Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na linha 16, o emprego do futuro do pretérito em "provocaria" justifica-se pelo emprego do subjuntivo em "chegasse" e admite como gramaticalmente correta a substituição pela forma teria provocado ou por iria provocar.
Texto 10.
Referência para a questão 20.
COM TRINTA ANOS DE ATRASO
A incapacidade da Organização das Nações Unidas - ONU - de lidar com uma das maiores ameaças deste início do século, o terrorismo, é o que melhor simboliza a crise vivida pela organização. Até hoje, os países que compõem a ONU nem sequer conseguiram chegar a um consenso sobre o que deve ser definido como terrorismo, o que complica qualquer tentativa conjunta de combatê-lo. Agora, o secretário geral Kofi Annan resolveu colocar ordem na casa. Na semana passada, ele apresentou o mais amplo projeto para reformar a ONU desde sua criação, em l945. A proposta in- clui a sugestão de ampliar o Conselho de Segurança e criar mecanismos para corrigir distorções históricas, como a presença de regimes tirânicos na Comissão de Direitos Humanos da organização.
(Texto adaptado da Revista Veja no 13, 30/03/05, p.94)
Assinale a alternativa correta de acordo com o contexto.
Os vocábulos ameaças e terrorismo não possuem nada em comum com relação aos seus significados.
O fragmento "a incapacidade da ONU de lidar com ameaças deste século", classi- fica-se como sujeito composto por conter mais de um núcleo.
A palavra "terrorismo" é aposto do fragmento "uma das maiores ameaças deste início de século".
O vocábulo "terrorismo" é adjunto adverbial de modo de ameaças
A expressão "colocar ordem na casa" significa, exclusivamente, arrumar a área física da sede da ONU.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O segmento grifado está substituído pelo pronome correspondente, de modo INCORRETO, somente na expressão:
... iria provocar efeitos devastadores =provocá-los
... pessoas perderiam seu ganha-pão =perdê-lo-iam
... que discute as grandes tendências =que as discute
... representar um aumento do trabalho = representar- lhe
... ampliando seu ambiente virtual de trabalho =ampliando- o
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando o Texto 2, assinale a alternativa CORRETA.
O trecho: como daquele general que, tendo combinado com o inimigo uma trégua de trinta di-as, devastava seus campos à noite, alegando que a trégua era dos dias, não das noites (linhas 4-6) mostra um exemplo de "viciosa interpretação do direito"
O texto de Cícero denuncia as interpretações equivocadas do direito a favor de uma minoria que se sente prejudicada pela justiça.
O conhecido provérbio Summum ius, summa iniuria depõe contra a justiça em geral.
O vocábulo também (linha 1) garante que outras injustiças causadas por certa dose de má-fé ocorrem além daquelas exemplificadas no texto.
O emprego do futuro do pretérito em "significaria" (L.5) é decorrente do emprego de estrutura antecedente que tem valor condicional, formada por verbo no imperfeito do subjuntivo.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.
Mantendo-se a coerência textual, o último período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Assim, é forçoso olhar o futuro, com a visão que o porto deve ser uma facilidade.
Os fragmentos abaixo foram adaptados do texto O sentido do som, de Leonardo Sá, para compor três itens. Julgue-os quanto ao respeito às regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa para assinalar a opção correta a seguir.
I. A ausência de discurso é silêncio. O silêncio enquanto formador do discurso expressivo e entendido em sua forma dinâmica, em contraposição aquele que corresponde à ausência de discurso, ganha amplitude a gravidade quando passa a ser o perfil de comportamento, isto é, quando passa a ser uma atitude assumida por (e imposta a) segmentos sociais que não "discursam", mas que apenas silenciam, que exercem a expressão em dimensão mínima e deixam projetarem-se no discurso de outrem como sendo o seu discurso.
II. Em um contexto como o do Brasil, no qual há uma perversa concentração de privilégios, e no qual o acesso aos meios disponíveis é restrito, outra vez coloca-se a questão que abordamos ao falar dos silêncios: apenas alguns segmentos sociais "emitem", enquanto amplas maiorias tornam-se "silenciosas", resultando daí que as imagens acústicas encontram suporte em meios que, por razões tecnológicas e culturais, são inacessíveis às massas.
III. Por conseguinte, esse monólogo passa a gerar imagens sobre si mesmo, imagens de imagens, sem diálogo, produtos fortuitos que a indústria da cultura massifica, difunde, impõe, substitui, esquece, retoma, redimensiona, rejeita e reinventa.... As razões do "silêncio", portanto, são também razões sociais e econômicas. Neste silêncio, o que se absorve não são apenas imagens, mas também o imaginário em seu conjunto pré-delimitado, um imaginário que não identifica as fontes de suas imagens, que nem sequer se preocupa em identificá-las, que aos poucos as esquece.
Estão respeitadas as regras gramaticais apenas
Observe a relação semântica existente entre as orações:
I. Sofreu tanto. Ficou doente.
II. Estou gostando de outro. Já disse.
III. A paixão é própria do ser humano. Todos podem senti-la.
IV. Nunca mais se apaixonou. Se separou.
Para dar sentido a cada item, a seqüência correta das conjunções é:
A respeito das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens de 22 a 25.
A seleção lexical, a estruturação sintática e o estilo conferem ao trecho características inadequadas à redação de correspondências oficiais.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
Substituindo a conjunção mas (linha 20) por porém, a flexão dos verbos perder e impor não se altera.
Em "tarefas que antes eram exclusivas das mães" (linha 11) há advérbio e adjetivo.
O acento gráfico em número, autoritário e série obedece à mesma regra gramatical.
Em "soubesse que série o filho cursava" (linha 16), o que é pronome relativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...