Questões de Língua Portuguesa

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Em cada item a seguir, há um trecho de um texto de Jaime Gesisky que foi transcrito do sítio http://www.ibama.gov.br e recebeu alterações. Julgue-os quanto à correção gramatical.

O hábito de criar passarinhos pode ajudar na conservação das espécies. Entretanto, isso só vale para quem cria as aves de acordo com a legislação ambiental que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não só permitem como regulamentam o modo correto de criar aves em cativeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

... foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália. (final do 2o parágrafo)

 Os dois pontos assinalam, considerando-se o contexto,

  • A.

    expressão deslocada do sentido do parágrafo.

  • B.

    fala de um dos elementos do diálogo.

  • C.

    quebra na seqüência de idéias.

  • D.

    conseqüência de um fato anterior.

  • E.

    enumeração explicativa.

De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.

O vocábulo “dia-a-dia” (l.40) está grafado com hífen porque é um substantivo, o que não aconteceria se a frase estivesse assim redigida: Dia a dia, o treinador se tornava mais obstinado, buscando a excelência de todos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concordância está feita corretamente na frase:

  • A.

    Faz parte da culinária brasileira pratos variados preparados com as raízes da mandioca.

  • B.

    Desde o período colonial era conhecido dos portugueses a maneira como os índios cultivavam a mandioca.

  • C.

    Foram feitas pesquisas visando o consumo da farinha de folha de mandioca, na alimentação de crianças subnutridas.

  • D.

    É comum, na culinária brasileira, alimentos de origem indígena e também influenciada pelos escravos africanos.

  • E.

    As plantações de trigo no país, subsidiado pelo governo, reduziu o preço da farinha, aumentando o consumo.

Assinale a alternativa cuja afirmação está correta.

  • A.

    Em "Nunca interveio em assuntos que não lhe dizem respeito", o verbo destacado flexiona-se de acordo com o paradigma do verbo ver.

  • B.

    Em relação ao tempo, o pronome aquele se refere a um tempo próximo, de preferência passado: Há um mês, passei dois dias com minha noiva em Maringá; naqueles dias, pude perceber que ela deixou de me amar.

  • C.

    As flexões de plural e de gênero feminino em alguns vocábulos, como caridoso, esposo, porco, lobo, novo, sogro, entre outros, são marcadas, respectivamente, pelo acréscimo das desinências -s e -a e pela alternância da vogal tônica fechada ô pela equivalente aberta ó.

  • D.

    Escreve-se afim (de) quando se quer indicar a finalidade; escreve-se a fim (de) quando se quer dizer semelhante.

    Assim: Veio afim de ver os amigos; A moça não está mais a fim de ti.

  • E.

    Em "Aquilo não são atitudes de um funcionário público", o verbo, em vez de concordar com o sujeito aquilo, está concordando com o predicativo atitudes de um funcionário público.

De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.

A expressão “tem ajudado em minhas tentativas” (l.9-10) refere-se a “livros (...) sobre treinadores” (l.8-9) e, como tal, a forma verbal “tem” (l.9) deveria estar grafada com acento circunflexo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir quanto à correção gramatical, à propriedade vocabular e à relação sugerida entre os tipos de documentos e os trechos apresentados.

Contrato – E por estarem assim justos e contratados, assinam o presente instrumento em três vias de igual teor, na presença das testemunhas abaixo-assinadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Está clara e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    Será preciso que os cidadãos brasileiros tomassem a palavra para que se pronuncie diante de um tema onde é grande a complexidade.

  • B.

    Nem todos crêem que tenha benevolência com os jovens, mesmo porque sequer o potencial deles têm merecido a atenção que deveriam.

  • C.

    É normal que um tema como esse polemise na sociedade, cuja ocorrência a cada dia parece aumentar ainda mais.

  • D.

    Muitos acham que, apenas com repressão, o jovem dificilmente encontrará o caminho de sua reintegração social.

  • E.

    As discórdias quanto à redução da maioridade deve perdurar muito tempo, pois as duas correntes se opõem sem espectativa de acordo.

Julgue os itens a seguir, a respeito de estruturas gramaticais do texto II.

A oração fazem muitos anos poderia substituir "há muitos anos" (L.1), sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se o trecho abaixo está de acordo com a norma culta escrita.

Os efeitos da revolução que a educação promove não são palpáveis como a construção de pontes, viadutos ou hospitais. Entretanto, não é só pela quantidade de pontes ou estradas que um país se faz desenvolvido. A educação promove a melhoria na qualidade de vida, na capacidade de trabalho, na remuneração e no futuro do próprio país. Um país educado têm mais chances de vencer as adversidades, de competir num mundo altamente especializado. O desenvolvimento do país começa pelo desenvolvimento do seu povo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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