Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a frase que apresenta o uso correto da forma verbal:
Isso não se adéqua ao nosso propósito.
Eles não tem parâmetros para fazer essa avaliação.
Quando ele propor uma boa idéia, será aceito.
Quero que tu averigúes a possibilidade deste acordo.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a correção gramatical e o sentido geral do texto, caso o período Serem tudo frutos, não pode ser; porque não há frutos sem árvore (l.29-30) seja assim reescrito: Não podem ser tudo frutos, conquanto não há frutos sem árvore.As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:
Finalmente, no que se refere aos interesses e responsabilidades dos jornalistas e das fontes, referendamos a velha máxima (...)
Não haverá prejuízo para a correção e para o sentido básico da frase acima caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por
em função dos - vinculamos
tendo por base os - reputamos
no caso dos - propomos
a partir dos - cogitamos
no tocante aos - aprovamos
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
O segundo e o terceiro parágrafos do texto, por apresentarem linguagem objetiva e clara, poderiam, com propriedade, ser parte de relatório elaborado por técnicos da ANTAQ.
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 16, a inserção de duas vírgulas demarcando a oração subordinada que se dirigem a uma recompensa imediata preservaria a correção gramatical, mas atribuiria, necessariamente, à oração um sentido restritivo; o que contraria a argumentação do texto.
Acerca das estruturas do texto cima, julgue os itens que se seguem.
O travessão da linha 4 pode ser substituído pela expressão ou seja entre vírgulas, sem prejuízo para a correção gramatical, a coerência e a coesão do período.
O texto II é uma tirinha de Maurício de Sousa, criador dos personagens Mônica e Cebolinha.
Ao utilizar a expressão "plof", o desenhista fez uso de:
No que diz respeito à organização lingüística do texto, julgue os seguintes itens. A construção sintática do texto privilegiou a composição por coordenação, com predomínio de períodos com o máximo de duas orações. No plano da progressividade das idéias, utilizam-se recursos coesivos como a repetição de palavras e a anáfora pronominal.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, que apresenta trecho de entrevista, concedida pelo médico do trabalho e psiquiatra francês Christophe Dejours, julgue os itens que se seguem.
Altera-se o sentido original do texto caso o adjetivo sozinha (l .19) seja deslocado para imediatamente após o substantivo pessoa (l .18): Uma pessoa sozinha que decide atravessar o oceano Atlântico em um barco (...).Assinale a alternativa em que o pronome relativo que NÃO esteja CORRETAMENTE interpreta-do.
... buscou outro assunto, uma canoa que ia passando (linha 12) ---- que = canoa.
Ele, coração, vai dizendo que uma vez que a mana Piedade tinha de morrer, foi bom que não casasse (linhas 14-15), ---- que = mana Piedade.
... umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo (linha 5) --- que = chinelas de Túnis.
Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanham, arregalados? (linhas 13-14) --- que = canoa e canoeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...