Questões de Língua Portuguesa

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Observe a substituição dos termos destacados, nas frases abaixo, pelo pronome oblíquo átono:

 I. Vou ajudar aquelas crianças da rua. Vou ajudar-lhes.

II. Não quero prejudicar os participantes da prova. Não quero prejudicá-los.

III. Vou enviar estes pacotes de alimentos aos flagelados. / Vou enviá-los aos flagelados.

IV. Prezo muito esse intelectual. / Prezo-lhe muito.

V. Não responderam aos que enviaram pedidos de informações.

Não lhes responderam. Assinale a alternativa em que todas as substituições estão corretas:

  • A.

    II, III, V

  • B.

    I, II, IV

  • C.

    II, III, IV

  • D.

    I, III, V

Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.

O período estaria gramaticalmente correto se as formas verbais “revela” (l.1), “conclui” (l.2) e “informa” (l.4) estivessem no pretérito perfeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas do texto acima, julgue os itens de 12 a 16.

Pelos sentidos do texto, a substituição de "foram favorecidos" (L.13) por favoreceram-se mantém a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:

Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.

  • A.

    A substituição do ponto final depois de "atual" ( l.2) pelo sinal de dois pontos prejudica a correção gramatical do texto e altera suas relações argumentativas.

  • B.

    A retirada da vírgula depois de "Péricles""(l.3) é admitida pela gramática, desde que a vírgula depois de "Atenas" (l.3) também seja retirada.

  • C. A substituição da vírgula depois de ""estrangeiros"" (l.5) pela conjunção aditiva e prejudica a correção gramatical do texto e o sentido de enumeração entre os termos.
  • D.

    A substituição da vírgula depois de ""cidadãos"" (l.8) pelo travessão é admitida pela gramática e tem o efeito de dar ênfase à idéia da oração que vem a seguir.

  • E. Por anteceder uma conjunção coordenativa, a vírgula antes de "ou""(l.11) pode ser suprimida, sem que fique prejudicada a correção gramatical do texto.

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de "turismo" (L.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a frase transformada em plural NÃO obedece à norma da gramática:

  • A.

    Anunciou-se a reforma administrativa. / Anunciaram-se as reformas administrativas.

  • B.

    Revogar-se-á a lei. / Revogar-se-ão as leis.

  • C.

    Obteve-se um microcomputador mais veloz. / Obtiveram-se microcomputadores mais velozes.

  • D.

    Trata-se de uma questão polêmica. / Tratam-se de questões polêmicas.

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Caso a expressão verbal “poderiam ser” (l.11) fosse substituída por poderiam ter sido, o texto permaneceria gramaticalmente correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

A substituição de "por gerar" (L.7) pela forma verbal gerando mantém a correção gramatical e as informações originais do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.

 Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.

Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.

(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)

  • A. | ; | , | . | : | , |
  • B. | ; | - | ; | . | ; |
  • C. | , | ; | - | ; | : |
  • D. | . | , | ; | ; | : |
  • E. | . | , | , | . | , |

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A organização das idéias no texto indica que a expressão "quase 470 mil árvores" (L.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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