Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantém-se a correção gramatical com a substituição do modo subjuntivo, em tenha (l.8), pela forma verbal correspondente no indicativo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das estruturas lingüísticas e das idéias do texto I, julgue os itens subseqüentes.
O último período do texto ficaria correto se recebesse a seguinte redação: E parece que estamos à caminho.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.
I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)
II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)
III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)
Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.
Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.
No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.
No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.
Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.
A única opção em que os pares estão grafados corretamente é:
acima – encima.
de cima – debaixo.
a trás – de fora.
num repente – derrepente.
em baixo – em frente.
Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O termo "assim que" (L.6) estabelece uma relação conclusiva entre as informações dos períodos por ele intercalados.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma verbal gere (l.20) estivesse flexionada no plural, em concordância com a palavra estudos (l.21).Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a construção passiva e a correção gramatical ao se substituir O sigilo deve ser mantido (l.7) por Deve-se manter o sigilo.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No terceiro parágrafo, há, entre outras, a seguinte relação entre substantivos e adjetivos, respectivamente: dimensão analítica, afastamento crítico, reflexão inconformada, caminhos novos, relações esgarçadas, comunhão social.
Na frase "De um esforço milenar e hereditário...", o vocábulo milenar ganha o significado de:
tempo equivalente a mil anos;
tempo equivalente a um milhão de anos;
espaço de tempo equivalente ao da história humana;
vários séculos;
período equivalente ao do desenvolvimento científico.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical com a substituição do termo o advento (l.1), por as vindas ou por as chegadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...