Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Preencha os espaços com as palavras grafadas corretamente, observando o sentido do enunciado: O deputado não esteve presente à última _________ da Câmara, pois seu ________ fora _________.
Sessão – mandato – cassado
Secção – mandato – caçado
Sessão – mandado – cassado
Cessão – mandato – caçado
Leia atentamente o texto abaixo, de Manuel Bandeira, cujo título é "Velha Chácara", pois a ele se referem as questões de números 13 a 16:
Analise as palavras abaixo e assinale a alternativa que NÃO corresponde às normas da gramática normativa:
Em aqui, riacho, esqueci, chácara, temos dígrafos.
Nas palavras quanto, tantos, desenganos, os ditongos são orais.
Em triste, existe, procuro, temos encontro consonantal.
As palavras chácara e tábua não são acentuadas pela mesma regra de acentuação.
No passado a Ciência não _______ combater muitas doenças.
Hoje, ela __________ meios de evitá-las.
As formas verbais que completam corretamente as frases são:
___ vezes, fico ___ buscar soluções para meus problemas, mas, ___ cada situação vivida, chego ___ conclusão de que ainda não sei viver.
Completa correta e respectivamente as lacunas acima a opção:
As - a - à - a.
As - à - à - à.
Às - a - a - à.
Às - à - a - à.
Às - a - a - a.
Língua Portuguesa - Fonologia - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Indique, dentre os grupos de palavras abaixo, aquele cuja sílaba tônica das palavras esteja na mesma posição da sílaba tônica de: corpos, abolido e funerais, respectivamente:
glória, enxergar, decisão;
sutil, tulipa, juiz;
doutor, rubrica, poder;
erudito, item, recém.
A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 que contém parte de um texto de Paloma Oliveto, extraído e adaptado do Correio Braziliense, de 18/1/2005. Considerando essa figura e o texto nela contido, julgue os itens a seguir.
A expressão está conseguindo reduzir (l.1), ao conferir ao texto a idéia de que o país está se esforçando, é mais enfática do que está reduzindo.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do modo subjuntivo em "cresça" (L.11) e "diversifique" (L.12) justifica-se por expressar a idéia de probabilidade de ação futura.
Assinale a alternativa em que a marcação de concordância verbal NÃO corresponda ao português padrão.
Levou em consideração as particularidades do caso.
No debate, foi posta em evidência fatos honrosos para o réu.
Fez-se um inquérito relativamente a esse fato e certificaram numerosas testemunhas a sua exatidão.
Vai fazer dezoito meses que Raskólnikof cometeu o crime.
Assinale o segmento inteiramente correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação. (Tome os segmentos como partes consecutivas de um texto)
Vários autores acreditam que o romance, Frankenstein, de Mary Shelley foi decisivo para o estabelecimento de uma visão negativa da ciência; mostrou pela primeira vez, a imagem do cientista tomado pela paixão e pela loucura, "criando" um monstro que foge ao seu controle e ameaça a sociedade. Surgia o ""cientista louco" e a ciência como um instrumento perigoso e incontrolável.
Segundo Wolpert, "foi Mary Shelley quem criou o monstro de Frankenstein não foi a ciência; mas sua imagem é tão poderosa, que alimentou medos sobre a engenharia genética que dificilmente serão removidos". Não se poderia imaginar que aquela alegoria seria tão nefasta para os cientistas.
O livro de Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica, mas o tratamento dado à figura dos cientistas, nas obras de ficção científica que o sucederam, não melhora a imagem do cientista. Num estudo em que se pediu que crianças, adolescentes e adultos definissem um cientista, por meio de desenho, a imagem que apareceu não foi positiva.
A visão estereotipada do cientista –"cara de louco, olhos esbugalhados, cabelos desgrenhados é difundida em diversos meios de comunicação muito poderosos"(cinema, quadrinhos, desenhos animados, televisão); isso, em nada contribui para facilitar o entendimento do que seja ciência.
Daí tive a idéia de montar um projeto de pesquisa! Se artistas convivessem com o cientista no laboratório, se vissem os experimentos e a carga emocional que despertam no pesquisador, se conversassem diariamente sobre seus trabalhos... Será que a ciência seria interpretada e mostrada de outra forma?
(Diucênio Rangel, "O diálogo entre ciência e arte", com adaptações)
Todas as palavras estão corretamente grafadas apenas na opção:
ímpar, lívido, alcool.
decada, condômino, eolico.
razoável, âmago, conciente.
fricção, égide, laje.
sofrivel, refem, solitário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...