Questões de Língua Portuguesa

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Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Mantém-se a correção gramatical com a substituição do modo subjuntivo, em “tenha” (l.8), pela forma verbal correspondente no indicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das estruturas lingüísticas e das idéias do texto I, julgue os itens subseqüentes.

O último período do texto ficaria correto se recebesse a seguinte redação: E parece que estamos à caminho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.

I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)

II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)

III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)

Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.

  • B.

    No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.

  • C.

    No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.

  • D.

    Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.

A única opção em que os pares estão grafados corretamente é:

  • A.

    acima – encima.

  • B.

    de cima – debaixo.

  • C.

    a trás – de fora.

  • D.

    num repente – derrepente.

  • E.

    em baixo – em frente.

Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O termo "assim que" (L.6) estabelece uma relação conclusiva entre as informações dos períodos por ele intercalados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma verbal “gere” (l.20) estivesse flexionada no plural, em concordância com a palavra “estudos” (l.21).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Preservam-se a construção passiva e a correção gramatical ao se substituir “O sigilo deve ser mantido” (l.7) por Deve-se manter o sigilo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

No terceiro parágrafo, há, entre outras, a seguinte relação entre substantivos e adjetivos, respectivamente: dimensão analítica, afastamento crítico, reflexão inconformada, caminhos novos, relações esgarçadas, comunhão social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na frase "De um esforço milenar e hereditário...", o vocábulo milenar ganha o significado de:

  • A.

    tempo equivalente a mil anos;

  • B.

    tempo equivalente a um milhão de anos;

  • C.

    espaço de tempo equivalente ao da história humana;

  • D.

    vários séculos;

  • E.

    período equivalente ao do desenvolvimento científico.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical com a substituição do termo “o advento” (l.1), por as vindas ou por as chegadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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