Questões de Língua Portuguesa

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“Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.

Os dois elementos ligados pela conjunção E são fatores bastante diferentes; o pensamento abaixo em que os termos ligados por essa conjunção podem ser considerados sinônimos é:

  • A. “A Academia Francesa é como a Universidade: uma e outra eram necessárias num tempo de ignorância e de mau gosto; hoje são ridículas” (Voltaire);
  • B. “A agulha é pequena e delgada; no entanto sustenta uma família toda” (Steinberg);
  • C. “O amor e a amizade excluem-se mutuamente” (La Bruyère);
  • D. “A amizade de alguns homens é mais funesta e danosa do que o seu ódio ou aversão” (Marquês de Maricá);
  • E. “Todo bajulador tem de ser forçosamente um malévolo e um ingrato” (Nestor Vítor).

“está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, / mas que terá impactos positivos para os pacientes”. O emprego da conjunção “mas” supõe uma oposição entre o primeiro e o segundo segmento desse trecho do texto 1.

Tal oposição se verifica entre os seguintes termos:

  • A. estar no forno / ter impactos positivos;
  • B. revolução / impactos positivos;
  • C. médicos / pacientes;
  • D. não escapar / ter impactos;
  • E. médicos não escaparão / impactos positivos para os pacientes.

A expressão sublinhada tem seu sentido expresso, em outras palavras, em:

  • A. ... ameaça tornar ociosos os dicionários, enciclopédias e compêndios... (3º parágrafo) / obsoletos
  • B. ... a única maneira de multiplicá-lo. (1º parágrafo) / decompô-lo.
  • C. ... o Google se esforça para substituir as sumidades do conhecimento. (3º parágrafo) / os inábeis
  • D. Uma pergunta a um deles era a garantia de uma aula. (2º parágrafo) / prepotência
  • E. De 15 anos para cá, o Google se esforça para substituir... (3º parágrafo) / se surpreende

O Texto II estabelece uma oposição entre as seguintes ideias:

  • A. “conseguir uma promoção” (l. 2-3) e “ganhar uma bolsa de estudos” (l. 3-4)
  • B. “atingimento de metas” (l. 8) e “despreocupação com essa busca” (l. 18)
  • C. “relativizar as chatices diárias” (l. 20-21) e “tirar proveito do imprevisto” (l. 27)
  • D. “ficar assombrado consigo próprio” (l. 27-28) e “aturar o inevitável” (l. 26)
  • E. “patrulha do pensamento” (l. 38-39) e “adequação à sociedade” (l. 40)

No trecho “Que vivem dentro de um horizonte tão retraído que nele não cabe um futuro que não seja a repetição da vida ruim.” (Texto I, l. 4-6), os elementos destacados estabelecem uma relação semântica de

  • A. alternância
  • B. explicação
  • C. adversidade
  • D. causa e efeito
  • E. proporção

Na construção da coesão textual, a relação entre hiperônimos e hipônimos é fundamental, pois contribuem para a retomada de sentido no texto. Marque com 1 as palavras que no texto funcionam como hiperônimos e com 2 as que funcionam como hipônimos.

( ) Espécie

( ) Espécimes

( ) Rinocerontes-negros

( ) Bichos

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 2, 1, 1
  • B. 1, 2, 1, 2
  • C. 1, 1, 2, 1
  • D. 2, 1, 1, 2

No início do texto, o autor faz um emprego formal e incomum da linguagem na passagem “governaram- me a vida:” (1°§). Considerando-se o contexto, a construção em questão equivaleria, semanticamente, à seguinte reescritura:

  • A. governaram para mim, a vida.
  • B. governaram a minha vida
  • C. eu governava a vida
  • D. governaram a vida de todos

O segmento sublinhado que introduz uma explicação encontra-se em:

  • A. Depois, íamos passear à beira do lago... (1º parágrafo)
  • B. O fato é que não me sobrou nenhuma... (5º parágrafo)
  • C. ... estendia a mão para tocar o pequeno grão... (2º parágrafo)
  • D. ... só para que tivéssemos o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)
  • E. ... é que não me lembro de jamais ter visto... (5º parágrafo)

Para a compreensão textual, é importante conhecermos a significação das palavras, sob pena de não conseguirmos acompanhar as intenções do autor sem o entendimento delas. Sobre sinonímia e significação das palavras, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. Estória, utilizada no texto, e história são sinônimos, isto é, poderiam ser trocadas no texto sem prejuízo de sentido.
  • B. Espairar é uma corruptela, isto é, uma pequena corrupção, do verbo espalhar, utilizado no texto para se aproximar mais da origem rural da personagem.
  • C. Desinquietar é um neologismo criado para ser o contrário de inquietar.
  • D. Para ter o sentido correto, o autor deveria ter utilizado desassossegar ao invés de desinquietar, e sua escolha se justifica apenas pela licença poética.

Assumem sentidos opostos, no texto, as expressões

  • A. cooperativas comunitárias e empresas familiares (7º parágrafo).
  • B. singularidade de seus muitos ecossistemas e diversidade das culturas (2º parágrafo).
  • C. biorregião e ecossistema local (5º parágrafo).
  • D. “viver melhor” e “bem viver e conviver” (8º parágrafo).
  • E. centralização e hierarquização (1º parágrafo).
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