de termos rebuscados.
  • B. a observação das regras da gramática formal e o emprego de um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
  • C. o uso de termos da técnica jurídica e o emprego de vocabulário culto.
  • D. a utilização de uma forma de linguagem burocrática e a observação das regras gramaticais.
  • E. a observação das exigências técnicas dos atos legislativos e o uso de expressões da linguagem informal.

Quanto às atas de reunião, é correto afirmar que

  • A. o texto deve ser escrito de modo legível, sem abreviaturas e, para melhor clareza, deve ser dividido em parágrafos com correta pontuação.
  • B. as atas devem ser assinadas pelas pessoas que secretariaram a reunião, exceto quem a presidiu.
  • C. este documento não pode conter rasuras; caso ocorra algum erro, consertar com “DIGO” ou “EM TEMPO”.
  • D. deve constar um Termo de Abertura, datado e assinado por pessoa autorizada na última página de um livro ATA.
  • E. deve constar: cabeçalho, nome e endereço da empresa, o resumo dos assuntos, e o local, data e hora da finalização.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. Entretanto, o

  • A. aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
  • B. ofício é uma das modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • C. aviso é um instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.
  • D. aviso é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida.
  • E. ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

Considere a situação em que um funcionário de uma equipe da Funai precise redigir um ofício para encaminhar ao titular da Coordenação Geral de Índios Isolados a solicitação dos índios de criação, nas proximidades de suas aldeias, de uma coordenação técnica local.

De acordo com as normas de redação de atos e comunicações oficiais, nesse expediente, deve(m) constar

  • A. tipo e número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede.
  • B. vocativo, que, no caso, deve ser Excelentíssimo Chefe da Coordenação Geral de Índios Isolados.
  • C. introdução, de preferência, iniciada por termos que expressem cortesia, como, por exemplo: “Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência”.
  • D. justificativa do pedido encaminhado, sendo adequada, por exemplo, a seguinte redação: Conforme é de vosso conhecimento, esse povo indígena vem há muito reivindicando a tal criação, porque se encontra em situação de vulnerabilidade.
  • E. a identificação do emissor – nome e cargo que ocupa –, dispensada a assinatura, por se tratar de funcionário que não ocupa cargo de chefia.

Considere a hipótese de a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul ter adotado, como padrão para correspondência oficial, o Manual de Redação da Presidência da República para o seguinte case: o Diretor de Cerimonial e Relações Públicas da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul resolveu implementar novas diretrizes para o controle financeiro dos eventos organizados pela Diretoria. A comunicação dessas diretrizes, de acordo com o referido Manual, deve ser feita aos funcionários que trabalham no órgão por meio de

  • A. um memorando.
  • B. um aviso.
  • C. um ofício.
  • D. uma mensagem.
  • E. uma epístola.

O título do texto, “Aquilo por que vivi”, apresenta a preposição “por” em função de uma exigência. Trata- se de uma exigência de:

  • A. concordância
  • B. colocação pronominal
  • C. regência
  • D. estilística
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