Questões de Língua Portuguesa

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No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

A substituição da forma verbal “terem” (l.6) por que têm preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A frase cuja redação está inteiramente correta é:

  • A. Obtido pela identificação por radiofrequência, os dados das placas de veículos são passíveis em oferecer informações valiosas acerca dos motoristas.
  • B. Na cidade inteligente, a automatização da gestão de setores urbanos são facilitadores de serviços imprecindíveis, como saúde, educação e segurança.
  • C. Londres e Barcelona estão entre as cidades que mais destaca-se em termos de inteligência, com avançados centros de operação de dados.
  • D. São necessários viabilizar projetos de cidades inteligentes, amparados em políticas públicas que salvaguardam os dados abertos dos cidadãos.
  • E. O aprimoramento de técnicas de informatização de dados permitiu que surgisse um novo conceito de cidade, concebido como espaço de fluxos.

Está correta a redação da seguinte frase.

  • A. No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade.
  • B. Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estress e a depressão.
  • C. Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles.
  • D. Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro.
  • E. Por abrigar esculturas de insignes artistas brasileiros, o Cemitério da Consolação tornou-se um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, do qual os paulistanos se orgulham.

Considerando que cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto Reforma eleitoral no Brasil:... — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita, além de veicular informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical.

  • A. “De 1889 a 1930 (...) do modelo majoritário” (l. 9 a 11): Entre 1889 a 1930 (Primeira República), os sistemas eleitorais utilizados variavam conforme o modelo vigente
  • B. “Nesse período, (...) participação eleitoral” (l. 15 a 17): Nesse período, ocorria fraudes em larga escala e havia reduzida participação eleitoral nas eleições para presidente e para a Câmara dos Deputados
  • C. “Em 1932, foi (...) uma democracia efetiva” (l. 18 a 20): Em 1932, criou-se o primeiro Código Eleitoral brasileiro, e este foi o primeiro passo para a consolidação de uma democracia efetiva
  • D. “Cabe ressaltar que (...) proporcional no país” (l. 24 a 27): Cabe ressaltar que até a década de 1930, nenhum partido ou movimento político, com alguma expressão, defenderam a introdução da representação proporcional no país
  • E. “Até 1880, o sistema (...) (segundo nível)” (l. 4 a 7): Antes de 1880, o sistema de votação era feito em dois níveis: os eleitores eram eleitos pelos votantes (primeiro nível), que, por conseguinte, depois escolhia os representantes para a Câmara dos Deputados (segundo nível)

No primeiro período do segundo parágrafo, as duas orações que não se subordinam a nenhuma outra contêm os seguintes verbos:

  • A. conserva − experimento
  • B. terem ocorrido − conserva
  • C. tornaram − penetra
  • D. tornaram − experimento
  • E. conserva − penetra

Uma redação alternativa para o segmento ... mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial (3o parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em:

  • A. conquanto seja a fragilidade mesma do colorido, aliada à graciosidade fugaz, em contraposição à riqueza consolidada da outra, que contribui para a formação de um clima primaz.
  • B. não obstante a própria instabilidade da coloração, à sua gratuidade pode-se comparar o fausto despreocupado da outra, que contribui para instaurar um ambiente primevo.
  • C. todavia, é devido à própria fragilidade do tom − à sua graciosidade irrequieta − posta em paralelo com o fausto inabalável da outra, que contribui para inventar um ambiente primordial.
  • D. mas é, no entanto, a própria delicadeza do matiz, sua gratuidade inconstante, que, comparada ao luxo estável da outra, contribui para a conformação de um meio ambiente ancestral.
  • E. é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva.

Atente para as seguintes construções:

I. Haveria ainda mais hipocrisia, nas relações entre o homem e a mulher americanos, caso não venham a se organizar os atuais protestos contra o assédio sexual.

II. Não fossem as iniciativas das mulheres americanas, que não hesitam em processar os desrespeitadores machistas, não se demoveriam práticas detestáveis de discriminação e desrespeito.

III. Havendo ameaça de um processo, é natural que os homens americanos passem a acautelar-se quanto às atitudes que venham a tomar em suas relações com as mulheres.

A correlação entre tempos e modos verbais está plenamente respeitada APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Assinale a alternativa correta em relação a aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “até” (linha 1) é empregado no texto com o sentido de inclusive.
  • B. Por ter valor enfático, a vírgula empregada após a palavra “linguística” (linha 1) poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
  • C. Na oração adjetiva expressa às linhas 6 e 7, o sujeito — “esse comportamento” — está posposto ao verbo.
  • D. A conjunção “mas” (linha 7) introduz, no período, oração com sentido adversativo.
  • E. Por ser expletiva, a partícula “se”, em “Chegou-se” (linha 9), poderia ser excluída do texto, sem prejuízo para a correção gramatical e a coerência textual.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A substituição da expressão “podem ser produzidos” (linhas 2 e 3) por pode ser produzida manteria a correção gramatical do texto.
  • B. Na linha 9, o emprego do acento grave, indicativo de crase, em “à língua” justifica-se pela regência do verbo “supor” e pela presença de artigo definido feminino.
  • C. A expressão “Em outras palavras” (linha 12) introduz, no período, uma contradição ao que foi dito no período anterior.
  • D. A supressão do termo “os”, em “e os que não podem ser produzidos” (linhas 18 e 19) manteria a coerência das ideias do texto.
  • E. A conjunção “enquanto” (linha 21) poderia ser substituída no texto, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias expressas, por conquanto.

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “como” (linha 1) introduz oração de sentido comparativo.
  • B. O período iniciado à linha 6 é formado por duas orações: uma principal e outra a ela subordinada.
  • C. A flexão de plural em “devem estudar” (linha 13) justifica-se por ser indeterminado o sujeito da oração.
  • D. A vírgula empregada após “sintaxe” (linha 15) assinala elipse.
  • E. No último período do texto, identifica-se uma oração reduzida com valor adverbial.
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