Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar. O rico porque tem certeza que vai ser achacado. A classe média porque não sabe em que categoria vai cair." Para o sentido pretendido nesse trecho, assinale a alternativa na qual a pontuação estaria incorreta.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro, tem medo da polícia; o pobre, porque acha que vai apanhar. O rico, porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média, porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa correta:
Em "Era um velho limpo...", a palavra em negrito tem significado denotativo, ou seja, restringe-se apenas à idéia de limpeza.
"...havia sempre tanta gente...". Substituindo "tanta gente" por tantas pessoas, a frase passaria a ter a seguinte redação: ...haviam sempre tantas pessoas
Em "O lençol estava vermelho", o termo grifado exerce a função de objeto direto do verbo "estava".
A descrição do ambiente sujo de sangue assume características hiperbólicas.
Assinale a opção em que fragmento de texto apresenta erro gramatical.
Os próximos quatro anos serão decisivos para a reconstrução republicana. O resultado das eleições demonstraram clara independência com as populações locais.
Elas não entregam mais seus ouvidos e, com eles, os seus votos, aos chefetes locais. Isso anuncia surpresas importantes nas eleições municipais de 2008.
É agora o tempo oportuno para as grandes reformas (como a agrária), que vêm sendo adiadas neste país há mais de 40 anos e sem as quais continuaremos sendo um dos países mais injustos do globo.
Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto seguinte.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O período ficaria gramaticalmente incorreto se as duas ocorrências de ser na linha 2 estivessem flexionadas no plural serem.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; já que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; visto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; além do que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; contanto que a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.
Mas acontece que na vida real esta última construção só ocorre na escrita; conquanto a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito
Acerca das relações lógico-sintáticas textuais, as opções seguintes apresentam propostas de associação, mediante o emprego de conjunção, entre períodos sintáticos do texto acima. Assinale a opção que apresenta proposta de associação incorreta.
Texto para resolver as questões de 1 a 7.
"Há um tradicional silêncio em suas salas e um dorido repouso em suas poltronas" (linhas 9 a 11). A palavra destacada pode ser substituída, sem alterar o sentido, por:
dolorido.
suave.
aconchegante.
descomunal.
importante.
Com base no que prescrevem os manuais de redação de comunicações oficiais e as gramáticas normativas, julgue os próximos itens.
Com relação à forma, no expediente de comunicação oficial exposição de motivos, que, geralmente, vem abreviado "EM n.o ...", não deve constar, além do vocativo, nenhuma expressão que designe o destinatário de tal comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...