Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na linha 16, o emprego do futuro do pretérito em "provocaria" justifica-se pelo emprego do subjuntivo em "chegasse" e admite como gramaticalmente correta a substituição pela forma teria provocado ou por iria provocar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto 10.

Referência para a questão 20.

COM TRINTA ANOS DE ATRASO

A incapacidade da Organização das Nações Unidas - ONU - de lidar com uma das maiores ameaças deste início do século, o terrorismo, é o que melhor simboliza a crise vivida pela organização. Até hoje, os países que compõem a ONU nem sequer conseguiram chegar a um consenso sobre o que deve ser definido como terrorismo, o que complica qualquer tentativa conjunta de combatê-lo. Agora, o secretário geral Kofi Annan resolveu colocar ordem na casa. Na semana passada, ele apresentou o mais amplo projeto para reformar a ONU desde sua criação, em l945. A proposta in- clui a sugestão de ampliar o Conselho de Segurança e criar mecanismos para corrigir distorções históricas, como a presença de regimes tirânicos na Comissão de Direitos Humanos da organização.

(Texto adaptado da Revista Veja no 13, 30/03/05, p.94)

Assinale a alternativa correta de acordo com o contexto.

  • A.

    Os vocábulos ameaças e terrorismo não possuem nada em comum com relação aos seus significados.

  • B.

    O fragmento "a incapacidade da ONU de lidar com ameaças deste século", classi- fica-se como sujeito composto por conter mais de um núcleo.

  • C.

    A palavra "terrorismo" é aposto do fragmento "uma das maiores ameaças deste início de século".

  • D.

    O vocábulo "terrorismo" é adjunto adverbial de modo de ameaças

  • E.

    A expressão "colocar ordem na casa" significa, exclusivamente, arrumar a área física da sede da ONU.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O segmento grifado está substituído pelo pronome correspondente, de modo INCORRETO, somente na expressão:

  • A.

    ... iria provocar efeitos devastadores =provocá-los

  • B.

    ... pessoas perderiam seu ganha-pão =perdê-lo-iam

  • C.

    ... que discute as grandes tendências =que as discute

  • D.

    ... representar um aumento do trabalho = representar- lhe

  • E.

    ... ampliando seu ambiente virtual de trabalho =ampliando- o

Considerando o Texto 2, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    O trecho: como daquele general que, tendo combinado com o inimigo uma trégua de trinta di-as, devastava seus campos à noite, alegando que a trégua era dos dias, não das noites (linhas 4-6) mostra um exemplo de "viciosa interpretação do direito"

  • B.

    O texto de Cícero denuncia as interpretações equivocadas do direito a favor de uma minoria que se sente prejudicada pela justiça.

  • C.

    O conhecido provérbio Summum ius, summa iniuria depõe contra a justiça em geral.

  • D.

    O vocábulo também (linha 1) garante que outras injustiças causadas por certa dose de má-fé ocorrem além daquelas exemplificadas no texto.

O emprego do futuro do pretérito em "significaria" (L.5) é decorrente do emprego de estrutura antecedente que tem valor condicional, formada por verbo no imperfeito do subjuntivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.

Mantendo-se a coerência textual, o último período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Assim, é forçoso olhar o futuro, com a visão que o porto deve ser uma facilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos abaixo foram adaptados do texto O sentido do som, de Leonardo Sá, para compor três itens. Julgue-os quanto ao respeito às regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa para assinalar a opção correta a seguir.

I. A ausência de discurso é silêncio. O silêncio enquanto formador do discurso expressivo e entendido em sua forma dinâmica, em contraposição aquele que corresponde à ausência de discurso, ganha amplitude a gravidade quando passa a ser o perfil de comportamento, isto é, quando passa a ser uma atitude assumida por (e imposta a) segmentos sociais que não "discursam", mas que apenas silenciam, que exercem a expressão em dimensão mínima e deixam projetarem-se no discurso de outrem como sendo o seu discurso.

II. Em um contexto como o do Brasil, no qual há uma perversa concentração de privilégios, e no qual o acesso aos meios disponíveis é restrito, outra vez coloca-se a questão que abordamos ao falar dos silêncios: apenas alguns segmentos sociais "emitem", enquanto amplas maiorias tornam-se "silenciosas", resultando daí que as imagens acústicas encontram suporte em meios que, por razões tecnológicas e culturais, são inacessíveis às massas.

III. Por conseguinte, esse monólogo passa a gerar imagens sobre si mesmo, imagens de imagens, sem diálogo, produtos fortuitos que a indústria da cultura massifica, difunde, impõe, substitui, esquece, retoma, redimensiona, rejeita e reinventa.... As razões do "silêncio", portanto, são também razões sociais e econômicas. Neste silêncio, o que se absorve não são apenas imagens, mas também o imaginário em seu conjunto pré-delimitado, um imaginário que não identifica as fontes de suas imagens, que nem sequer se preocupa em identificá-las, que aos poucos as esquece.

 Estão respeitadas as regras gramaticais apenas

  • A. no item I.
  • B. nos itens I e II.
  • C. no item II.
  • D. nos itens II e III.
  • E. no item III.

Observe a relação semântica existente entre as orações:

I. Sofreu tanto. Ficou doente.

II. Estou gostando de outro. Já disse.

III. A paixão é própria do ser humano. Todos podem senti-la.

IV. Nunca mais se apaixonou. Se separou.

Para dar sentido a cada item, a seqüência correta das conjunções é:

  • A. ou... ou – porque – quando – em que
  • B. que – porque – enquanto – quando
  • C. que – como – por isso – desde que
  • D. conforme – mas – mas – se
  • E. que – por isso – porque – embora

A respeito das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens de 22 a 25.

A seleção lexical, a estruturação sintática e o estilo conferem ao trecho características inadequadas à redação de correspondências oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Substituindo a conjunção mas (linha 20) por porém, a flexão dos verbos perder e impor não se altera.

  • B.

    Em "tarefas que antes eram exclusivas das mães" (linha 11) há advérbio e adjetivo.

  • C.

    O acento gráfico em número, autoritário e série obedece à mesma regra gramatical.

  • D.

    Em "soubesse que série o filho cursava" (linha 16), o que é pronome relativo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...