Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a alternativa em que se passou corretamente a fala do Cebolinha no último quadrinho para o discurso indireto.

  • A.

    Cebolinha disse à Mônica que não vinha mais ao zoológico com ela.

  • B.

    Cebolinha disse à Mônica que não viria mais ao zoológico com ela.

  • C.

    Cebolinha disse à Mônica que não virá mais ao zoológico com você.

  • D.

    Cebolinha disse à Mônica que não vem mais ao zoológico com ela.

  • E.

    Cebolinha disse à Mônica que não vem mais ao zoológico com você.

Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical ao se substituir "desacreditaram a utopia iluminista" (l.4) por

  • A. fez desacreditar a utopia iluminista.
  • B. desacreditaram-na.
  • C. tornaram desacreditada a utopia iluminista.
  • D. desacreditaram-se da utopia iluminista.
  • E. foi desacreditada para a utopia iluminista.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

A substituição dos segmentos grifados nas frases que seguem está feita de maneira INCORRETA em:

  • A.

    aproveitar recursos da floresta = aproveitá-los.

  • B.

    os índios iauanauás vendem urucum = vendem-no.

  • C.

    o que derrubaria os preços = o que os derrubaria.

  • D.

    usa investimentos em tecnologia = usa-os.

  • E.

    ao atrair mão-de-obra = ao atrair-lhe.

Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

O sinal de dois-pontos empregado na linha 10 introduz uma explicação que esclarece o sentido do verbo embarcar.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Era comum que o pai nem sequer soubesse que série o filho cursava na escola." (linha 16)

Em relação a essa frase, considere as seguintes afirmações:

I. Nela há duas formas verbais no pretérito imperfeito do indicativo e uma no imperfeito do subjuntivo.

II. Empregando-se essas formas verbais no presente, obtém-se, respectivamente, É, saiba e cursa.

III. comum e série são adjetivos, porque modificam a compreensão dos substantivos a que se referem.

IV. "nem sequer" equivale a nem ao menos.

Assinale a opção contendo apenas respostas corretas.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II, IV

  • C.

    II e III

  • D.

    I, III e IV

Leia o texto para responder à questão 03.

Assinale o esquema que representa corretamente a estrutura sintático-semântica do período sintático retirado do texto (desconsidere a pontuação e as letras maiúsculas).

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Há muitas palavras acentuadas no Texto 1. Elas podem ser distribuídas em grupos de acordo com variadas regras de acentuação gráfica. Assinale a alternativa em que as palavras acentuadas estejam agrupadas por motivos distintos:

  • A.

    concluíram, réu, juízes;

  • B.

    vítima, dúvida, hipocondríaca;

  • C.

    assassínio, partidários, comédia;

  • D.

    supôs(-se), escondê(-lo), está.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

As normas de concordância estão inteiramente respeitadas na frase:

  • A.

    Configura-se nas freqüentes invasões dos escritórios de advocacia o desrespeito a prerrogativas constitucionais.

  • B.

    Não cabem às autoridades policiais valer-se de ordens superiores para justificar a violência dessas invasões.

  • C.

    Submetido com freqüência a esse tipo de constrangimento, os advogados se vêm forçados a revelar informações confidenciais de seus clientes.

  • D.

    Tem ocorrido, de uns tempos para cá, inúmeras entradas forçosas da polícia em escritórios de advocacia.

  • E.

    Se não lhes convêm cumprir determinadas medidas, cabe aos advogados recorrer às instâncias superiores da justiça.

Marque a paráfrase do texto de Darcy Ribeiro isenta de erros.

  • a.

    Ao longo da costa brasileira se defrontaram duas visões de mundo completamente opostas: a selvageria e a civilização. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte e do amor chocaram-se cruamente. Aos olhos dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas, com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para serem vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • b.

    Duas visões de mundo, a selvageria e a civilização, completamente opostas, se defrontaram ao longo da costa brasileira. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte e do amor, se chocaram cruamente. Aos olhos dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas, com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para serem vendidos como escravos. Com a descoberta que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirarem a madeira.

  • c.

    A selvageria e a civilização, duas visões de mundo completamente opostas, se confrontaram ao longo da costa brasileira; ali se chocaram, cruamente, concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor. À vista dos europeus os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Servia apenas para ser vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • d.

    Completamente opostas, duas visões de mundo, a selvageria e a civilização, defrontaram-se, ao longo da costa brasileira, fazendo com que concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor se chocasse cruamente. Aos olhos dos europeus os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado"; mas com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para ser vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • e.

    A selvageria e a civilização visões de mundo completamente opostas, defrontaram-se ao longo da costa brasileira. Eram concepções diferentes do mundo, da vida, da morte, do amor, que chocaram cruamente. Na visão dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes que não tinham noção do "pecado"! Mas tinham um grande defeito, pois eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para a venda como escravos. Ao se descobrir que as matas estavam cheias de paubrasil, o interesse mudou... Era preciso mão-deobra para retirar a madeira.

Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.

“Viva!” e “Hurra!” são expressões de valor interjetivo. As interjeições caracterizam a fala como constrangente, como algo inevitável, não sendo suscetíveis, portanto, a avaliações em termos de verdade ou falsidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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