Questões de Língua Portuguesa

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No que se refere à redação oficial, julgue os itens seguintes.

Nos ofícios, a data deve constar no final do documento, no centro da página, imediatamente antes da assinatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

A função sintática do pronome "se" é idêntica em "Esperava-se" (L.1) e em "se mantêm" (L.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.

Assinale a alternativa incorreta sobre o texto.

 

  • A.

    O texto emprega o discurso indireto, o que se comprova pelo emprego de travessão no segundo parágrafo.

  • B.

    O texto é dirigido ao leitor, como se pode comprovar através das primeiras frases do primeiro parágrafo.

  • C.

    Os dados estatísticos dão credibilidade às informações apresentadas pelo texto.

  • D.

    Nem todos os benefícios concedidos pelo INSS entre 1999 e 2002 têm origem em distúrbios emocionais causados pelo trabalho.

  • E.

    A depressão é uma das muitas doenças causadas pelo estresse no trabalho.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

  • A.

    Computadorizar - ensejo - inexorável

  • B.

    Computadorisar - ensejo - inezorável

  • C.

    Computadorisar - encejo - inezorável

  • D.

    Compuradorizar - encejo - inexorável

Assinale o segmento construído com organização sintática escorreita.

  • a.

    Note-se, em primeiro lugar, que todas as abordagens a respeito da questão penitenciária em nosso país giram em torno, exclusivamente, dos efeitos do crime. Encara-se o delito como fato irreversível, perante os quais só nos resta atuar após a sua ocorrência.

  • b.

    Há uma propagação persistente, diria até obstinada, da ideologia da repressão como o instrumento único de combate ao crime. Entendam-se como repressão os mecanismos retributivos utilizados face o cometimento do delito.

  • c.

    A cultura repressiva vem acompanhada da divulgação, pelos meios que mais atingem a massa – filmes e novelas –, da violência como único meio de reação às frustrações e decepções a que o mundo se nos oferece.

  • d.

    É verdade que Estado e sociedade pouco fazem para dar à prisão um sentido utilitário e construtivo. Investem no encarceramento, mas desatendem as necessidades e exigências do sistema em relação à ressocialização do egresso.

  • e.

    Assiste-se a um paradoxo. O cidadão exige punição, quer soluções para a questão penitenciária, mas afasta- se dos presos e dos egressos, sequer admite a construção de presídios em sua cidade. Falta-lhes a coragem de passar da exclusão discriminatória para a ação inclusiva.

Indique a palavra que se completa corretamente com ss:

  • A.

    palá __ io.

  • B.

    pá __ aro.

  • C.

    aten__ão.

  • D.

    pa __oca.

  • E.

    a__ úcar.

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Usando-se "no entanto" para substituir a expressão "apesar de" encontrada no início do texto obtém-se a mesma coerência textual.

  • B.

    O vocábulo pior nas orações: "Pior que enganar os outros é se enganar" e "Pior que padecer por ser verdadeiro é alegrar-se com a mentira" tem o mesmo sentido.

  • C.

    As orações "criou-se uma geração de palpiteiros" e "foi criada uma geração de palpiteiros" têm informações diferentes entre si.

  • D.

    A preposição para na oração "Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias" foi empregada incorretamente, porque o termo ansiosas requer a pre- posição em.

  • E.

    Na oração "Sem curiosidade, não há motivo para estar aqui lendo este artigo", o verbo haver deve ser flexionado no plural se o vocábulo motivo for também pa- ra o plural.

No que se refere à redação oficial, julgue os itens seguintes.

As comunicações oficiais internas, por se caracterizarem pela informalidade e pessoalidade, podem ser redigidas em padrão de linguagem que incorpore expressões coloquiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

De acordo com a organização textual, o pronome "o" (L.13) retoma as idéias da oração principal do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A inserção de uma vírgula logo após a expressão "dignidade das utopias" (L.8) mantém as mesmas relações sintáticas e a informação original do período.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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