Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 2 E 3, UTILIZE O TRECHO ABAIXO.
"O diagnóstico: estresse. Pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Anadergh Barbosa diz que os distúrbios mentais" como depressão, estresse, idéias paranóicas e fobias" decorrentes do trabalho costumam se manifestar aos poucos, sem que se possa percebê-los, até resultarem numa crise aguda.
Analise as afirmações sobre a pontuação do trecho.
1. Os dois-pontos poderiam ser substituídos, sem prejuízo para o significado da frase, pelo verbo "ser" na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo.
2. A primeira vírgula, depois dos parênteses, poderia ser substituída por dois-pontos sem que houvesse qualquer alteração na estrutura ou no significado da frase.
3. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas sem que houvesse qualquer alteração na estrutura ou no significado da frase.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Assinale a alternativa correta quanto à grafi a das palavras.
estrupo - paralização - excessão - sargeta
acessor - beringela - tijefa - geito
gorgeta - Hortência - pesquiza - profi cional
assunção - ascensão - majestoso – jiló
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 1, o verbo demorar poderia estar flexionado no singular, visto que o sujeito da oração está posposto ao predicado.
Assinale a versão do texto que apresenta truncamento sintático.
Só uma reforma política com a participação da população, baseada em princípios éticos e democráticos, poderá atender às reais necessidades da sociedade. O estabelecimento da lista partidária fechada, o financiamento público e o fortalecimento dos partidos, a discussão do pacto federativo e da representação dos Estados no Congresso Nacional e a reforma do Estado são pontos importantes para a reforma política de que necessitamos.
Só uma reforma política, baseada em princípios éticos e democráticos, com a participação da população, poderá atender às reais necessidades da sociedade. Entre os pontos importantes para a reforma política de que necessitamos, estão o estabelecimento da lista partidária fechada, o financiamento público e o fortalecimento dos partidos, a discussão do pacto federativo e da representação dos Estados no Congresso Nacional e a reforma do Estado.
Só poderá atender às reais necessidades da sociedade uma reforma política com a participação da população, baseada em princípios éticos e democráticos. São pontos importantes para a reforma política de que necessitamos: o estabelecimento da lista partidária fechada, o financiamento público e o fortalecimento dos partidos, a discussão do pacto federativo e da representação dos Estados no Congresso Nacional e a reforma do Estado.
O estabelecimento da lista partidária fechada, o financiamento público e o fortalecimento dos partidos, a discussão do pacto federativo e da representação dos Estados no Congresso Nacional e a reforma do Estado são pontos importantes para a reforma política de que necessitamos. Só uma reforma política com a participação da população, baseada em princípios éticos e democráticos, poderá atender às reais necessidades da sociedade.
Só uma reforma política com a participação da população, poderá atender às reais necessidades da sociedade, baseada em princípios éticos e democráticos. Alguns pontos importantes para a reforma política de que necessitamos quais sejam: o estabelecimento da lista partidária fechada, o financiamento público e o fortalecimento dos partidos, a discussão do pacto federativo e da representação dos Estados no Congresso Nacional e a reforma do Estado.
De acordo com o Texto II, a base para a cidadania é:
realizar ações simples que possam beneficiar a todos.
ajudar alguém a buscar um mundo melhor.
ajudar um vizinho doente.
colaborar nas tarefas domésticas.
ser educado com seus amigos.
TEXTO 6.
Referência para as questões 11, 12 e 13.
NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI
Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.
(Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)
Marque a alternativa correta, considerando-se as afirmações, baseando-se no texto 6.
A oração "A vivência foi substituída pela vidência" não pode ser transformada em "A vidência substituiu a vivência" sem prejuízo do conteúdo da informação.
Na oração "Se a Renascença valorizou o homem completo, deve-se entusiasmar agora o homem incompleto", os complementos verbais são objetos indiretos.
A oração "A vivência foi substituída pela vidência" pode ser transformada em "A vidência substituiu a vivência" sem prejuízo do conteúdo da informação.
Na oração "A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio", o pronome se funciona como adjunto adnominal do objeto.
No texto "virtudes comunicativas e de convivência" funcionam como sujeito do verbo gerar (geraram).
No texto, a palavra paper (linha 1) está destacada em itálico por ser um termo
de caráter não-técnico.
grafado em desacordo com a ortografia portuguesa
de origem desconhecida
não-traduzível.
estranho ao léxico da língua portuguesa.
No que se refere à redação oficial, julgue os itens seguintes.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial que se distinguem radicalmente quanto à forma, à estrutura e à finalidade.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com o desenvolvimento das idéias do texto, o parágrafo final poderia se transformar no parágrafo inicial, mantendo-se sua correção gramatical, desde que no lugar do pronome "Essa" fosse empregado o pronome Esta.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, bem como as noções que cercam o conceito de retórica e argumentação, julgue os itens subseqüentes.
A respeito das orações adjetivas que lhe são submetidas (l.9) e que emergem da sociedade brasileira (l.15-16), são corretas as seguintes afirmações: ambas têm caráter restritivo; em ambas, o pronome relativo exerce a função sintática de sujeito e o predicado é verbal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...