Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 60, caso as palavras uma ou sejam eliminadas, o verbo haver deverá ir para o plural para concordar com duas células-tronco.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, adaptados de um trecho de discurso do ministro do Planejamento Guido Mantega, com relação à correção gramatical.
Na maioria dos países latino-americanos, a estagnação econômica nas últimas duas décadas provocou o inchaço das periferias urbanas e criou milhões de sem-teto, que, com amparo técnico-financeiro adequado e acesso à terra, poderiam garantir a sobrevivência de suas famílias e produzir excedente mercantil para atender à demanda doméstica.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A grafia das palavras garanti (l.7) e diverti (l.13) reproduz a supressão do /r/ final nos infinitivos verbais, que ocorre na fala.
Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.
(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)
Há má construção gramatical quanto à concordância em:
Os médicos consideravam inevitável nos pacientes pequenas alterações psicológicas.
As internações por si sós já causam certos distúrbios psicológicos aos pacientes.
Uma e outra alteração psicológica podem afetar os pacientes hospitalizados.
Distúrbios e alterações psicológicos são normais em pacientes hospitalares.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Assinale a alternativa INCORRETA.
Sempre haverão de existir políticos preocupados com o bem-estar da pátria.
Certamente aquele administrador está quite com sua associação de classe.
A mesma regra gramatical aplicada à concordância verbal, em "os Estados Unidos são" (linhas 1, 2, 5), rege a concordância em "Os Andes localizam-se na América do Sul, enquanto os Alpes situamse na Europa".
Alguns profissionais, haja vista os erros que cometem nos textos que produzem, necessitam com urgência de um curso de revisão de português.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, considerando as idéias e as estruturas gramaticais do texto acima.
A expressão verbal pode contribuir (l.3-4) está no singular para concordar com o pronome indefinido Quem (l.1).
Quanto à redação de expedientes, julgue os itens que se seguem.
A redação de expedientes deve ser norteada por critérios de correção, clareza, objetividade e concisão, entre outros, para que os documentos produzidos expressem eficazmente o que se pretende, com o máximo de economia de tempo e espaço.
Com referência às idéias e estruturas dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
No texto I, mantendo-se a correção gramatical, a forma verbal perca (l .11) poderia ser substituída pela forma perde.
I- Poderia haver um aluno atento.
II- Deve existir motivo para aquela dor de cabeça.
III- Houve atropelo antes da apresentação.
Se as palavras sublinhadas das frases acima passarem para o plural, como se flexionam os respectivos verbos:
Poderia haver, devem existir, houveram.
Poderiam haver, deve existir, houve.
Poderia haver, deve existir, houveram.
Poderia haver, devem existir, houve.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, relativos a aspectos sintáticos do texto.
Os segmentos Nos anos seguintes (l.30) e para a aceleração do crescimento da cidade (l.31) exercem, respectivamente, as funções de adjunto adverbial e de objeto indireto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...