Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As relações semânticas do texto e o respeito às regras de regência da norma culta serão preservados ao se substituir a preposição no termo por setenta anos (l.8) pela preposição em.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
Feitas as necessárias adaptações de grafia, a retirada dos sinais de ponto ao final do primeiro e do terceiro períodos sintáticos preserva a correção gramatical do texto, mas altera seus efeitos estilísticos e retóricos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização e das idéias do texto acima.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se substituir Esses seres microscópicos (l.9) por Cada um desses seres microscópicos, desde que se substitua também estão (l.9) por está, dão (l.10) por dá e sustentam (l.11) por sustenta.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 9, a conjunção como compara caminhadas e bicicleta a modalidades aeróbias.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima, julgue os itens a seguir.
Pela relação de sentidos que se estabelece entre as frases Nos sonhos, revelam-se algumas coisas. Sonhos são espumas (l.10-11), é possível juntá-las em um único período, usando-se a conjunção embora.
Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou portaria que muda as regras de classificação indicativa para cinema, fitas de vídeo e DVDs. A portaria permite que crianças e adolescentes tenham acesso a salas de cinema cujo filme tenha recebido classificação imediatamente superior à faixa etária da criança, desde que acompanhada por seus pais. O principal objetivo das mudanças propostas pelo Ministério da Justiça seria a divisão da responsabilidade pelo conteúdo a que assistem crianças e adolescentes entre o Estado, a família e a sociedade.
Sem dúvida, situa-se nesse tripé a rede protetora que toda criança deveria ter, e isso está expressamente dito em nossa Constituição, no artigo 227. No entanto, considerando ser esse um tema com alto grau de subjetividade e delicadeza, já que diz respeito ao acesso a conteúdos que poderiam, em tese, afetar o desenvolvimento psicológico e emocional da criança e do adolescente, uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade.
(Rubens Naves, Folha de S. Paulo, 3 de julho de 2004, A3)
... uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade. (final do texto)
A forma verbal empregada na frase acima permite afirmar corretamente que o autoratribui ao Estado poder exclusivo de regulamentar a classificação dos filmes.
adverte os pais de que crianças pequenas não devem assistir a certos filmes.
considera ter havido uma certa precipitação na assinatura da portaria.
apóia inteiramente a medida tomada pelo Ministério da Justiça, em relação aos filmes.
elogia a preocupação da sociedade com o desenvolvimento sadio das crianças.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue a grafia das palavras, a concordância e a regência dos fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir.
Um diferencial entre os ideais tradicionais de uma educação de caráter mais diletante e uma educação voltada para às exigências de se formar grandes coletividades de trabalhadores foi instalada pelas novas demandas.
Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.
Não há nada de que possamos fazermos com mais perfeição do que conduzir bem uma conversa.
As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na escrita de anos 90 (l.2), seriam também respeitadas as convenções ortográficas da língua portuguesa ao se escrever anos noventa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...