Questões de Língua Portuguesa

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As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

 

Observa-se, no texto, relação de causa e conseqüência, respectivamente, entre

  • A.

    dificuldades das cidades para absorver novos moradores e inchaço populacional nos grandes centros urbanos.

  • B.

    ampliação dos postos de trabalho em pequenas e médias cidades e diminuição desses postos nos grandes centros urbanos.

  • C.

    ações favoráveis originadas dos órgãos governamentais e resultados do trabalho de agricultores e de investidores.

  • D.

    baixo crescimento econômico nos anos 80 e nova distribuição geográfica de postos de trabalho no País.

  • E.

    processo de industrialização e investimentos em infra- estrutura e migração do campo para as cidades.

No texto que segue, adaptado da Folha de São Paulo, algumas palavras foram transcritas sem o necessário acento gráfico. Identifique essas palavras e acentue-as. A seguir, assinale a alternativa CORRETA, considerando também a explicação:

  • A.

    miséria, Presidência, famílias, histórias, espécie, sobrevivência - paroxítonas terminadas em ditongo.

  • B.

    Econômica, República, maximo, Instítuto, básica - proparoxítonas.

  • C.

    já, às (historias), mês - oxítonas terminadas em a, as e es, respectivamente.

  • D.

    já, cêsta, mês - oxítonas terminadas em a, a e es, respectivamente.

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de 01 a 12.

TERRA ACUMULA MAIS CALOR DO QUE DISSIPA

 

No sétimo parágrafo do texto, o emprego do hífen em "cientista-chefe" justifica-se pelo fato de esta expressão ser

  • A.

    um substantivo composto.

  • B.

    uma palavra que contém prefixo.

  • C.

    uma locução

  • D.

    um termo popular.

  • E.

    uma frase feita.

O Texto III procura reproduzir a interação de dois locutores e, por isso, a pontuação sinaliza pausas, hesitações e fragmentações feitas pelos falantes. Além disso, transcreve fielmente a fala, registrando, inclusive, termos ou expressões que não obedecem ao padrão culto da língua. O fato gramatical que infringe a norma culta da língua NÃO encontrado no trecho é

  • A.

    regência do verbo ir.

  • B.

    regência do verbo adorar.

  • C.

    concordância nominal

  • D.

    colocação pronominal.

  • E.

    concordância verbal.

Em "Mas o menino explicava que não." (l. 8), o valor da conjunção destacada é de:

  • A. causa.
  • B. oposição.
  • C. adição.
  • D. conclusão.
  • E. conseqüência.

Com referência às palavras e expressões empregadas no texto I, há equivalência de sentido entre

  • A. "efetiva" (l.1) e "participativa" (l.15).
  • B. "concidadãos" (l.2) e "consumidores" (l.11).
  • C. "conjunto de organizações e instituições extramercado" (l.3-4) e "democracia neoliberal" (l.9).
  • D. "atuante" (l.4) e "atomizada" (l.12).
  • E. "grupos comunitários" (l.5) e "shopping centers" (l.11-12).

As questões de números 01 a 08 foram formuladas a partir do texto seguinte.

Assinale a alternativa correta no que se refere à regência verbal.

  • A.

    Que tipo é esse que ignora às fronteiras?

  • B.

    Dos últimos livros que li, aquele que gostei foi Raízes do Brasil.

  • C.

    O homem aventureiro que se fala, não mede o desperdício e nem a audácia.

  • D.

    O aventureiro é aquele que aspira o triunfo, a rapidez de sucesso numa concepção de mundo espaçoso e de ambição.

  • E. O trabalhador acede prontamente ao apelo da consciência.

No trecho "Inventado para redimir os agiotas na outra vida, desde que nessa doassem parte dos juros auferidos à Igreja", a conjunção em destaque tem sentido de:

  • A.

    conseqüência;

  • B.

    comparação;

  • C.

    concessão;

  • D.

    condição;

  • E.

    causa.

Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.

TEXTO II

O fazendeiro para o caipira:

- Nesta terra dá arroz?

- Num dá não, sinhô.

- E feijão, dá?

- De jeito ninhum!

- Dá frutas e verduras?

- Também não dá não, sinhô.

- Soja, café, amendoim, não dá nada?

- Já disse dotô, num dá nada.

- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?

- Bom, prantando é outra coisa.

Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP

No TEXTO II, as falas na conversa entre o fazendeiro e o caipira são indicadas

  • A.

    pelo ponto de exclamação.

  • B.

    pelo ponto de interrogação

  • C.

    pelas vírgulas.

  • D.

    pelo travessão.

  • E.

    pelos dois pontos

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Assinale a alternativa correta, considerando-se a afirmação nela contida, de a- cordo com o texto 6.

  • A.

    O vocábulo ansiosas na oração "Até as crianças estão ansiosas demais para es- cutar histórias", tem a função de adjunto adverbial porque expressa um estado do sujeito.

  • B.

    Em "Renascença às avessas", justifica-se o emprego da crase por tratar-se de uma locução adverbial formada por palavra feminina.

  • C.

    No contexto, o vocábulo palpiteiros constitui-se uma virtude comunicativa ao contrário do que ocorre com formadores de opinião.

  • D.

    Segundo o autor do artigo, deve-se inspirar entusiasmo ao homem completo, porque este é capaz de usar a inteligência para desenvolver-se.

  • E.

    A sociedade atual, ao atrofiar a curiosidade do indivíduo, contribui para que o homem desenvolva realmente seus conhecimentos.

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