Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Considere o quadrinho para responder às questões de números 17 e 18.
Substituindo-se as expressões a repetição, o gol, ao jogador por um pronome, de acordo com a norma culta, tem-se, respectivamente:
consultou-a – anulou-o – mostrou-lhe.
consultou-la – anulou-lo – mostrou-o.
consultou ela – anulou ele – mostrou ele.
consultou-na – anulou-na – mostrou-lo.
consultou-lha – anulou-lhe – mostra-lhe.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de 50 a 55.
O termo fiscalismo (l.18) é derivado por sufixação da forma fiscal e, pelos sentidos do texto, está sendo empregado para transmitir a idéia de excesso de fiscalização.Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Neste trecho, a vírgula após a palavra 'Bahia' é:
opcional, pois 'Bahia' e 'Estado' são termos equivalentes.
obrigatória, pois separa um termo de seu segmento explicativo.
opcional, pois depende do estilo de cada autor.
obrigatória, pois equivale a uma longa pausa na fala.
opcional, pois poderia ser substituída por um ponto final.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Atentando para os elementos lingüísticos e gramaticais do texto V, julgue os itens que se seguem.
O acento gráfico da palavra "pólo" (L.12) justifica-se pelas mesmas razões gráficas da acentuação das palavras: pêlos, pêras, pôde.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Sobre a oração – Vivia-se a ética – é correto afirmar que
o pronome se é considerado índice de indeterminação do sujeito.
o verbo pode tanto ir para o plural como ficar no singular, caso o termo ética seja flexionado no plural.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Para responder às questões de números 13 a 15, assinale, na folha de respostas, a letra da alternativa que corresponde à frase inteiramente clara e correta.
Como se queima combustíveis fósseis com números cada vez maior de veículos automotivos, isso tornouse um importante fator de poluição ambiental em especial em grandes cidades.
Os números cada vez maior de veículos automotivos que queimam os combustíveis fósseis, fato que se tornou importante fator de poluição ambiental, especialmente nas grandes cidades.
A queima de combustíveis fósseis por um número cada vez maior de veículos automotivos tornou-se um importante fator de poluição ambiental, especialmente nas grandes cidades.
O número cada vez maior de veículos automotivos com a queima de combustíveis fósseis, é um importante fator nas grandes cidades, em especial, que as poluem.
É especialmente nas grandes cidades que a queima de combustíveis fósseis nos veículos automotivos, com número cada vez maior, tornaram-se importantes como poluição do ambiente, dessas grandes cidades.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 12, considere a crônica (Texto I) e o poema (Texto II) que seguem.
A transposição para a voz passiva de uma frase de um dos textos está correta em:
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:
À força dos nomes próprios ...... (corresponder), pelas razões expostas no texto, a força de estreitamento do espaço que há numa gaiola.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O termo "alteridade" é hoje um conceito primordial. Esse termo é formado de "alter" (do latim, "outro") mais o sufixo "(i)dade", que significa "qualidade", "característica". Em termos práticos, a alteridade hoje deve ser entendida como a qualidade de:
valorizar a cultura e a identidade do outro, independentemente de quem seja essa pessoa ou quão diferente sua cultura nos pareça.
apreciar a sociedade do outro, entendendo que ela contém elementos semelhantes à nossa sociedade e cultura, que serve de modelo para todas as que nos cercam.
admirar as diferentes culturas, entendendo que elas são frutos do modelo de colonização européia e que, assim, todos somos irmãos.
valorizar as sociedades de tradição não-européia, atribuindo a elas a manutenção de tradições que o colonialismo europeu destruiu em nossa moderna cultura.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...