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As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Observa-se, no texto, relação de causa e conseqüência, respectivamente, entre
dificuldades das cidades para absorver novos moradores e inchaço populacional nos grandes centros urbanos.
ampliação dos postos de trabalho em pequenas e médias cidades e diminuição desses postos nos grandes centros urbanos.
ações favoráveis originadas dos órgãos governamentais e resultados do trabalho de agricultores e de investidores.
baixo crescimento econômico nos anos 80 e nova distribuição geográfica de postos de trabalho no País.
processo de industrialização e investimentos em infra- estrutura e migração do campo para as cidades.
No texto que segue, adaptado da Folha de São Paulo, algumas palavras foram transcritas sem o necessário acento gráfico. Identifique essas palavras e acentue-as. A seguir, assinale a alternativa CORRETA, considerando também a explicação:
miséria, Presidência, famílias, histórias, espécie, sobrevivência - paroxítonas terminadas em ditongo.
Econômica, República, maximo, Instítuto, básica - proparoxítonas.
já, às (historias), mês - oxítonas terminadas em a, as e es, respectivamente.
já, cêsta, mês - oxítonas terminadas em a, a e es, respectivamente.
Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de 01 a 12.
No sétimo parágrafo do texto, o emprego do hífen em "cientista-chefe" justifica-se pelo fato de esta expressão ser
um substantivo composto.
uma palavra que contém prefixo.
uma locução
um termo popular.
uma frase feita.
O Texto III procura reproduzir a interação de dois locutores e, por isso, a pontuação sinaliza pausas, hesitações e fragmentações feitas pelos falantes. Além disso, transcreve fielmente a fala, registrando, inclusive, termos ou expressões que não obedecem ao padrão culto da língua. O fato gramatical que infringe a norma culta da língua NÃO encontrado no trecho é
regência do verbo ir.
regência do verbo adorar.
concordância nominal
colocação pronominal.
concordância verbal.
Em "Mas o menino explicava que não." (l. 8), o valor da conjunção destacada é de:
Com referência às palavras e expressões empregadas no texto I, há equivalência de sentido entre
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
As questões de números 01 a 08 foram formuladas a partir do texto seguinte.
Assinale a alternativa correta no que se refere à regência verbal.
Que tipo é esse que ignora às fronteiras?
Dos últimos livros que li, aquele que gostei foi Raízes do Brasil.
O homem aventureiro que se fala, não mede o desperdício e nem a audácia.
O aventureiro é aquele que aspira o triunfo, a rapidez de sucesso numa concepção de mundo espaçoso e de ambição.
No trecho "Inventado para redimir os agiotas na outra vida, desde que nessa doassem parte dos juros auferidos à Igreja", a conjunção em destaque tem sentido de:
conseqüência;
comparação;
concessão;
condição;
causa.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
No TEXTO II, as falas na conversa entre o fazendeiro e o caipira são indicadas
pelo ponto de exclamação.
pelo ponto de interrogação
pelas vírgulas.
pelo travessão.
pelos dois pontos
TEXTO 6.
Referência para as questões 11, 12 e 13.
NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI
Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.
(Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)
Assinale a alternativa correta, considerando-se a afirmação nela contida, de a- cordo com o texto 6.
O vocábulo ansiosas na oração "Até as crianças estão ansiosas demais para es- cutar histórias", tem a função de adjunto adverbial porque expressa um estado do sujeito.
Em "Renascença às avessas", justifica-se o emprego da crase por tratar-se de uma locução adverbial formada por palavra feminina.
No contexto, o vocábulo palpiteiros constitui-se uma virtude comunicativa ao contrário do que ocorre com formadores de opinião.
Segundo o autor do artigo, deve-se inspirar entusiasmo ao homem completo, porque este é capaz de usar a inteligência para desenvolver-se.
A sociedade atual, ao atrofiar a curiosidade do indivíduo, contribui para que o homem desenvolva realmente seus conhecimentos.
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