Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a opção em que o emprego do pronome relativo NÃO obedece à regência do verbo, segundo a norma culta da língua.

  • A.

    “...que eu necessito...” (l. 13)

  • B.

    “...a que eu devo chegar.” (l. 15)

  • C.

    “Onde eu me coloco diante de tal fato?” (l. 19-20)

  • D.

    “De que lugar eu estou, neste momento, olhando para minha vida?” (l. 20-21)

  • E.

    “..que não me pertence..” (l. 36)

A persistirem os sintomas, deve-se consultar o médico.

A expressão sublinhada na frase acima tem o mesmo sentido que

  • A.

    Ainda que persistam.

  • B.

    Tão logo persistam.

  • C.

    A menos que persistam.

  • D.

    Caso venham a persistir.

  • E.

    Mesmo se vierem a persistir.

 

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 6, entre “HIV” e “metade”, seria correto inserir, entre vírgulas, a expressão ou seja.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia a frase: O Partido Histórico diz gravemente que é necessário respeitar as liberdades públicas. Sobre essa frase é correto afirmar que:

  • A.

    O verbo dizer está conjugado na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo, conotando a idéia de ação acabada.

  • B.

    É um período composto por subordinação e a primeira oração tem seu complemento apresentado pela segunda.

  • C.

    A expressão "Partido Histórico" exerce a função de sujeito simples dos verbos dizer e ser.

  • D.

    A expressão "as liberdades públicas" é composta por dois adjetivos por qualificar a necessidade de respeito apresentada pela frase.

Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue os itens subseqüentes.

O vocábulo “propedêutico” (l.27) é termo adjetivo e significa preliminar, introdutório; já a palavra “exigüidade” (l.28) classifica-se como substantivo e, no contexto, tem o significado de escassez.

  • C. Certo
  • E. Errado

"— Filho fraco. Não presta para a guerra!" (l. 5). Relacionando-se a segunda idéia à primeira, a conjunção que mantém o sentido que o Texto I apresenta é:

  • A. mas.
  • B. logo.
  • C. porque.
  • D. se.
  • E. ou.

"Quer ver a foca / Bater palminha?" (versos 5-6)

Assinale a alternativa em que a fala acima esteja corretamente transposta para o discurso indireto.

  • A.

    Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha.

  • B. Perguntaram se quero ver a foca bater palminha.
  • C.

    Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha.

  • D.

    Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha?

  • E.

    Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha?

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A alteração da ordem direta de colocação de elementos lingüísticos na frase constitui um recurso eficaz para realçar idéias. Na linha 25, o autor, para dar ênfase à conclusão do discurso, altera a ordem direta dos elementos lingüísticos em: “os meus ódios são esses”.

  • E. Errado
  • C. Certo

No texto II, haveria erro gramatical e incoerência textual caso se substituísse

  • A. "em" (L.1) por de.
  • B. "que" (L.2) por de.
  • C. "É" (L.3) por Será.
  • D. "assuma" (L.6) por assume.
  • E. "pode" (L.10) por poderá.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Disso tudo decorre uma espécie de ideologia da eterna mocidade (...)

A expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido contextual da frase acima, por

  • A.

    Advém de tudo isso.

  • B.

    Isso tudo provém de.

  • C.

    Tudo isso decorre de.

  • D.

    Tal decorrência se deve a.

  • E.

    Isso tudo é resultado de.

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