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Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto anterior Durante séculos (...) , julgue os itens que se seguem.
A expressão corpos dágua (l.10-11) está sendo empregada com o sentido de rios, mas isso não exclui outros significados, como lagos, açudes, lagoas, fontes.
Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.
Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.
(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)
... o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. (início do 3o parágrafo)
A expressão colocada entre aspas, na frase acima, referese, no contexto,
aos cuidados com a conservação de grande parte do País.
à vontade de observar as novas regiões do mapa do Brasil.
à intenção de se apropriar de grande parte do território.
à confiança no desenvolvimento de certas regiões brasileiras.
ao uso de acordos diplomáticos para resolver conflitos de fronteiras.
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
A pontuação está inteiramente adequada na frase:
Para evitar fraudes, serão fotografados, todos os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas segundo as regras anunciadas pela UnB.
Manobra que raramente dá certo, é a de que se pode reparar uma injustiça por meio de outra, eis a filosofia, por trás das cotas.
No campo da genômica, já se avançou o suficiente para provar que entre dois indivíduos brancos pode haver mais diferenças que entre um branco e um negro.
A Folha acha, que até mesmo a discriminação positiva, não deixa de ser um tipo de preconceito, não devendo portanto, funcionar como critério de seleção.
Afinal; trata-se ou não de se avaliar "pureza racial", se o critério a ser seguido é o de tirar fotografia; e isso num país com uma grande massa de mestiços.
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 27, entre elementos e Entender a substituição do ponto por ponto-e-vírgula, com o necessário ajuste da inicial maiúscula, não fere o sentido do período nem acarreta desvio gramatical.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do período O esporte nos mostra que não há grandes campeões que nunca tenham sido derrotados (l.43-44) do texto, julgue os itens a seguir.
A forma verbal há comporta a substituição pela forma existe, sem prejuízo sintático para o texto.
Julgue os itens a seguir quanto à correção gramatical, à propriedade vocabular e à relação sugerida entre os tipos de documentos e os trechos apresentados.
Requerimento ou petição Nestes termos, pede deferimento.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.
Quando Getúlio Vargas chegou ao Rio de Janeiro, _________ de um exército revolucionário, no final de outubro de 1930, tomou posse como presidente de um recanto _________ e esquecido da América do Sul. Tinha 47 anos. A economia brasileira _______________ na produção e exportação de café. O que havia _____________ revolução social era apenas a lembrança de uma agitação pouco importante que ficou conhecida como a Marcha da Coluna Prestes. No trem militar que o levou do Rio Grande do Sul às portas da Capital Federal, Getúlio usava uniforme cáqui e revólver na cintura, uma roupa que se adequava _____________ dos heróis da época, os tenentes da década de 20.
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.
No trecho "sem se dar conta disso" (L.15), o verbo poderia corretamente estar flexionado no plural — darem.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, adaptados de um trecho de discurso do ministro do Planejamento Guido Mantega, com relação à correção gramatical.
Pela estagnação econômica das últimas duas décadas, na maioria dos países latino-americanos, foram provocados o inchaço das periferias urbanas e foi criado milhões de sem-teto que, com amparo técnico-financeiro adequado e acesso à terra, poderiam garantir a sobrevivência de suas famílias e produzir excedente mercantil para atender à demanda doméstica.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao sentido e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, a forma verbal preconiza, em sua primeira ocorrência (l.4), está sendo utilizada com o sentido de recomenda e, em sua segunda ocorrência (l.11), com o sentido de ordena, obriga.
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