Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o conjunto dos significados produzidos pelo texto acima, tanto na parte verbal quanto na visual, julgue os itens a seguir.
Respeitam-se as regras gramaticais e os sentidos do texto ao substituir a expressão para a atmosfera (l.4-5) por à atmosfera.O texto apresentado constrói-se de forma impessoal. Em que passagem o(s) verbo(s) NÃO se apresenta(m) de forma impessoal?
"Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo — " (l. 1-2)
"Há duas boas maneiras para fazer isso:" (l. 2-3)
"porque gostar do assunto gera interesse'," (l. 6-7)
"o desinteresse, ao contrário, é uma espécie de 'sedativo'," (l. 12-13)
"Não dá para esperar o mesmo nível de retenção de informação..." (l. 25-26)
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 15, o vocábulo que tem como referente semântico o termo sabedoria.Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
No segundo parágrafo, as duas ocorrências de na (l.8 e 9) indicam que a forma verbal consiste (l.8) tem dois termos que a complementam: o iniciado por valorização (l.8) e o iniciado por criação (l.9).
Julgue os itens seguintes, referentes a redação de correspondências oficiais. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes dos poderes da República é Ilustríssimo Senhor.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de 50 a 55.
Os segmentos que pisava os pastos (l.6) e que palmilhavam os caminhos (l.7) classificam-se como orações subordinadas adjetivas explicativas.Julgue os itens a seguir quanto aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima.
Nas linhas 19 e 20, a grafia das formas verbais estimulálos, avaliá-los e premiá-los justifica-se porque, na ênclise de verbos terminados em vogal a+r, suprime-se o r e acentua-se o a, o pronome toma a letra l e une-se à forma verbal por um hífen.
"ativam-se as memórias visual, auditiva, verbal e lingüística." (l. 4-5)
"com quem se podem trocar idéias e experiências." (l. 15-16)
"...quando se lê um e-mail..." (l. 26)
"...enquanto se conversa ao telefone..." (l. 26-27)
"...quando se encontra a solução de um problema." (l. 37-38)
Escolha a opção que corresponde, respectivamente, à descrição da função sintática dos elementos destacados:
"Como a Universidade Católica de Washington precisa aprovar o orçamento, a proposta feita pela curadoria foi centralizar o trabalho no material relativo ao Brasil, com os volumes publicados no país e em Portugal."
objeto direto; agente da passiva; sujeito; adjunto adverbial.
objeto indireto; sujeito; agente da passiva; adjunto adnominal.
objeto direto; sujeito; agente da passiva; adjunto adverbial.
núcleo do sujeito; objeto direto; agente da passiva; predicado verbal.
objeto direto; agente da passiva; sujeito; complemento verbal.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto.
Preservam-se o sentido e a correção gramatical, se for empregada a preposição em antes de que (l.4).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...