Questões de Língua Portuguesa

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Um segmento que expressa ideia de causa, com relação ao trecho que o antecede imediatamente, está sublinhado em:

  • A. No chão é ente insuficiente o quati.
  • B. Agora, se alcança árvore, quati arma banzé.
  • C. Fora do mato, no limpo, tamanduá nega encrenca.
  • D. Monta episódio. E até xinga cachorro.
  • E. O rabo desequilibra de tanto rente na terra.

No trecho do Texto I “Há, porém, outras perturbações de origem humana e de menor escala, mas contínuas e generalizadas, que podem ser descritas como crônicas” (l. 32-34), a palavra destacada tem o sentido contrário de

  • A. passageiras
  • B. assageiras
  • C. profundas
  • D. perenes
  • E. violentas

O cronista explora, com efeito literário, uma contraposição de sentido entre estas duas expressões:

  • A. sem protestar // sem espinafrar (1º parágrafo)
  • B. grávido de razões // tenho reclamado muito isto e aquilo (2º parágrafo)
  • C. buracos das ruas // show luxuoso (3º parágrafo)
  • D. as amendoeiras neste inverno // folhas vermelhas voando no ar (3º parágrafo)
  • E. olhe para o chão // seus tradicionais buracos (4º parágrafo)

O último parágrafo do texto revela a conclusão do autor sobre o tema abordado. Por meio da passagem “se me fosse dada tal oportunidade”, evidencia-se, em relação à ideia precedente, um sentido de:

  • A. condição
  • B. concessão
  • C. causa
  • D. conformidade

Considerando o contexto, e os significados atribuídos no texto aos vocábulos em destaque, identifique a relação estabelecida de forma indevida a seguir.

  • A. Implicações / ligações.
  • B. Ressalvar / compensar.
  • C. Dialética / argumentativa.
  • D. Enfrentamento / oposição.

O 4º§ é introduzido pelo termo “contudo” que estabelece uma relação tal entre as informações que o antecedem e que o sucedem que poderia ser substituído sem qualquer prejuízo semântico por:

  • A. Todavia.
  • B. Porquanto.
  • C. Desde que.
  • D. Consoante.

A relação de sentido estabelecida entre as orações no trecho do segundo parágrafo – ... recusei algumas, aceitei outras. – também está presente em:

  • A. Veio entrevistar algumas pessoas e, não sei por que, pediu-me...
  • B. ... que serviria de roteiro para o trabalho que deveria apresentar.
  • C. Pensando na atual crise política, sugeri “Garruchas e punhais”...
  • D. A moça riu mas não gostou.
  • E. Ela não gostou – nem eu.

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto A participação política das mulheres no Brasil:... — indicado entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse mesmo trecho. Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto.

  • A. “Convém registrar, também, as interrupções na trajetória democrática do país por regimes ditatoriais” (l. 30 e 31): Convém registrarem as interrupções na trajetória democrática do país por regimes ditatoriais
  • B. “Na entrada do terceiro milênio, o ingresso das brasileiras na política institucional ainda é tímido” (l. 1 e 2): Na entrada do terceiro milênio, as mulheres no Brasil ainda têm receio de ingressar na política institucional
  • C. “Porém, esse é um quadro que já se mostrou menos animador” (l. 2 e 3): Esse quadro no entanto, já foi menos animador
  • D. “Seja em cargos eletivos, seja em postos de direção nos órgãos executivos ou no sistema judiciário” (l. 15 e 16): Seja em cargos eletivos, em postos de direção, nos órgãos executivos ou no sistema judiciário
  • E. “o Brasil está entre as nações que apresentam a mais baixa representação política feminina no Ocidente” (l. 25 a 27): o Brasil é uma das nações cuja representação política feminina é uma das mais baixas no Ocidente

A correção e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse

  • A. o trecho “que se repete” (l.28) por que repete-se.
  • B. a expressão “Não obstante” (l.24) por Embora.
  • C. o artigo “a” (l.33) por na.
  • D. a conjunção “Porém” (l.2) por Mas.
  • E. o adjetivo “expressiva” (l.20) por ampliativa.

Um segmento do texto encontra seu sentido expresso em outros termos em:

  • A. extraordinária vida daquele homem (2o parágrafo) / excepcional existência daquele indivíduo
  • B. dois grandes símbolos da cultura (2o parágrafo) / dois principais pilares da nação
  • C. insubmissão violenta à opressão (2o parágrafo) / insubordinação determinante à hierarquia
  • D. utopia de uma nação democrática (2o parágrafo) / ideal de um estado revolucionário
  • E. epicentro simbólico da história (1o parágrafo) / convergência analógica da narrativa
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