Questões de Língua Portuguesa

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“Nesse contexto, as camadas populares e seus bairros/favelas são crescentemente objeto de estigmatização, percebidos como causa da desordem social o que contribui para aprofundar a segregação nesses espaços”.

Nesse segmento do texto 2, o componente textual que NÃO se refere ou substitui um elemento anterior do texto é:

  • A. Nesse contexto;
  • B. seus;
  • C. desordem social;
  • D. que;
  • E. nesses espaços.

A frase “Me traz um refri” tem um vocábulo abreviado da mesma forma que o vocábulo sublinhado abaixo:

  • A. O portuga não me pagou o que deve!
  • B. O atraso dos trens me deixou irritado.
  • C. Assisti a um Fla X Flu no domingo.
  • D. A CPI dos Correios deu encrenca!
  • E. A Uerj fará vestibular no próximo sábado.

“Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados” / mais sofisticação nos exames realizados.

  • A. “Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual” / finalidade;
  • B. “Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio” / meio;
  • C. “..., fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões” / modo;
  • D. “Dando algum desconto para as previsões,...” / concessão;
  • E. “Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol” / tempo.

“A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde...”.

Os termos sublinhados podem ter a função de agentes ou pacientes dos termos anteriores; exerce(m) a função de agente:

  • A. todos eles;
  • B. nenhum deles;
  • C. somente o primeiro;
  • D. somente o segundo;
  • E. somente o segundo e o terceiro.

A preocupação com o planeta levou Abu Dhabi a tirar do papel a cidade sustentável de Masdar. (3º parágrafo)

Ao substituir-se a forma “levou” pela construção “fez com que”, o segmento sublinhado deverá ser substituído, preservando-se a correlação verbal, por

  • A. tirará.
  • B. tira.
  • C. tirava.
  • D. tirasse.
  • E. tirar.

A frase escrita com correção é:

  • A. Humberto de Campos, jornalista, critico, contista, e memorialista nasceu, em Miritiba, hoje Humberto de Campos no Maranhão, em 1886, e falesceu, no Rio de Janeiro em 1934.
  • B. O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio à ser considerado, o mais celebre de sua obra: Memórias, crônica dos começos de sua vida.
  • C. Em 1912, Humberto de Campos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, e entrou para O Imparcial, na fase em que ali encontrava-se um grupo de eximios escritores.
  • D. De infância pobre e orfão de pai aos seis anos; Humberto de Campos, começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistencia.
  • E. Humberto de Campos publicou seu primeiro livro em 1910, a coletânea de versos intitulada Poeira; em 1920, já membro da Academia Brasileira de Letras, foi eleito deputado federal pelo Maranhão.

Quando fizerem, no futuro, a leitura de nossa época, qual será a conclusão errada?

Analisando-se a construção sintática da frase acima, é correto observar que

  • A. a leitura de nossa época exerce a função de sujeito.
  • B. no futuro é exemplo de uma oração intercalada.
  • C. a forma verbal fizerem tem o mesmo sujeito da forma verbal será.
  • D. está indeterminado o sujeito da forma verbal fizerem.
  • E. a expressão Quando fizerem tem o valor de uma condicional.

Considerando-se a função dos parágrafos na estruturação do texto, é adequado afirmar:

  • A. no 1º parágrafo, recrimina-se o antigo uso escolar de se apresentarem aos alunos textos ultrapassados e sem valor, que desagradavam a todos.
  • B. no 2º parágrafo, faz-se uma digressão acerca das dificuldades e do esforço inútil que faziam os alunos diante de textos que não lhes cativavam a atenção.
  • C. no 3º parágrafo, sugere-se que os alunos sejam convidados a um esforço de leitura, diante de textos que representem um desafio à acomodação que neles se estimula.
  • D. nos dois primeiros parágrafos, a leitura de clássicos antigos é vista como um sacrifício que o aluno precisa assumir para vencer seu desinteresse pelos temas mais profundos.
  • E. nos três parágrafos, desenvolvem-se as medidas que, segundo o autor, deveriam ser adotadas para um maior aprimoramento do nível de leitura dos alunos.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A. Quanto à terminalidade da vida, onde a polêmica se acrescenta muita paixão, ainda há muito o que debater.
  • B. Qualquer das posições da polêmica a que se queiram defender levantará uma série de objeções.
  • C. Entre os assuntos revistos a que se deve dar importância está o da terminalidade da vida.
  • D. As operações a que se atribuem um caráter polêmico dizem respeito à terminalidade da vida.
  • E. A terminalidade da vida, tema de cujos aspectos derivam tanta polêmica, foi considerada na revisão do Código.

O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale o único trecho gramaticalmente correto.

  • A. Nas aldeias indígenas, o aumento da violência vitima, sobretudo, às mulheres. Quase todos relatos de agressividade vieram à tona nos últimos anos. As penalidades para a agressão à mulher varia de acordo com a região e, em geral, vai de carpir a terra à expulsão da aldeia.
  • B. Está assegurado às mulheres indígenas de aldeias urbanas a mesma proteção das demais moradoras das cidades. No entanto, persistem barreiras que lhes impedem de alcançar seus direitos. Elas, por exemplo, desconhecem a Lei Maria da Penha.
  • C. Na tradição indígena, quando a mulher se casa, passa a morar com a família do marido e assim, ao denunciar o agressor, pode perder a moradia, e a família que lhe acolhe.
  • D. Um estudo sobre tribos da África, Ásia e América Latina, realizado pela ONU em 2013, revelou que a violência contra meninas e mulheres indígenas é velada na maioria dos países.
  • E. De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos é que intensifica a violência. Tem sido verificado, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas.
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