Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção em que a palavra entre parênteses é INACEITÁVEL para completar a frase.
O _______________ às vezes pode parecer monótono. (quotidiano)
O _______________ desta divisão está errado. (cociente)
No trânsito todos têm uma _______________ de responsabilidade. (quota)
Já dirige há _______________ anos. (cinqüenta)
Enguiçamos a _______________ quilômetros do posto de gasolina (douze)
Indique a opção em que o pronome oblíquo NÃO está colocado corretamente, de acordo com a norma culta.
O professor levou a moto para ser consertada - levou-a.
O professor levará a moto para ser consertada - levá-la-á.
O professor levaria a moto para ser consertada - a levaria.
O professor tinha levado a moto para ser consertada - tinha levado-a.
O professor estava levando a moto para ser consertada - a estava levando.
As questões de números 7 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Pior do que isso, inexiste um debate que permita enfrentar o futuro com maior tranqüilidade. (final do 4º parágrafo)
A correlação entre os tempos e modos verbais grifados acima permaneceria correta se ambos fossem alterados para
inexistia - tinha permitido
inexistira - permitia
inexistirá - tenha permitido
inexistiu - permitisse
inexistiria - permitiu
"...por toda parte" é semanticamente diferente de "por toda a parte"; o item em que o emprego do artigo muda substancialmente o sentido do segmento é:
Os itens desta questão foram adaptados de uma entrevista publicada na Folha de São Paulo. Marque o item reproduzido sem erro gramatical, ortográfico ou impropriedade vocabular.
Folha - Qual será o impacto da confortável vitória de Bush sobre as relações internacionais? John Hulsman - Até a última terça-feira, havia, em boa parte do planeta, um sentimento de que a primeira vitória de Bush fora uma anomalia, uma aberração, pois a eleição de 2000 fora uma experiência francamente bizarra.
Sua reeleição, todavia, põe fim à idéia de que Bush foi um presidente acidental. Independentemente da nacionalidade, as pessoas são agora compelidas a entender de que as únicas questões nas quais Bush sempre esteve à frente de John Kerry nas pesquisas são a política externa e a segurança nacional.
No que tange ao amplo tema da guerra ao terror, Bush manteve uma liderança de ao menos 12 pontos percentuais em todas pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral. Em parte, essa tendência se deve a péssima atuação dos democratas durante a Guerra do Vietnã. Assim, eles estão atrás nas pesquisas relacionadas à segurança nacional desde o início da década de 70.
Folha - Podemos prever a existência de novos ataques preventivos dos EUA nos próximos anos? Hulsman - Tratam-se de possibilidades que não podem ser descartadas. Os EUA tem o mais poderoso aparato militar do planeta e não devem relegar ao segundo plano a opção militar. Contudo é pouco provável que haja ataques, já que a situação no Iraque tem-se mostrado bastante complexa. Por outro lado, ações preventivas ainda fazem parte do leque de opções do governo. Para Bush, numa era em que terroristas podem decidir atacar os EUA com uma bomba suja carregada de componentes nucleares, não há tempo para esperar uma decisão da ONU. Deve-se frisar que ela não conseguiu tomar uma decisão sobre Saddam Hussein em nove meses de debates e de negociações.
Folha - A atual crise iraquiana tem solução plausível? Hulsman - Precisamos encontrar interlocutores legítimos entre os iraquianos, pessoas que gosam de legitimidade política aos olhos da população. Não devemos apontar a liderança iraquiana, pois a população do país deve escolher seus próprios líderes políticos.
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
O acesso irrestrito e democrático aos benefícios da tecnologia, em qualquer área do conhecimento humano, deve ser possibilitado a toda a população.
O lazer é essencial para que as pessoas se recuperem do desgaste oriundo das responsabilidades e da pressão no trabalho diário.
As exigências do atual mercado de trabalho impõem aos profissionais certas habilidades pessoais, além de capacitação constante.
A expansão da agricultura no cerrado é considerada uma ameaça à preservação da floresta amazônica, um dos desafios enfrentados por ambientalistas.
Investimentos macissos em tecnologia no campo permitiram o avanço do agronegócio, com elevadas tachas de produtividade e o fluxo de exportações.
Dentre os plurais dos nomes compostos, o único flexionado de modo adequado é:
guarda-chuvas.
olhos azuis-turquezas.
escolas-modelos.
surdo-mudos.
pores-dos-sóis.
Atenção: Sobre o texto abaixo estão construídas as questões de números 1 a 5
Assinale a alternativa INCORRETA:
Beneficamente e culturalmente são advérbios nominais, isto é, são formados de adjetivos acrescidos do sufixo mente.
A ocorrência constante de adjetivos, como em: grandes causas, decididos vanguardeiros, profundas transformações, ação salutar e preponderante, contribui para o caráter objetivo do texto.
Em orgulhai-vos, a forma verbal encontra-se no imperativo e expressa uma ordem.
A valorização do bacharel revela-se também no emprego do pronome oblíquo na segunda pessoa do plural, em orgulhai-vos e da bela carreira para a qual vos reparais.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A organização das idéias no texto indica que a expressão quase 470 mil árvores (l.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.
Marque a versão do fragmento de texto de Delfim Netto (em Carta Capital) que está em desacordo com as normas de emprego dos sinais de pontuação.
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom): o parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom). O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que, as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto: obedecê-las, custe o que custar!
É um pesadelo a Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom)! O parágrafo 26 lembra que as metas inflacionárias são fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que, ao BC, resta cumpri-las. Estabelecido esse hedge, o "ambiente" da ata é de um radicalismo absoluto. Obedecê-las, custe o que custar!
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...