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Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Os verbos Acreditam (l.3), Estão (l.8) e posicionam (l.9) estão flexionados no plural para concordar com consumidores (l.1).
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabemos que a maioria dos pronomes tem a função de remeter a algum outro elemento, que pode estar no texto ou fora dele (na situação discursiva). No texto 4, a função de remissão textual é desempenhada por:
'eu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'meu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'no' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'seu' – no trecho "é um nome que perdeu seu status de amador."
'eu' – no trecho "talvez eu ganhe um ponto por originalidade."
O grupo de palavras em que há um erro de acentuação é:
compromísso, saúde, saída
inteligência, céu, enjôo
prudência, caráter, já
história, pátio, série
idéia, própria, impossível
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Leia a charge de Frank para responder às questões de 01 a 05Assinale a alternativa correta:
código leva acento por ser uma palavra oxítona terminada em – o.
a divisão silábica de grosso e barra é, respectivamente, gro – sso / bar – ra.
agora, morfologicamente, é um advérbio.
Humm... é um complemento nominal.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) - 2006
Em, todos os "Cachoeiros" de Itapemirim... A passagem aspeada, no plural, se justifica pelo fato de (assinale a correta):
haver muitas cidades assim denominadas;
ser originalmente plural o nome da cidade à que alude o Autor;
ser apenas um substantivo próprio como qualquer um outro;
não serem muitas as cidades em que tal fato ocorre;
ter sido tomada como símbolo de todas as outras cidades, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o terceiro parágrafo do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no quarto período, as vírgulas que isolam a conjunção "portanto" são dispensáveis, já que esse termo, na frase, serve apenas para enfatizar o imperativo negativo de "exagerar".
o verbo "convir", no quinto período, está na terceira pessoa do plural por concordar com o termo "o tema do gênio versus destino".
no sexto período, a vírgula que antecede a oração "a sua carreira foi plácida" pode ser trocada, sem prejuízo semântico para o texto, por dois pontos.
o pronome possessivo "sua", no quinto período, faz referência aos "homens que acabaram recebendo títulos de nobreza e carregando pastas ministeriais".
as palavras "tipógrafo", "repórter" e "funcionário", no sexto período, inserem-se numa progressão semântica e são acentuadas pelo mesmo motivo.
Texto para resolver as questões de 4 a 10.
O texto apresentará erro gramatical caso se substitua
Considerando os trechos abaixo, que constituem um texto, assinale a opção incorreta no que se refere ao emprego das classes de palavras e suas flexões.
A técnica de estabelecer freios ao poder na linha da tradição ocidental não é o único caminho possível para a vigência dos direitos humanos.
Não é da essência de um regime de direitos humanos a separação entre o domínio jurídico e os outros domínios da existência humana, como os domínios religioso, moral e social.
O Ocidente repetirá hoje os mesmos erros do passado se insistir na existência de um modelo único para a expressão e a proteção dos direitos humanos.
Estados Unidos e Europa desrespeitaram a autonomia de destino de cada povo se tentarem impor sua verdade, sua economia, seu modo de vida, seus direitos humanos.
Julgue se os seguintes itens estão de acordo com o uso padrão da sintaxe de concordância e de regência e com o emprego do sinal indicativo de crase.
É preferível falar baixo e com discrição à gritar e prejudicar a relação com a vizinhança.
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